A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP"— Transcrição da apresentação:

1 Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP

2 Objetivos Despertar nos alunos o gosto pela Matemática.
Identificar jovens talentos e orientá-los para carreiras científicas. Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas. Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

3 Público Alunos de pequenas e grandes cidades.
Portadores de necessidades especiais. Comunidades quilombolas e indígenas. Estudantes em programas para menores infratores. Estudantes presidiários.

4 Nível III: Ensino Médio
Projeto Publicações + Provas + Programa de Iniciação Científica (2 fases) 6000 medalhistas 1 ano de treinamento nos polos de iniciação científica Bolsas - CNPq 185 polos de iniciação científica Nível I: 6º ou 7º ano Nível II: 8º ou 9º ano Nível III: Ensino Médio Material de apoio Provas para o PIC

5 Números 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 Estudantes Escolas 31.030 32.655 38.450 40.377 43.854 44.718 44.691 46.728 47.144 Municípios 5.199 (93.5%) 5.259 (94.5%) 5.461 (98,13%) 5.493 (98,72%) 5510 (99.1%) 5518 (99.2%) 5504 (98.9%) 5.533 (99,42%) 5.529 (99,35%)

6 Cartazes de Divulgação

7 Prêmios 6.000 medalhas Até 46.200 Menções Honrosas OURO PRATA BRONZE
NÍVEL 1 200 300 2140 NÍVEL 2 1440 NÍVEL 3 100 1020 TOTAL 500 900 4600 Até Menções Honrosas

8 Cerimônias de Premiação
Nacional Regional Teatro Municipal – Rio de Janeiro Maranhão

9 PIC Polos

10 PIC Atividades Encontros presenciais: realizados nos polos distribuídos por todo o país. Acessos ao fórum Hotel de Hilbert, disponível no Portal do PIC para discussão de problemas, teorias e gincanas acadêmicas; vídeos. PIC à distância: para alunos que residem em locais de difícil acesso, em contatos semanais de estudo com tutores virtuais e com duas horas de duração. Encontros Presenciais 10 encontros de 08 horas complementados por atividades no fórum Fórum Alunos divididos por nível 65 moderadores de fórum Encontros presenciais - 10

11 PIC 2013 – Fórum – Hotel de Hilbert
Disponível apenas para alunos do PIC (além dos moderadores, CRICs e professores orientadores). Alunos divididos por nível. Foco no conteúdo trabalhado no PIC, sem deixar de lado outros conteúdos levantados pelos alunos. Ferramenta para digitar matemática (LaTeX). Upload de figuras. Ferramentas dinâmicas de geometria.

12 PIC 2013 – Regras de participação
Ler o Manual do aluno; Ter bom desempenho nas atividades de estudos: atenção, dedicação, cumprimento das tarefas; Assiduidade nas aulas presenciais de no mínimo 70%; Participação regular nas atividades no fórum Hotel de Hilbert; Cumprir o calendário do PIC; Enviar os documentos solicitados e manter seus dados atualizados; Além dos encontros presenciais, os alunos devem dedicar 4 a 6 horas semanais, no mínimo, para cumprir suas atividades no PIC (estudar conteúdos, resolver problemas, participar do fórum, etc.). O não cumprimento dessas obrigações pode levar ao desligamento do aluno do Programa e ao cancelamento da bolsa.

13 PIC 2013 – Regras de participação
A Tarefa do PIC será dividida em duas partes. A primeira parte será composta de três questões de múltipla escolha, com 5 alternativas. A segunda parte será composta de uma questão discursiva. A Tarefa do PIC será avaliada da seguinte forma: 1 - Na primeira parte o aluno receberá 1 (um) ponto por resposta correta, podendo ficar com 0, 1, 2 ou 3 pontos. 2 - Na segunda parte uma questão respondida receberá: A – ótimo / B – bom / C – deve melhorar / D – deve melhorar muito – X – em branco O conceito final da tarefa será: - “não-realizada” no caso das questões estarem em branco - pontuação da 1ª parte seguida do conceito da 2ª parte, por exemplo: 0A, 2B, 3C, 2X... OBS: Será também considerada ”não-realizada” a tarefa que apresentar evidências claras de fraude (colas ou cópias). O aluno será desligado do programa se: 1. Receber 3 (três) conceitos ”não realizada”; 2. Faltar a 3 (três) encontros.

14 PIC 2013 – PIC à distância Os alunos que residem em localidades de difícil acesso aos polos, participarão do PIC 2013, na modalidade à distância. Essa forma de participação inclui as seguintes atividades: Participação em 2 (dois) encontros presenciais; 2. Reuniões de estudo semanais de duas horas de duração com tutores virtuais, por meio de comunicação via Internet, para discussão de dúvidas e soluções de exercícios. A avaliação desses alunos será feita na forma a distância e consiste em uma parte escrita e uma parte oral, com o tutor Virtual. Os temas dessas reuniões estão descritos no planejamento acadêmico do grupo do PIC ao qual o aluno pertence; 3. A participação no Fórum (Hotel de Hilbert) e a realização das tarefas do PIC acontecerão de forma idêntica aos demais alunos do PIC; Aos alunos que não tiverem acesso à Internet será oferecido outro tipo de contato com o tutor virtual.

15 III EH2 - III Encontro do Hotel de Hilbert
De 01 a 05 de agosto de 2013 foi realizado o III EH2, em Nova Friburgo – RJ. No encontro foram apresentados mini-cursos, oficinas, estudos dirigidos, palestras e gincanas. Os alunos participaram de um treinamento intensivo junto à uma equipe de professores de diversos estados do país.

16 Publicações

17 Outros programas PECI – Preparação Especial para Competições Internacionais POTI – Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo PIC-ME – Programa de Iniciação Científica e Mestrado Clubes de Matemática da OBMEP Portal da Matemática

18 Obrigado!


Carregar ppt "Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google