A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagnóstico Sd aversivos Fuga/esquiva Fobia simples Específicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagnóstico Sd aversivos Fuga/esquiva Fobia simples Específicos"— Transcrição da apresentação:

1 Diagnóstico Sd aversivos Fuga/esquiva Fobia simples Específicos Evitação/Fuga Fobia social Crítica ou avaliação de terceiros Pânico/ Agorafobia Estimulação privada de medo Ambientes sem possibilidade de proteção ou escape Pode não ter Sd claro TAG / TSPT TSPT – relacionado ao trauma TAG - generalizado Evitação/Fuga preocupação TOC Sds aversivos – ansiedade, obsessões Respostas repetitivas ou estereotipadas Evitação/fuga

2 Terapia Comportamental
Papel da Terapia Reverter efeitos de aversividade (Skinner, 1953; Sidman, 1989) Terapeuta: audiência não punitiva Respostas suprimidas pela punição aparecem na sessão terapêutica Utilização de técnicas aversivas deve ser mínima

3 Alternativas não aversivas
Desenvolvimento de relações sociais mais reforçadoras Melhora do funcionamento geral do cliente Redução de relações aversivas Criação de repertório positivamente reforçado Ampliação do ambiente freqüentado pelo cliente Resultados: Aumento nas relações sociais Redução das respostas de esquiva

4 ACT ACEITAÇÃO DOS SINTOMAS (deixar de fugir, de tentar evitar)
Compromisso com a MUDANÇA.

5 1)Desamparo criativo o grande esforço e os benefícios mínimos de tentar controlar emoções, pensamentos, sensações, memórias e outros eventos privados. Mensagens: O controle é o problema, não a solução. A regra dos eventos mentais: Quanto menos você os quer, mais você os tem. O que você tem tentado? Isso tem funcionado? O quanto isso tem custado a você? Tente ter o controle sobre os seus sentimentos e perca o controle sobre sua vida.

6 2) Controle dos Eventos Privados como problema:
Objetivo: - Descrever as contingências gerais que mantém a evitação, levando o cliente a discriminar que o controle dos pensamentos e sentimentos seria na realidade parte do problema. Discriminar auto-regras destrutivas

7 3) Discriminando o “Self” observador:
Auxiliar o cliente a discriminar a pessoa que chama de “eu” dos problemas comportamentais que o mesmo pretende eliminar. Separação entre pensamentos, sentimentos e outros eventos privados da pessoa que os têm. Conjunção mas.

8 4) Escolher e valorizar uma direção:
O terapeuta deve ajudar o cliente a começar a clarificar valores de vida e direcionamentos opostos às barreiras psicológicas. A saída está em desmontar a literalidade e fazer o distanciamento das próprias emoções e sentimentos. Não se trata de mudar os sentimentos, e sim de apontar o contexto em que ocorrem. Você está disposto a fazer o que é necessário para mover-se na direção de seus valores? Metáfora do ônibus: Exercício do leite:

9 5) Abandonar a luta contra as emoções e sentimentos:
Encorajar o cliente a experienciar deliberadamente pensamentos, sentimentos, sensações corporais, memórias ou predisposições comportamentais que, se tomadas literalmente, precisam ser evitadas. Ajudar o cliente a fazer contato com o impacto modelador de contingências diretamente experienciadas, presentes quando a agenda de segunda ordem de esquiva de certos eventos privados está ausente.

10 5) Abandonar a luta contra as emoções e sentimentos:
Eventos privados temidos são trazidos para a sala de terapia (via imaginação ou exercícios) e decompostos em peças: sensações corporais, pensamentos, predisposições comportamentais, memórias e outros. O objetivo não é obter o controle sobre eles mas viver a experiência sem tentativa de escapar deles ou modificá-los. É importante distinguir o self como processo e como contexto para estas intervenções.

11 6) Compromisso com a ação:
Ajudar o cliente a firmar um compromisso com a ação. O foco deve ser na escolha do cliente para a mudança do comportamento. Estabelecer uma discriminação entre auto-regras que não são producentes e auto-regras que podem ser efetivas e, se seguidas, levarem a conseqüências positivas. Tem que se trabalhar o que funciona.


Carregar ppt "Diagnóstico Sd aversivos Fuga/esquiva Fobia simples Específicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google