Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMadalena Furtado Beltrão Alterado mais de 8 anos atrás
1
Gestão de projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros
2
O GERENTE DE PROJETO A função de gerente de projeto traz consigo uma dose elevada de desafio. O profissional é responsável por uma copiosa lista de atribuições e das conseqüentes aptidões ou atributos esperados ou desejáveis no gerente do projeto. 2
3
O GERENTE DE PROJETO Estabelecer o objetivo do projeto;
ATRIBUIÇÕES Estabelecer o objetivo do projeto; Selecionar e indicar as “pessoas-chaves” da equipe de projeto; Coordenar o planejamento preliminar do projeto, visando sua proposta e aprovação; Estabelecer a estrutura de decomposição do produto; Elaborar a árvore de especificações; Estabelecer as redes de precedência; 3
4
O GERENTE DE PROJETO Definir insumos, processos e tecnologias necessárias; Identificar e compromissar os executantes e responsáveis pelas partes (pessoas, departamentos, outras organizações, etc) Definir os pacotes de trabalho (blocos, missões e atribuições das partes) e elaborar: Declaração de trabalho Matriz de controle de contratos Matriz de responsáveis/tarefas 4
5
Cansou ? O GERENTE DE PROJETO Estabelecer o cronograma- mestre;
Estimar custos e preparar o orçamento-mestre; Propor o projeto e vendê-lo à organização, ao cliente, às agências de fomento, obtendo sua aprovação; Coordenar o planejamento detalhado do projeto; Cansou ? 5
6
Só estamos na metade do caminho !
O GERENTE DE PROJETO Só estamos na metade do caminho ! Organizar a equipe de projeto, em negociação com os gerentes funcionais; Elaborar ou coordenar ao planos das gestões de risco, qualidade, documentação, comunicação, etc; Delegar autoridades e definir responsabilidades; 6
7
O GERENTE DE PROJETO Coordenar ensaios e avaliações, revisões, aprovações em todos os níveis; Levantar as questões referentes à propriedade industrial; Estabelecer os mecanismos de controle (custo, prazo, execução física) Avaliar progresso e revisar o status; Acompanhar o uso dos insumos; Fazer estimativas de prazos e custos no término do projeto; 7
8
O GERENTE DE PROJETO Fazer as revisões de Design e do produto;
Participar dos processos de aquisições e de contratações (de pessoal e de serviços) a acompanhá-los ou supervisioná-los, conforme o caso; Autorizar os inícios de trabalho, inclusive os externos, subcontratados; Alocar os insumos; Administrar as interfaces e os conflitos dos níveis diretamente subordinados; Implementar alterações; 8
9
O GERENTE DE PROJETO Propor e negociar externamente as alterações de projeto e decidir internamente sobre aquelas a seu alcance, especialmente as modificações de engenharia; Preservar alta-motivação e supervisionar o apoio à equipe do projeto; Manter as linhas de comunicações: com a alta gerência da organização, com os clientes, com fornecedores, com outras organizações externas etc. e participar dos conflitos surgidos entre o projeto e o exterior; 9
10
UFA ! TERMINOU! O GERENTE DE PROJETO
Concluir o projeto: transferir resultados, prestar contas, conduzir revisão e avaliação finais, devolver materiais e instalações, dissolver equipe e encerrar projeto; O GERENTE DE PROJETO UFA ! TERMINOU! 10
11
O GERENTE DE PROJETO Um bom gerente de projeto só é reconhecido como tal após 5 anos de experiência no mercado ! Será exigido de um GP muitos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes .
12
O GERENTE DE PROJETO CONHECIMENTO: HABILIDADES: ATITUDES:
Organizacional: Sistema administrativo-financeiro da empresa; Produtos, missões, mercado; práticas da organização, políticas e valores; Técnico: domínio de métodos de pesquisa; Conhecimento em áreas correlatas ao projeto; Competência técnica na área do projeto; HABILIDADES: De comando: Planejamento, Organização e Controle; Liderança; Auto-análise; Tomada de decisão; Alocação de recursos; Gerar confiança no superior; Outras : Trabalhar em equipe; Criatividade; Relacionamento Pessoal; Redigir e comunicar com clareza, precisão e concisão; ATITUDES: Aspectos internos e externos: Interesse por questões administrativas; Disciplina de trabalho; Entrosamento com pessoal externo a organização; Ambição profissional Estratégia de ação: Hábito de começar o ataque ao problema pela revisão da literatura; Hábito de leitura sistemática de textos técnicos
13
A EQUIPE DE PROJETO Um bom gerente de projeto deve ser capaz de montar sua equipe de trabalho com cautela, critérios e de acordo com competências Engloba todas as pessoas que desempenham alguma responsabilidade, exercem tarefas ou têm contribuição a dar no sentido de se alcançar um resultado que seja fruto de cooperação dos componentes da equipe. 13
14
A EQUIPE DE PROJETO Uma equipe caracteriza-se pelo comprometimento de todos os componentes com os objetivos do conjunto, ao mesmo tempo em que cada componente está atingindo seus objetivos profissionais e satisfazendo suas necessidades pessoais
15
A EQUIPE DE PROJETO Fases do desenvolvimento de equipe:
Formação: Ainda não há comprometimento, o relacionamento é superficial e existe uma distância entre os membros: Turbulência: quando os contatos pessoais evoluem, gerando conflitos e ataques; Normalização: Começa a haver coesão entre o grupo e entendimento entre os padrões de comportamento; Desempenho: Fase em que o tratamento é aberto, ambiente é cooperativo, existe apoio mútuo e confiança. 15
16
VAMOS PENSAR ... Qual o principal desafio dos gerentes dos projetos da Copa do Mundo do Brasil em 2014 e das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 ? O que você julga como competência mais importante de um gerente de projeto desta magnitude? 16
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.