A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Economia comportamental a psicologia das atividades econômicas, com ênfase nas irracionalidades regulares.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Economia comportamental a psicologia das atividades econômicas, com ênfase nas irracionalidades regulares."— Transcrição da apresentação:

1 Economia comportamental a psicologia das atividades econômicas, com ênfase nas irracionalidades regulares

2 Modelos: simplificações da realidade, enfatizando as principais relações causais. Hipótese: afirmação ainda não confirmada sobre a realidade. Teoria: afirmação sobre a realidade que foi confirmada por algum método. Nem todo modelo é tomado como uma teoria, eles podem ser usados apenas para fazer previsões, não para descrever como o mundo funciona.

3 Matematização da economia (estatística, econometria etc.) Pontos positivos: -melhor identificação de variáveis, correlações e causações. -maior capacidade de generalização: identificar quais casos são semelhantes. -precisão das previsões. -facilita a identificação de quem está certo. Pontos negativos: -exige domínio técnico (ideologia, elitismo etc.). -pode levar a privilegiar questões técnicas de detalhe em detrimento de problemas concretos urgentes. -cria resistência a dados novos não-matematizados (ou não- matematizáveis).

4 Resistência a dados novos A ciência é, em parte, conservadora. Não complicar desnecessariamente. O cientista tende a preferir as técnicas e os dados que já conhece. Teoria dos paradigmas de Kuhn: -tendência a não mudar de teoria. -desconsiderar anomalias. - Não se mexe em time que está ganhando. - Melhor um passarinho na mão do que dois voando.

5

6 Versão digital  R$100,00 Versão impressa + digital  R$300,00

7 Versão digital  R$100,00 Versão impressa  R$300,00 Versão impressa + digital  R$300,00

8 Panasonic 36’’ – R$1250 Samsung 42’’ – R$1500 LG 50’’ – R$3900

9 Versão digital  R$100,00 Versão impressa + digital  R$300,00 Versão digital  R$100,00 Versão impressa  R$300,00 Versão impressa + digital  R$300,00 16 0 84 68 32

10

11 Chamariz

12 75%

13 Dicas Leve para a balada um amigo parecido com você, só que mais feio. Cuidado quando te chamarem para sair

14 Conclusão Modelo do agente racional: - preferências estáveis e ordenadas - maximização da utilidade Logo, a decisão deve ser influenciada apenas pela melhor alternativa. E não pela alternativa que ninguém escolhe! Logo, esse modelo precisa ser corrigido.

15 Método científico (método hipotético-dedutivo) 1- Elabore uma hipótese 2- derive uma previsão 3- teste a previsão  Confirmação ou refutação 4a se confirmar, continue testando (não provou) 4b se refutar, elabore outra hipótese

16 Escolhas no tempo Supervalorizamos o presente (alta taxa de desconto futuro) Comemos demais, gastamos demais (poupança), fumo, sexo inseguro, esportes radicais O que se ganha agora é claro, o que se ganha no futuro é incerto.


Carregar ppt "Economia comportamental a psicologia das atividades econômicas, com ênfase nas irracionalidades regulares."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google