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Disciplina: Empreendedorismo Docente: Carolina Simões

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Apresentação em tema: "Disciplina: Empreendedorismo Docente: Carolina Simões"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Empreendedorismo Docente: Carolina Simões

2 Conceitos Administração – Condução racional das atividades de uma organização. Organização – Combinação intencional de pessoas e tecnologias para atingir um objetivo. Processo – Conjunto de atividades que interagem, utilizando recursos, através de um método de gerenciamento, com o objetivo de alcançar um resultado eficaz.

3 Habilidades do Administrador
Conceituais Humanas Técnicas Alta Direção Gerência Média Supervisão

4 Estrutura da Administração atual
O estudo das organizações é feito do ponto de vista da interação e interdependência entre cinco variáveis principais: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia. O comportamento dessas variáveis é sistêmico e complexo, cada qual, influencia e é influenciada pelas demais. A adequada combinação dessas variáveis constitui o principal desafio do Administrador.

5 Estrutura da Administração atual

6 Organização da Igreja Católica
Ao longo dos séculos a Igreja foi estruturando sua organização, sua hierarquia de autoridade, seu estado-maior e sua coordenação. Tem uma organização hierárquica tão eficiente que sua enorme organização mundial pode operar sob o comando de uma só cabeça executiva: o Papa.

7 Organização Militar A organização linear tem sua origem nos exércitos da época medieval. O princípio da unidade de comando - pelo qual cada subordinado só pode ter um superior. A escala hierárquica - níveis de comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade. Centralização do comando e descentralização da execução.

8 Revolução Industrial 1780 a 1860 - Revolução do carvão e do ferro:
mecanização da indústria e agricultura. aplicação da força motriz à indústria - a máquina a vapor trouxe grandes mudanças às fábricas, aos transportes, à comunicação e à agricultura. desenvolvimento do sistema fabril. grande desenvolvimento nos transportes e na comunicação. 1860 a Revolução do aço e da eletricidade: Substituição do ferro pelo aço como material básico. Substituição do vapor pela eletricidade e derivados do petróleo. Desenvolvimento da maquinaria automática e alto grau de especialização do trabalho.

9 As Escolas da Administração
Administração científica Teoria da burocracia Teoria clássica da administração Teoria das relações humanas Teoria estruturalista Teoria dos sistemas Teoria neoclássica da administração Teoria comportamental Desenvolvimento organizacional Teoria da contingência Novas abordagens

10 Visão geral das Escolas

11 Visão geral das Escolas

12 Visão geral das Escolas

13 As Escolas da Administração
Administração científica - Taylor Os quatro princípios fundamentais da administração Científica são: Princípio do planejamento Princípio da preparação dos trabalhadores Princípio do controle Princípio da execução

14 As Escolas da Administração
Teoria da burocracia - Weber Legislação Hierarquia Meritocracia Relações formais: “homem máquina”. Grande especialização na execução das suas tarefas e trabalho

15 As Escolas da Administração
Teoria clássica da administração - Fayol Obsessão pelo comando - Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disso, é visto como obcecado pelo comando. A empresa como sistema fechado - A partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente. Manipulação dos trabalhadores - Bem como a Administração Científica, fora tachada de tendenciosa, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores. Princípio: Planejar - Organizar - Comandar - Coordenar – Controlar.

16 As Escolas da Administração
Teoria das relações humanas - Mayo Com as conclusões iniciais tomadas a partir da Experiência de Hawthorne, novas variáveis são acrescentadas ao dicionário da administração: a integração social e comportamento social dos empregados; as necessidades psicológicas e sociais e a atenção para novas formas de recompensa e sanções não-materiais; o estudo de grupos informais e da chamada organização informal; o despertar para as relações humanas dentro das organizações; a ênfase nos aspectos emocionais e não-racionais do comportamento das pessoas; a importância do conteúdo dos cargos e tarefas para as pessoas.

17 As Escolas da Administração
Teoria estruturalista A Teoria Estruturalista focaliza o "homem organizacional", a pessoa que desempenha diferentes papéis em várias organizações. Na sociedade de organizações, moderna e industrializada, avulta a figura do homem organizacional que participa de várias organizações. O homem moderno, ou seja, o homem organizacional, para ser bem-sucedido em todas as organizações, precisa ter as seguintes características de personalidade: • Flexibilidade, em face das constantes mudanças que ocorrem na vida moderna e da diversidade de papéis desempenhados nas organizações. • Tolerância às frustrações para evitar o desgaste emocional decorrente do conflito entre necessidades organizacionais e necessidades individuais, cuja mediação é feita através de normas racionais, escritas e exaustivas. • Capacidade de adiar as recompensas e poder de compensar o trabalho rotineiro na organização em detrimento de preferências pessoais. • Permanente desejo de realização para garantir cooperação e conformidade com as normas organizacionais para obter recompensas sociais e materiais.

18 As Escolas da Administração
Teoria dos sistemas – Ludwig Von Bertalanffy Para as ciências administrativas, o pensamento sistêmico é muito importante pois as organizações envolvem vários aspectos: Transformações físicas necessárias à fabricação dos produtos e prestação dos serviços; Comunicação entre os agentes e colaboradores para desenvolver, produzir e entregar o produto ou serviço atendendo as expectativas e necessidades do cliente; Envolvimento das pessoas para que elas se empenhem no processo cooperativo; Desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos, para que as pessoas tenham condições de realizar o trabalho da maneira esperada; Por esses motivos, as organizações podem ser entendidas como sistemas sociotécnicos abertos.

19 As Escolas da Administração
Teoria neoclássica da administração - Drucker Dentre os principais conceitos abordados por essa teoria, destacam-se: ênfase na prática da administração; reafirmação relativa das proposições clássicas; ênfase nos princípios gerais de gestão; ênfase nos objetivos e resultados.

20 As Escolas da Administração
Teoria comportamental – McGregor, Maslow e Herzberg Dentre os principais conceitos abordados por essa teoria, destacam-se: Comportamento organizacional; Reciprocidade entre os indivíduos; Teoria da Motivação.

21 As Escolas da Administração
Desenvolvimento organizacional - Bradford Estrutura e comportamento humano, integrados através de um tratamento sistêmico. Uso de quatro variáveis: o meio ambiente; a organização; o grupo social; o indivíduo. A ênfase é dada no gerenciamento de processos e de pessoas.

22 As Escolas da Administração
Teoria da contingência É com a Teoria da Contingência que acontece o deslocamento da visão de dentro para fora da organização: a ênfase dada para o ambiente e as demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional. Para a abordagem contingencial são as características ambientais que condicionam as características organizacionais, assim, não há uma única melhor maneira de se organizar. Tudo depende das características ambientais importantes para a organização. Essa visão relativista da teoria da contingência mostra que as características da organização não dependem dela própria, mas das circunstâncias ambientais e da tecnologia que ela utiliza. Ela se baseia em outras teorias para explicar os fenômenos.

23 As Escolas da Administração
Novas abordagens Foco na gestão. Foco na interação dos processos. Adoção da visão do micro e macroambientes.


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