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Empreendedorismo e Inovação Corporativa

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Apresentação em tema: "Empreendedorismo e Inovação Corporativa"— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo e Inovação Corporativa
Capítulo 13 Empreendedorismo e Inovação Corporativa Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson ©2003 South-Western Publishing Company

2 Resultados Estratégicos
Processo de Administração Estratégica Capítulo 2 O Ambiente Externo Intenção Estratégica Missão Estratégica Insumos Estratégicos Capítulo 3 O Ambiente Interno Formulação da Estratégia Implementação da Estratégia Capítulo 4 Estratégia de Nível de Negócios Capítulo 5 Dinâmica Competitiva Capítulo 6 Estratégia de Nível Corporativo Capítulo 10 Governança Corporativa Capítulo 11 Estrutura e Controle Organizacionais Ações Estratégicas Capítulo 7 Estratégias de Aquisição e Reestruturação Capítulo 8 Estratégia Internacional Capítulo 9 Estratégia Cooperativa Capítulo 12 Liderança Estratégica Capítulo 13 Empreendedorismo e Inovação Corporativos Competitividade Estratégica Retornos Superiores à Média Resultados Estratégicos Feedback

3 Empreendedorismo Estratégico
Empreendedorismo estratégico: realizar ações empreendedoras utilizando uma perspectiva estratégica empenhar-se simultaneamente em comportamentos de busca de oportunidades e de busca de vantagens competitivas projetar e implementar estratégias empreendedoras para criar riqueza Tais ações podem ser feitas por indivíduos ou por corporações

4 Oportunidades de Empreendedorismo
Oportunidades de empreendedorismo são condições nas quais novos produtos ou serviços podem satisfazer uma necessidade no mercado Empreendedores ou gerentes empreendedores devem ser capazes de: identificar oportunidades não percebidas por outros tomar ações para explorar as oportunidades estabelecer uma vantagem competitiva

5 Inovação Inovação é o processo de criar um produto comercial a partir de uma invenção invenção traz à existência algo novo inovação dá utilidade a algo novo Inovação é um resultado fundamental que as firmas procuram através do empreendedorismo e é freqüentemente a fonte de sucesso competitivo Inovações produzidas em firmas grandes e estabelecidas são muitas vezes chamadas de empreendedorismo corporativo

6 Empreendedores Empreendedores são: Empreendedores
indivíduos que agem independentemente ou como parte de uma organização que criam um novo empreendimento ou desenvolvem uma inovação e assumem riscos ao introduzi-los no mercado Empreendedores podem ser indivíduos independentes podem surgir em qualquer nível de uma organização

7 Empreendedorismo Internacional
O empreendedorismo pode fomentar o crescimento econômico criar empregos gerar prosperidade para os cidadãos Existe uma forte relação positiva entre a taxa de atividade empreendedora e o desenvolvimento econômico em uma nação

8 Empreendedorismo Internacional
Deve haver um equilíbrio (na cultura) entre a iniciativa individual e o espírito de cooperação e propriedade grupal da inovação Firmas empreendedoras bem-sucedidas oferecem a autonomia adequada incentivam a iniciativa individual promovem a cooperação e a propriedade grupal de uma inovação

9 Tipos de Inovação: Inovação Incremental
a maior parte das inovações é incremental constrói sobre bases de conhecimento existentes proporciona pequenas melhorias nas linhas de produto atuais

10 Tipos de Inovação Inovação Radical Inovação incremental
proporciona avanços tecnológicos significativos cria novos conhecimentos é rara por causa da dificuldade e risco requer criatividade substancial inovações radicais são muitas vezes melhor desenvolvidas em unidades separadas que iniciam empreendimentos internos Inovação radical

11 Empreendimento Corporativo Interno
Concepção de Estratégia Corporativa Contexto estratégico Contexto de estrutura Comportamento estratégico autônomo Comportamento estratégico induzido

12 Empreendimento Corporativo Interno
Comportamento Estratégico Autônomo Comportamento estratégico autônomo é um processo de baixo para cima, no qual os campeões de produto: perseguem novas idéias, muitas vezes mediante um processo político desenvolvem e coordenam a comercialização de um novo bem ou serviço até que ele obtenha sucesso no mercado

13 Empreendimento Corporativo Interno
Comportamento Estratégico Autônomo Um campeão de produto é um membro da organização com uma visão empreendedora de um novo bem ou serviço, que procura criar apoio para a sua comercialização Comportamento estratégico autônomo baseia-se nos mananciais de conhecimento e recursos que são as fontes de inovação da empresa as capacidades e competências tecnológicas de uma firma são a base para novos produtos e serviços

14 Empreendimento Corporativo Interno
Comportamento Estratégico Induzido Comportamento estratégico induzido é um processo de cima para baixo em que a estratégia e a estrutura atuais da companhia fomentam inovações de produto as inovações estão estreitamente associadas com esta estratégia e estrutura

15 Empreendimento Corporativo Interno
Comportamento Estratégico Induzido Para ser inovador e desenvolver empreendimentos internos é necessário uma mentalidade empreendedora propensão a riscos ênfase na execução Indivíduos com uma mentalidade empreendedora engajam as energias de todos sob seus domínios tanto dentro quanto fora da organização

16 Equipes Transfuncionais de Desenvolvimento de Produto
facilitam os esforços para integrar atividades associadas com diferentes funções organizacionais projeto, manufatura, marketing, etc. processos de desenvolvimento de novos produtos podem ser concluídos mais rapidamente os produtos podem ser comercializados com mais facilidade quando equipes transfuncionais trabalham eficientemente A Empresa Equipes transfuncionais de desenvolvimento de produto

17 Equipes Transfuncionais de Desenvolvimento de Produto
as fases de desenvolvimento do produto são agrupadas em processos paralelos ou que se sobrepõem esta abordagem permite que a empresa customize seus esforços de desenvolvimento de produto de acordo com suas competências essenciais únicas necessidades do mercado A Empresa Equipes transfuncionais de desenvolvimento de produto

18 Barreiras à Eficiência das Equipes Transfuncionais
Orientações e percepções diferentes indivíduos de funções distintas têm orientações diferentes diante da mesma situação percebem as atividades de desenvolvimento de produto de formas diferentes Políticas organizacionais competição agressiva por recursos entre diferentes funções organizacionais deve-se alcançar a integração transfuncional com o mínimo conflito político

19 Criando Valor Através de Processos de Inovação Interna
Equipes transfuncio-nais de desenvolvi-mento de produto Mentalidade empreendedora Criação de valor através da inovação Facilitação da integração e inovação Valores compartilhados Liderança empreendedora

20 Estratégias Cooperativas para o Empreendedorismo e Inovação
As empresas podem precisar cooperar e integrar conhecimento e recursos para comercializar invenções com sucesso firmas de novos empreendimentos podem precisar de capital de investimento e de capacidades de distribuição empresas mais estabelecidas podem precisar de novos conhecimentos tecnológicos possuídos por firmas empreendedoras mais novas Para inovar através de um relacionamento cooperativo, as firmas precisam compartilhar seus conhecimentos e habilidades

21 Aquisições para Comprar Inovação
ampliam rapidamente a linha de produtos aumentam as receitas da empresa Um risco fundamental das aquisições é que uma firma pode substituir a capacidade de produzir inovações internamente pela capacidade de comprar inovações a firma pode perder a intensidade em seus esforços de P&D a firma pode perder a habilidade de produzir patentes

22 Perda de Capacidade Inovadora Depois de Grandes Aquisições
-,012 -,010 -,008 -,006 -,004 -,002 -,000 Intensidade de P&D na firma menos indústria 2 4 -2 -4 Depois Antes Anos antes e depois da aquisição

23 Perda de Capacidade Inovadora Depois de Grandes Aquisições
,018 ,020 ,022 ,024 ,026 ,030 ,032 ,028 Intensidade de ocorrência de patentes 2 4 -2 -4 Depois Antes Anos antes e depois da aquisição

24 Capital para Iniciativas Empreendedoras
Firmas de capital de risco procuram altos retornos sobre seus investimentos avaliam a competência do empreendedor ou o capital humano da firma estimam o escopo esperado da rivalidade competitiva que a firma está propensa a enfrentar avaliam o grau de instabilidade no mercado almejado

25 Capital para Iniciativas Empreendedoras
Oferta pública de ações inicial (IPO - Initial public offering) novas ações a empresa precisa de um alto potencial para vender novas ações freqüentemente as quantias são muito maiores do que as obtidas de firmas de capital de risco banqueiros de investimento muitas vezes têm funções importantes no desenvolvimento de oferta de IPOs firmas que também receberam patrocínio de capital de risco geralmente recebem maiores retornos de IPOs


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