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ILUMINISMO
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EUROPA DO XVIII Antigo Regime ∟ Privilégios ∟ Clero e Nobreza
∟ Impostos ∟ Camponeses ∟ Artesãos ∟ Burgueses ∟ Origem de nascimento ∟ Vontade de Deus
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REAÇÃO Movimento iluminista ou Ilustração • Intelectuais • Era das trevas (Idade Media) • Caminho da luz → Razão
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CAMINHO DAS LUZES Críticas ∟Igreja → Política ∟ Privilégios dos nobres
→ Cultura → Censura → Isenção de taxas ∟ Privilégios dos nobres ∟ Isenção de taxas
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CAMINHO DAS LUZES Críticas ∟ Estado absolutista ∟ Vontade de Deus?
∟ Vontade do povo? ∟ Mercantilismo ∟ Estado na economia ∟ Nobreza
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LUZES NA EDUCAÇÃO • Educação laica • Educação obrigatória e gratuita
∟ todos • Ensino científico OBS: Resultado final: Escola para a burguesia
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“Não tenha medo de usar o intelecto”
Na visão iluminista, o ser humano ao deixar de usar o pensamento racional, permitia que o misticismo e as superstições o mantivessem na ignorância. Defendiam a educação do povo, a criação de escolas para todos e a liberdade religiosa. Os ilustrados tinham uma visão otimista sobre a capacidade humana de criar um mundo melhor, realizar inventos e controlar a natureza por meio da ciência.
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JOHN LOCKE • 1632-1704 d.C. ∟Inglaterra • Revolução Inglesa
∟Bill of Rights ∟ Burguesia manda
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JOHN LOCKE Pai do liberalismo político
∟ Segundo tratado sobre o governo civil (1689) ∟ Legislativo e Executivo ∟ Sociedade civil manda ∟ Burguesia
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JOHN LOCKE ∟ Direitos naturais ∟ Propriedade ∟ Liberdade ∟ Estado ∟ Para garantir os direitos ∟ Senão... ∟ Direito natural à rebelião ∟ Justificar a revolução
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MONTESQUIEU • 1689-1755 d.C. • Divisão dos poderes ∟França
∟ O espírito das leis (1748) • Divisão dos poderes ∟ Executivo ∟ Legislativo ∟ Judiciário OBS: Isso evita governos tiranos
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VOLTAIRE • 1694-1778 d.C. • Critica a nobreza e o clero • O mal
∟ França ∟ Cândido ou o otimismo (1759) • Critica a nobreza e o clero • O mal ∟ mal natural ∟ mal social
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ROUSSEAU • d.C. ∟ França ∟ Discurso sobre a origem da desigualdade (1754) ∟ Contrato social (1762)
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ROUSSEAU • O Homem • Soberania popular ∟ naturalmente é bom
∟ sociedade corrompe ∟ propriedade privada ∟ origem da desigualdade • Soberania popular ∟ povo ∟ cede o poder ao soberano ∟ contrato social ∟ luta pelo bem comum
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No trecho apresentado, o autor
UNICAMP “O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais não deixa de ser mais escravo do que eles. (...) A ordem social, porém, é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. (...) Haverá sempre uma grande diferença entre subjugar uma multidão e reger uma sociedade. Sejam homens isolados, quantos possam ser submetidos sucessivamente a um só, e não verei nisso senão um senhor e escravos, de modo algum considerando-os um povo e seu chefe. Tratase, caso se queira, de uma agregação, mas não de uma associação; nela não existe bem público, nem corpo político.” (Jean-Jacques Rousseau, Do Contrato Social. [1762]. São Paulo: Ed. Abril, 1973, p. 28,36. No trecho apresentado, o autor a) argumenta que um corpo político existe quando os homens encontram-se associados em estado de igualdade política. b) reconhece os direitos sagrados como base para os direitos políticos e sociais. c) defende a necessidade de os homens se unirem em agregações, em busca de seus direitos políticos. d) denuncia a prática da escravidão nas Américas, que obrigava multidões de homens a se submeterem a um único senhor.
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UNICAMP 2012 Sobre Do Contrato Social, publicado em 1762, e seu autor, é correto afirmar que: a) Rousseau, um dos grandes autores do Iluminismo, defende a necessidade de o Estado francês substituir os impostos por contratos comerciais com os cidadãos. b) A obra inspirou os ideais da Revolução Francesa, ao explicar o nascimento da sociedade pelo contrato social e pregar a soberania do povo. c) Rousseau defendia a necessidade de o homem voltar a seu estado natural, para assim garantir a sobrevivência da sociedade. d) O livro, inspirado pelos acontecimentos da Independência Americana, chegou a ser proibido e queimado em solo francês
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DIDEROT • 1713-1784 d.C. • Divulgar o conhecimento ∟ França
∟ Enciclopédia ( ) ∟ 35 volumes ∟ resumo de todo conhecimento produzido • Divulgar o conhecimento
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LIBERALISMO ECONÔMICO
• Crítica ∟ mercantilismo ∟ estado na economia • Escola fisiocrata • Escola liberal clássica
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ESCOLA FISIOCRATA • “Poder da natureza” • Vincent Gournay (1712-1759)
∟ respeito às leis naturais • Vincent Gournay ( ) ∟ Livre produção ∟ Livre circulação • François Quesnay ( ) ∟ riqueza ∟ agricultura
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FUVEST 2014 O problema agrário era portanto o fundamental no ano de 1789, e é fácil compreender por que a primeira escola sistematizada de economia do continente, os fisiocratas franceses, tomaram como verdade o fato de que a terra, e o aluguel da terra, era a única fonte de renda liquida. E o ponto crucial do problema agrário era a relação entre os que cultivavam a terra e os que a possuíam, os que produziam sua riqueza e os que a acumulavam. Eric Hobsbawm. A era das revoluções. 1789‐1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p. 29. a) Caracterize o momento social e econômico por que a Franca passava no período a que se refere o texto. b) Quais são as principais diferenças entre as propostas fisiocratas e as praticas mercantilistas anteriores a elas?
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LIBERALISMO CLÁSSICO • Adam Smith (1723-1790)
∟ Teoria dos sentimentos morais ∟ homem → egoísta → deve ser assim ∟ homem em sociedade ∟ controle do egoísmo ∟ solidariedade → felicidade ∟ autodomínio ∟ ordem social ∟ sem controle do Estado
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LIBERALISMO CLÁSSICO ∟ A origem da riqueza das nações ∟ trabalho
∟ +trabalho+valor ∟ livre concorrência ∟ lei da oferta e da procura
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LIBERALISMO CLÁSSICO • Thomas Malthus (1766-1834)
• David Ricardo ( ) ∟ câmbio-livre ∟ salário mínimo • Thomas Malthus ( ) ∟ Crescimento da produção ∟ PA ∟ Crescimento da população ∟ PG
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