Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVasco Sanches Zagalo Alterado mais de 8 anos atrás
1
Trabalho de EaD Material desenvolvido por: Daniela Quadros Eduardo Alves Eneides Araújo Núbia Oliveira
2
O USO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA
3
Segundo Banes (1987) trata-se de um conjunto de relações interpessoais concretas que cria vínculo entre os indivíduos de uma mesma comunidade. Veja no link, um vídeo auto explicativo sobre o que é uma rede socialsocial. Você sabe o que é uma rede social?
4
O vídeo nos remete aos seguintes tópicos AAs redes sociais: Podem ser utilizadas para criar redes de amigos Unem pessoas com interesses comuns como Música, Trabalho... Podem variar entre Redes Sociais Reais Pessoas de seu círculo social Tem por objetivo namoro, trabalho, negócios... Redes Sociais Virtuais Site de Relacionamento, Profissional, Gênero Musical... Além de ter os mesmo objetivos abrange sua rede para além de limites físicos ou geográficos; Possibilita dinamismo na relação com várias pessoas ao mesmo tempo; Armazena dados de antigos contatos
5
Ainda referente ao Vídeo, observamos que alguns Objetivos das Redes Sociais são: Estabelecer vínculos interativos positivos entre os indivíduos; Oportunizar um espaço para a reflexão, troca de experiências e busca de soluções de problemas comuns; Mobilizar pessoas, grupos e instituições para o exercício de atividades e/ou a utilização de recursos pertinentes à comunidade; Estabelecer parcerias entre outras instituições ou outras comunidades;
6
As Características de uma rede social são: acolhimento cooperação disponibilidade respeito as diferenças, econômicas, étinicas e sociais tolerância generosidade
7
As Redes Sociais como Ferramenta de Aprendizagem Hoje com a utilização do computador e da internet já é possível se pensar e evidenciar que a participação de um indivíduo em redes sociais do ciberespaço pode ajudá-lo na aquisição do conhecimento de diversos temas, propiciando a troca de saberes, resignificando e construindo novos. Para isso, as redes estimulam a participação ativa, onde o integrante para marcar presença deve fazer algum comentário, apresentar situações, discutir e trocar experiências, ou seja a interação é primordial.
8
O Ensino Superior a Distância e as Redes Sociais Hoje já existem várias redes que subsidiam a integração e a troca de experiências nos cursos de graduação, especialmente nos cursos a distância, conforme experiência apresentada por Pontes (pag. 17-19, 2009) Pontes (pag. 17-19, 2009) da Faculdade de Educação da UnB com utilização da Comunidade de Trabalho e Aprendizagem e Rede - CTAR.
9
CONSIDERAÇÕES FINAIS A criatividade do homem, especificamente no desenvolvimento das tecnologias, tem influenciado sobremaneira na sua história, repercutindo na ampliação das suas possibilidades físicas e cognitivas. A tecnologia digital, por exemplo, trouxe grandes mudanças no cotidiano social, cultural, econômico e político, resultando na globalização mundial. Com isso, a educação obriga-se a caminhar paralela a essas transformações, possibilitando e aproveitando diversos espaços para disseminação do saber.
10
CONSIDERAÇÕES FINAIS A Educação Superior a Distância chega com uma proposta atual e integradora, onde busca oportunizar um espaço de ensino e aprendizagem convergente, consequentemente as redes sociais são a extensão do espaço educacional numa amplitude imensurável, onde professor e aluno são sujeitos principais do processo de ensino e aprendizagem.
11
Então, o curso atendeu as suas expectativas? Obrigado! Esperamos você em mais um curso da DENE.ENSINAR
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.