A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psiquiatria Reformada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psiquiatria Reformada"— Transcrição da apresentação:

1 Psiquiatria Reformada
É somente após a 2ª Guerra Mundial que se iniciam outras propostas teóricos e práticas para a loucura, que vai se constituir no que chamamos de psiquiatria reformada (movimentos reformistas da psiquiatria na contemporaneidade).

2 Diferentes Movimentos
A psiquiatria institucional e as comunidades terapêuticas (reformas no âmbito asilar); A psiquiatria de setor e a psiquiatria preventiva: representando um nível de superação das reformas referidas ao espaço asilar; A antipsiquiatria e as experiências surgidas a partir de F. Basaglia: instauradoras de rupturas com os movimentos anteriores , colocando em questão o próprio dispositivo médico-psiquiátrico e as instituições e dispositivos terapêuticos a elas vinculados.

3 O que criticavam? asilo era comparado aos campos de concentração;
aumento expressivo de pessoas acometidas por danos psicológicos severos devido à guerra; era necessário aumentar o contigente de mão de obra; falta de recursos humanos para trabalhar no hospital, assim as pessoas do hospital tinham que se organizar.

4 Psiquiatria Institucional e Comunidade terapêutica
“a oportunidade de analisar o comportamento em situações reais do hospital representa uma das maiores vantagens da comunidade terapêutica. O paciente é colocado em posição onde possa, com o auxílio de outros, aprender novos meios de superar as dificuldades e relacionar-se positivamente com pessoas que o podem auxiliar. Neste sentido, uma comunidade terapêutica representa um exercício ao vivo que proporciona oportunidades para situações de aprendizagem ao vivo” A ênfase na comunicação livre entre equipe e grupos de pacientes e nas atitudes permissivas que encorajam a livre expressão de sentimentos, implica numa organização social democrática, igualitária e não numa organização social de tipo hierárquico tradicional.

5 Comunidade Terapêutica
Os tipos de atitude que contribuem para uma cultura terapêutica: ênfase na reabilitação ativa: contra a custódia e a segregação democratização: em contraste com as velhas hierarquias e formalidades na diferenciação de status; permissividade; como preferência às injunções do que se deve ou não fazer comunalismo: oposição à ênfase no papel terapêutico especializado e original do me´dico.

6 Críticas Grande crítica: tudo ficava restrito ao espaço do hospital. Não era questionado a raiz da exclusão. Não tinha-se um programa forte para fora do hospital.

7 Psiquiatria de setor A psiquiatria de setor (França) restringe o hospital psiquiátrico a uma etapa, destinando o principal momento para a própria comunidade. O porquê desse movimento: O asilo é oneroso aos cofres públicos inapto a responder às novas psicopatologia a necessidade da mediação de técnicas psis aos problemas sociais Inicia aqui a vinculação do tratamento à área de vida da pessoa

8 Psiquiatria preventivista
A partir da redução de conceitos entre doença mental e distúrbio emocional (crise) instaura-se a crença de que todas as doenças mentais podem ser prevenidas, senão detectadas precocemente, e que, então, se doença mental significa distúrbio, desvio, marginalidade, pode-se prevenir e erradicar os males da sociedade.

9 Psiquiatria Preventivista
Essa psiquiatria se baseia no modelo da adaptação-desadaptação como critério para a distinção entre o normal e o patológico, onde o comportamento socialmente inadaptado vai possibilitar o comport. Inadequado. Assim, constitui-se uma mudança em relação à psiquiatria clássica: não temos mais doença mental e sim saúde mental

10 Crítica “ tal processo significa a existência de uma atualização e de uma metamorfose do dispositivo de controle e disciplinamento social, que vai da política de confinamento dos loucos até a moderna “promoção da sanidade mental”, como a conhecemos agora. Nesse território de competências instituídas, cabe aos saberes psiquiátricos psicológicos a mediação da constituição de um tipo psicossociólgico ideal, traduzido num complexo mecanismo de controle e normatização de expressivos segmentos sociais, marginalizados pelas mais variadas causas.


Carregar ppt "Psiquiatria Reformada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google