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Gênero textual: Carta Aberta

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Apresentação em tema: "Gênero textual: Carta Aberta"— Transcrição da apresentação:

1 Gênero textual: Carta Aberta
Diferente da carta pessoal, que costuma abordar um assunto de interesse individual e pessoal dos interlocutores, a carta aberta manifesta a opinião de um grupo de pessoas, entidades, sindicatos, etc. diante de uma questão de interesse coletivo. Ela pode servir apenas para alertar, mas geralmente visa à mobilização de forma que se encontre uma solução para o problema denunciado. Dessa maneira, tem caráter argumentativo; portanto, a persuasão é um elemento usado para elaborar a carta aberta.

2 Sua estrutura é formada por: • Título, em que se identifica o destinatário (a quem a carta se dirige). • Remetente (quem a está enviando). • Denúncia do problema e reivindicação de medidas para resolvê-lo. • Conclusão, em que se busca persuadir o interlocutor com a sugestão de soluções. No final, antes da assinatura, pode ainda haver local e data.

3 O meio pelo qual a carta aberta é divulgada depende do destinatário
O meio pelo qual a carta aberta é divulgada depende do destinatário. Por exemplo, se o remetente pretende alertar a população mundial para o buraco na camada de ozônio, pode recorrer à internet; se o objetivo é denunciar um problema na escola, é possível utilizar um mural. Como o próprio nome diz, é aberta, ou seja, pode ser lida por qualquer pessoa. Ela é publicada em jornais e revistas. O texto pode ainda ser lido e apresentado no rádio e na televisão.

4 O destinatário pode ser uma autoridade (por exemplo: “Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República”) ou um grupo qualquer (“À população de Aroeiras”, “Às crianças do Brasil”). Quando se dirige a uma autoridade, a carta aberta pode reivindicar que essa autoridade tome as providências necessárias para solucionar o problema. Por exemplo: a associação de moradores de determinado bairro pode exigir, por meio de uma carta aberta, que a prefeitura melhore a infra-estrutura do local, asfaltando as ruas, construindo escolas e hospitais, etc.

5 Em geral, é empregada a norma culta da língua, pois o objetivo da produção da carta aberta é estabelecer a comunicação não apenas com a população, mas também com órgãos oficiais, situação essa que exige linguagem formal. Os verbos são empregados no presente do indicativo na 1ª ou 3ª pessoas.

6 Em relação ao conteúdo, identificamos na carta aberta:
Em relação ao conteúdo, identificamos na carta aberta: . a exposição clara dos objetivos da publicação; . a denúncia de um problema; . a proposta ou a reivindicação de soluções; . a apresentação de argumentos; . o uso de linguagem persuasiva.

7 Concluímos assim que a carta aberta é um gênero textual que reúne características dissertativas, argumentativas e persuasivas.

8 Carta Aberta à Prefeitura Municipal
Como representante da Associação de Moradores do Município, venho, mediante esta carta aberta dirigida à Prefeitura Municipal, reinvidicar a instauração imediata e em longo prazo de medidas com o propósito de melhorar o sistema viário da nossa cidade. Nos últimos anos, nossa comunidade vem enfrentando o aumento exponencial do número de horas perdidas no trânsito engarrafado, bem como as cada vez mais lotadas viagens de ônibus e trem. O aparente descaso das nossas autoridades públicas, no tocante a essa questão crucial, levou os associados a realizarem uma abrangente pesquisa sobre os métodos utilizados por diversas cidades do mundo, visando reverter quadros de estagnação da mobilidade urbana. A Associação pôde constatar, dessa forma, que uma possível solução imediata é o polêmico pedágio urbano. Apesar da repulsa à primeira vista que essa medida pressupõe, ela vem sendo aplicada com sucesso em Londres desde 2003, sendo a receita arrecadada nos pedágios revertida em investimentos no transporte público. É importante também lembrar outra medida europeia, que consiste em oferecer bicicletas públicas, de aluguel, para a população, bem como a construção de ciclovias – oferecendo um meio de transporte alternativo. Contudo, ressalto que a maior parte das melhorias apenas virá a partir de medidas que atinjam nossa sociedade no futuro. Dessa forma, faz-se necessária uma verdadeira revolução municipal, que consista na descentralização dos pólos empregatícios da cidade, bem como na informatização dos serviços públicos. É absolutamente inadmissível que o cidadão perca longas horas no trânsito por morar distante do seu trabalho, sendo muito mais lógico empregá-lo próximo à sua residência, mediante incentivos fiscais a empresas que se instalem nos subúrbios da nossa urbe. Eu e meus colegas associados, bem como a sociedade em geral, esperamos que nossas reivindicações sejam atendidas, a partir de um planejamento conciso que possa melhorar nossas condições de transporte. Sem mais, S.I.N.


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