A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

12 13 14 9 Nome da Aula: Aula no. P ágina S 1 2 3 4 5 6 7 8 O potencial e distribuição dos recursos naturais 2 Nesta aula vamos ampliar e contextualizar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "12 13 14 9 Nome da Aula: Aula no. P ágina S 1 2 3 4 5 6 7 8 O potencial e distribuição dos recursos naturais 2 Nesta aula vamos ampliar e contextualizar."— Transcrição da apresentação:

1 12 13 14 9 Nome da Aula: Aula no. P ágina S 1 2 3 4 5 6 7 8 O potencial e distribuição dos recursos naturais 2 Nesta aula vamos ampliar e contextualizar a definição para o termo “recurso natural e lançar a discussão sobre o potencial e a distribuição dos recursos naturais A discussão sobre o potencial e distribuição dos recursos naturais não é muito simples, pois ela é dinâmica e vai muito além das definições apresentadas na primeira aula e você, que já aceitou o desafio, irá concordar que devemos ampliá-las.

2 12 13 14 9 Nome da Aula: Aula no. P ágina S 1 2 3 4 5 6 7 8 O potencial e distribuição dos recursos naturais 2 RECURSO NATURAL, AMPLIANDO A DEFINIÇÃO: IMATERIALIDADE E USO INDIRETO “Considerando definição como a explicação de um conceito, poderíamos dizer que qualquer elemento da natureza que possa ser explorado pelo Homem era suficiente para explicar o conceito de recurso natural e deixava várias questões em aberto” (Venturi, 2008) WEB:ícone saiba mais Dentro da frase apresentada no quadro ao lado como é entendido o termo elemento ? De forma bem simples é nos passada uma idéia de que o termo “elemento” sempre associa a idéia de que recurso natural é algo material, inanimado e que o seu aproveitamento é direto e está atrelado ao seu potencial e distribuição. Não seria o caso de ampliarmos esta definição ? Venturi (2006) vai nesta linha ao propor que a definição de recurso natural deveria incluir a imaterialidade e a possibilidade de uso indireto. Não podemos exemplificar isto na relação do aproveitamento turístico com aspectos relacionados as características de um contexto de relevo dentro de uma paisagem. Neste caso o turismo não tem o “relevo” como um recurso natural imaterial e de aproveitamento indireto. WEB: INSERIR NO ÍCONE LEIA! A INDICAÇÃO DO SEGUINTE TEXTO Recurso natural a construção de um conceito. In: http://www.geografia.fflch.usp. br/publicacoes/Geousp/Geous p20/Artigo_Luis.pdf http://www.geografia.fflch.usp. br/publicacoes/Geousp/Geous p20/Artigo_Luis.pdf

3 12 13 14 9 Nome da Aula: Aula no. P ágina S 1 2 3 4 5 6 7 8 O potencial e distribuição dos recursos naturais 2 RECURSO NATURAL, AMPLIANDO A DEFINIÇÃO: CONTEXTO HISTÓRICO E TEMPORALIDADE REFLITA : Pelo discutido no slide 02 a definição de recurso natural segundo Venturi (2006) passaria a ser a seguinte: qualquer elemento ou aspecto da natureza que possa, direta ou indiretamente, ser explorado pelo Homem. Venturi (2006), a partir da necessidade de ampliação da definição de “recurso natural”, reforça a necessidade de atrelar a esta definição o contexto histórico. Assim, em um momento um determinado bem natural pode ser um recurso natural e em outro momento deixar de ser ou perder sua importância. Do contexto histórico e temporalidade temos que trazer a discussão o conceito de demanda e incorporá-lo na definição de recurso natural. Devemos entender que o acesso a um determinado recurso natural depende de outros fatores que não somente sua ocorrência, potencialidade ou distribuição mas também de “questões técnicas, econômicas ou geopolíticas” (Venturi, 2006). Podemos exemplificar esta questão de temporalidade com algo que estava relacionado a um tipo de utilização do ferro enquanto um recurso natural não- renovável. Há cerca de 40 anos atrás toda canalização de água das nossas casas eram feitas com tubulação de ferro. Com a tecnologia e praticidade a tubulação de ferro foi substituída por PVC que utiliza matéria prima também não-renovável derivada do petróleo. Faça uma pesquisa e levante outras situações que possam também exemplificar esta mudança na utilização de determinados recursos.

4 12 13 14 9 Nome da Aula: Aula no. P ágina S 1 2 3 4 5 6 7 8 O potencial e distribuição dos recursos naturais 2 “A demanda pode ser interpretada como procura, mas nem sempre como consumo, uma vez que é possível demandar (desejar) e não consumir (adquirir) um bem ou serviço. A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada” (wikipedia, 2009). Dentro da discussão sobre recursos naturais entendemos que o termo demanda está relacionado a tudo que precisamos ou necessitamos para nossa sobrevivência, para a produção de algum insumo ou a manutenção de algo. Podemos exemplificar o conceito de demanda com relação ao abastecimento de água em uma determinada cidade. Assim, para garantir o abastecimento em condições suficientes toda sua população é necessário um volume de 20 m³/s, ou seja a demanda de água para esta cidade deve ter no mínimo este volume. No conceito de desenvolvimento sustentável o termo demanda está implícito quando definimos este desenvolvimento como sendo aquele que satisfaz as necessidades atuais sem sacrificar ou comprometer as necessidades das gerações futuras. Nesta ótica entendemos o termo “necessidades” como um sinônimo de “demanda”.

5 12 13 14 9 Nome da Aula: Aula no. P ágina S 1 2 3 4 5 6 7 8 O potencial e distribuição dos recursos naturais 2 RECURSO NATURAL, AMPLIANDO A DEFINIÇÃO: A FINALIDADE DOS RECURSOS NATURAIS Web ícone atenção!! Pelo que foi apresentado no slide 03 segundo Venturi (2006) a definição de recurso natural passaria a ser a seguinte: qualquer elemento ou aspecto da natureza que possa ser explorado pelo homem, direta ou indiretamente, ou que esteja em demanda. Qual seria a finalidade dos recursos naturais ? Apenas atender as necessidades do Homem, o que Venturi (2006) associa a idéia de materialidade ou também para atender seus anseios, desejos ou carências dentro do que o autor atribui o aspecto da imaterialidade referindo-se, assim, às necessidades físicas e culturais. Depois de toda a discussão apresentada em Venturi (2006) a definição que adotaremos doravante será a seguinte: “...qualquer elemento ou aspecto da natureza que esteja em demanda, seja passível de uso ou esteja sendo usado pelo Homem, direta ou indiretamente, como forma de satisfação de suas necessidades físicas e culturais em determinado tempo e espaço.”

6 12 13 14 9 Nome da Aula: Aula no. P ágina S 1 2 3 4 5 6 7 8 O potencial e distribuição dos recursos naturais 2 O POTENCIAL E DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS A discussão sobre o potencial e distribuição dos recursos naturais existentes no planeta deve ser norteada por uma perspectiva geográfica que enfoca a relação Homem x Natureza, onde não podemos deixar de fora os aspectos históricos, econômicos, sociais e tecnológicos....”Se por um lado,os recursos naturais ocorrem e distribuem-se no estrato geográfico segundo uma combinação de processos naturais, por outro, sua apropriação ocorre segundo valores sociais. Dessa interação sociedade-natureza decorrem determinadas formas de organização social sobre o território, tanto pelos processos naturais que determinam a ocorrência (ou a não ocorrência) e a distribuição territorial dos recursos, como pelos valores sociais vigentes no contexto da apropriação, sendo que quanto mais valorizado é um recurso, maior sua mobilidade sobre o território....” (Venturi, 2006). No decorrer das próximas aulas estaremos apresentando para cada grupo de recursos naturais, o seu potencial e distribuição. Para aquecer nossa discussão, faça uma pesquisa sobre a situação atual dos recursos naturais do planeta enfocando todo o processo de degradação ambiental dos grandes biomas, a bioprospecçâo e como contraponto leia o texto: O potencial ilimitado dos recursos naturais.

7 12 13 14 9 Nome da Aula: Aula no. P ágina S 1 2 3 4 5 6 7 8 O potencial e distribuição dos recursos naturais 2 síntese Nesta aula ampliamos a discussão sobre a definição de recurso natural a partir do excelente artigo apresentado por Venturi (2006). Quanto ao potencial e distribuição dos recursos naturais, ficou claro que o enfoque tem que ser sistêmico e também ser entendido dentro da relação Homem x Natureza. E quanto ao desafio apresentado no inicio da presente aula, você agora concorda que as definições apresentadas na aula 01 deveriam ser ampliadas ? Isto é só o inicio, estaremos discutindo detalhadamente o potencial e distribuição dentro da abordagem específica dos grupos de recursos naturais que serão apresentados ao longo do curso. Na próxima aula estaremos discutindo “A demanda dos recursos naturais” dentro dos aspectos ambientais e também econômicos. Pesquise sobre o assunto e para você iniciar uma auto-avaliação sobre quantos planetas você precisa atualmente para sua sobrevivência calcule sua pegada ecológica dentro do site: www.wwf.org.br. Fechamento – Síntese da aula

8 12 13 14 9 Nome da Aula: Aula no. P ágina S 1 2 3 4 5 6 7 8 O potencial e distribuição dos recursos naturais 2 bibliografia VENTURI, L.A.B. Recurso natural: a construção de um conceito. GEOUSP - Espaço e Tempo, Nº 20. São Paulo, 2006, p. 09 – 17. Acesso através do site: http://www.geografia.fflch.usp.br/publicacoes/Geousp/Geousp20/Artigo_Luis.pdf Wikipedia. Disponível em : www.wilipedia.org/demanda


Carregar ppt "12 13 14 9 Nome da Aula: Aula no. P ágina S 1 2 3 4 5 6 7 8 O potencial e distribuição dos recursos naturais 2 Nesta aula vamos ampliar e contextualizar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google