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Diretoria de Ensino da Região de Jacareí

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Apresentação em tema: "Diretoria de Ensino da Região de Jacareí"— Transcrição da apresentação:

1 Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Bom dia Diretoria de Ensino da Região de Jacareí

2 Avaliação da Aprendizagem em Processo e Projeto Aventuras Currículo +
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí

3 D.O.E. 05/03/2015 – SEÇÃO I – PAG 19 - Comunicado SE-1, de DIRETRIZES NORTEADORAS DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO – 2015 – 2018 PRINCÍPIO: MELHORIA DA QUALIDADE COM IGUALDADE E EQUIDADE PARA TODOS.

4 DIRETRIZES: FOCO NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PREVISTAS NO CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. ESCOLA COMO FOCO PRIORITÁRIO DA GESTÃO CENTRAL E REGIONAL

5 3. AMBIENTE ESCOLAR ORGANIZADO PARA A APRENDIZAGEM – TEMPO, ESPAÇO, PESSOAS.
4. FORMAÇÃO CONTINUADA COM FOCO NA PRÁTICA.

6 5. COORDENAÇÃO E ARTICULAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS PAULISTAS.
6. COERÊNCIA, CONSISTÊNCIA E ESTABILIDADE NA COMUNICAÇÃO PARA ENGAJAMENTO DA REDE E DA SOCIEDADE. PRINCÍPIO: MELHORIA DA QUALIDADE COM IGUALDADE E EQUIDADE PARA TODOS

7 Resolução SE-11, de Institui o Projeto Aventuras Currículo+ nas escolas da rede estadual de ensino e dá providências correlatas

8 O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram as Coordenadorias de Gestão de Educação Básica e de Gestão de Recursos Humanos e considerando que: os indicadores de aprendizagem demonstram considerável quantidade de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio que, embora alfabetizados, apresentam dificuldades significativas no estudo das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática; - a Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP oferece importantes subsídios para identificação dos alunos que ainda não se apropriaram de competências e habilidades estruturantes em Língua Portuguesa e Matemática;

9 os alunos aprendem de formas diversas e em ritmos distintos;
não existe aluno incapaz e que variadas condições e diferentes caminhos devem ser disponibilizados no processo de ensino, objetivando o aprendizado de todos; - são de extrema relevância pedagógica o engajamento e a motivação dos alunos para aprender, a partir do uso dos recursos digitais pedagógicos disponibilizados na plataforma Currículo+,

10 em observância ao que dispõe o inciso IV do artigo 2º do Decreto 57
em observância ao que dispõe o inciso IV do artigo 2º do Decreto , de , que institui o Programa Educação – Compromisso de São Paulo, bem como às disposições da Resolução SE 21, de , e do Comunicado SE 1, de , que trata das “Diretrizes Norteadoras da Política Educacional do Estado de São Paulo ”, posicionando a integração das tecnologias da informação e comunicação (TIC) com o Currículo, como uma das ações centrais da atual política educacional.

11 Aventuras Currículo+: Próximos Passos CETEC/CGEB
Cronograma e Apresentação do dia 11/04/2015 Videoconferência Aventuras Currículo+: Próximos Passos CETEC/CGEB 01/04/ h – 15h

12 Cronograma

13 AÇÃO DATA Alinhamentos entre os órgãos regionais e os órgãos centrais da Secretaria da Educação 09 e 10/04/15 Orientação técnica para os docentes que tiveram turmas atribuídas (Formato autoinstrucional) 13 a 17/04 Preparação para o início das aulas do Projeto nas escolas Ação Data Início das aulas 23/04 Encerramento das aulas 02/07

14 Apresentação Dia 11 de Abril

15 Apresentação Dia 11 de Abril
1. Objetivo: apresentar o Projeto aos alunos e famílias. 2. Liderança da equipe gestora. 3. Orientações serão enviadas para os s cadastrados no processo de adesão

16 Roteiro de Apresentação
Parte 1 – Introdução • Mensagem do Secretário da Educação – Herman Voorwald, aos pais e alunos • Apresentação do vídeo inédito de introdução ao “Aventuras Currículo+” 10 min.

17 Roteiro de Apresentação
Parte 2 – Como Funcionará •Explicações, pelo diretor, sobre dinâmica das 10 semanas (ex.: horários) •Apresentação PowerPoint será compartilhada para que o diretor possa adaptar ao seu contexto 10 min.

18 Roteiro de Apresentação
Parte 3 – Alunos Agentes •Leitura da “Carta aos Alunos” •Entrega do “Distintivo de Agente” 10 min.

19 Roteiro de Apresentação
Parte 4 – Mensagem Final •Mensagem especial do Luciano Huck, aos pais e aos alunos; •Formato da transmissão a definir.

20

21 A importância de um acolhimento diferenciado das reuniões bimestrais.
Acolhimento dos Pais A importância de um acolhimento diferenciado das reuniões bimestrais.

22 6. Equipe de Acompanhamento:
Diretor do Núcleo Pedagógico; 1 Supervisor de Ensino; 1 PCNP de Língua Portuguesa; 1 PCNP de Matemática; 1 PCNP dos Anos Iniciais; 1 PCNP de Tecnologia.

23 7. Acessa Escola: novo modelo de funcionamento
Novo Modelo Acessa Resolução SE 17, de 31/03/2015

24 Objetivos do novo modelo:
Novo Modelo Acessa Objetivos do novo modelo: •Ampliar o uso das salas de informática e integrá-las aos programas e projetos pedagógicos da Secretaria (ex.: Currículo+, Aventuras Currículo+, Cursos EVESP);

25 Escolas participantes no Aventuras Currículo+ serão priorizadas na implementação das mudanças.

26 Principais mudanças: •Pelo menos dois “Responsáveis pela Sala”, abrangendo todos os turnos, para viabilizar abertura e fechamento dos ambientes; Membro da equipe gestora; e/ou Membro da equipe administrativa; e/ou Professor readaptado.

27 Principais mudanças: •Três diferentes dinâmicas de abertura física das salas (a critério do diretor de escola).

28 Importante! •Obrigatório: indicação sobre esses dois aspectos via sistema a partir de hoje (01/04) até (14/04) •Diretorias de ensino receberão as informações sobre as escolas de sua DE.

29 Principais mudanças: •Não haverá necessidade de liberação de uso por “terceiro” – login por aluno/professor; •Painel de programas e projetos pedagógicos SEE subirá automaticamente na página de entrada dos computadores;

30 Principais mudanças: •Prioridade de uso: interação professor-aluno; •Não há restrição de tempo de uso (contador); •Estagiário como aspecto extraordinário – a não existência não deverá impedir o funcionamento das salas.

31 Implantação do novo modelo

32 Teste presencial e remoto – 10 escolas (Capital e Bauru) 01-02/04
Ação Data Teste presencial e remoto – 10 escolas (Capital e Bauru) 01-02/04 REMOTO 1ª onda:100 escolas no Aventuras, com estagiário/ pelo menos 1 escola por D.E. 06-07/04 2ª onda: todas escolas no Aventuras com estagiário 08-10/04 3ª onda: demais escolas no Aventuras sem estagiário 13-15/04


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