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PublicouIsaac Quintão Filipe Alterado mais de 8 anos atrás
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Aspectos Relacionados Comercialização na Atividade Cafeeira
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O que é Comercialização? Comercialização é o “processo social através do qual a estrutura de demanda de bens e serviços econômicos é antecipada ou ampliada e satisfeita através da concepção, promoção, intercâmbio e distribuição física de tais bens e serviços”
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Comercialização Comumente se apontam a oferta dos produtores e a demanda dos Consumidores como sendo os determinantes do preço de mercado; Produtor Consumidor Intermediários
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Cafeicultores Tradings
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O que o cafeicultor pode fazer neste processo ?
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Onde pode Atuar: Custos de produção; Produtividades e produção; Qualidade do produto; Sustentabilidade do sistema produtivo; Utilização das ferramentas de negociação
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Por que custos é importante?
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R$ 280,00 é Bom?R$ 350,00 é bom? R$ 500,00 é bom?
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O que tem a ver produção? Quanto maior a produção maior Diluição Custos Fixos – Equilíbrio
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Qualidade do Produto
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Dicas de Qualidade: Colheita: Início colheita máximo 20 % de verdes; Derrice no pano e levante o café sempre no mesmo dia; Separe cafés de varrição; Não use sacos plásticos; Transporte o mais rápido possível.
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Pós-colheita Separar café (lavagem); Esparramar café camadas mais finas possíveis (mexer mínimo 8 vezes por dias); usando secador (não usar fogo direto); Secador trabalhar com carga total; Acompanhar temperatura secador ( ≠ Cereja descascado, coco alto índice de verdes e com baixo).
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Qualidade Chato grosso: peneiras 17, 18, 19 e 20. Chato médio: peneiras 15 e 16. Chato miúdo: peneiras 13 e 14. Moca graúdo: peneiras 12 e 13 Moca médio: peneiras 10 e 11. Moca miúdo: peneira 9.
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Qualidade –Defeitos São considerados defeitos os grãos imperfeitos (chamados defeitos intrínsecos) – grãos pretos, ardidos, verdes, chochos, mal granados, quebrados e brocados Impurezas (defeitos extrínsecos) – tais como cascas, paus, pedras, cafés em coco ou marinheiros encontrados na amostra. A cada um desses grãos imperfeitos ou impurezas corresponde uma medida de equivalência de defeitos, que rege a classificação por tipo.
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Qualidade – Bebida
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Produtos Diferenciados
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Ferramentas de Comercialização O ideal é trabalhar com todas as alternativas, ou com mais alternativas possíveis: Mecanismos governamentais (Opções, Pepro e etc); Mercado físico à vista; Mercado Futuro:
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Mercado a Termo CPR (S); Operações de trocas por insumos; Fixação com exportadores.
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Mercados futuros (Hedge contra BM&F e NY) - “garante preço para o começo da safra, dando fôlego para o restante da temporada”; Ferramentas de Comercialização:
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Comercialização Comercialização é dinâmica. –Não se prender a um referencial de preço; –Não se prender a uma data fixa (mês) –Exige monitoramento constante. Observar os ciclos de oferta e preços –Bienualidade –Sazonalidade –Plurianualidade
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A APOSTA NA ENTRESSAFRA DEVE SER PROPORCIONAL : –nível de compromissos –custo para segurar esse café –perfil de risco Comercialização
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Dados biênio 2007/2009 –IGP-DI Junho de 2010
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Fonte: CPDEducampo. Comercialização
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