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Conspirar: Respirar juntos.

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Apresentação em tema: "Conspirar: Respirar juntos."— Transcrição da apresentação:

1 Conspirar: Respirar juntos.
(outros ares e esperanças, uma outra vida, uma nova promessa)

2 Compaixão Social & Consciência Cidadã

3 Compaixão Social & Consciência Cidadã

4 Qual o País que queremos, e qual o País que temos? Qual a sociedade que queremos, e qual a sociedade que temos?

5 Quando Betinho afirma que
“só a participação cidadã é capaz de mudar o país”, o que ele quer dizer com “participação cidadã”?

6 “Participação cidadã”
e “Compaixão social”, – com que frequência temos vivenciado tais conceitos no nosso dia-a-dia?

7 Diante da precariedade dos serviços públicos de saúde,
aderimos cada vez mais aos planos particulares de saúde.

8 Como é que ficam aqueles que dependem dos serviços públicos?
Porém, menos de 30% da população brasileira tem condições de pagar por um plano particular de saúde. Como é que ficam aqueles que dependem dos serviços públicos?

9 Como é que ficam aqueles que dependem dos serviços públicos?
Legenda: Criança de apenas 17 dias de vida sofre de pneumonia e a mãe não consegue atendimento médico nos centros de saúde. A quem apelar? Como é que ficam aqueles que dependem dos serviços públicos?

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12 Legenda: Em 2009, no estado da Bahia,
426 pessoas morreram à espera de leito em hospitais públicos. (quantos ainda haverão de morrer em filas, à espera de atendimento?)

13 Quanto vale uma vida?

14 Diante do lamentável ensino público no País,
matriculamos os nossos filhos em escolas particulares, capazes de proporcionar condições para um futuro profissional promissor. Quanto vale uma vida?

15 que futuro a educação que recebem lhes proporcionará?
Mas, e as crianças cujos pais não apresentam condições de arcar com os elevados custos do ensino particular, que futuro a educação que recebem lhes proporcionará?

16 que futuro a educação que recebem lhes proporcionará?
Mas, e as crianças cujos pais não apresentam condições de arcar com os elevados custos do ensino particular, que futuro a educação que recebem lhes proporcionará? Legenda: Uma velha e preocupante realidade: a discrepância entre o ensino público e o particular.

17 Alunos obrigados a dividir a mesma cadeira, em vista
da precariedade das salas de aula.

18 se agravando continuamente.
Legenda: Aluno do nível fundamental do ensino particular supera jovem em ensino médio público. O abismo social entre ricos e pobres que vai se agravando continuamente.

19 infelizmente comum em muitas escolas públicas.
Duas turmas diferentes dividem a mesma sala de aula, uma vez que não há salas suficientes, – uma prática infelizmente comum em muitas escolas públicas.

20 ter que dar aula simultaneamente a duas ou até mesmo
Também ocorre de um mesmo professor ter que dar aula simultaneamente a duas ou até mesmo três turmas diferentes. Será possível se concentrar assim?

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22 Legenda: Abandono – Estudantes bebem água direto
da torneira, sujeitos a contrair doenças. Calor e sujeira também maltratam alunos.

23 Legenda: Evasão – Mais de 25 mil alunos do ensino
fundamental abandonaram a sala de aula em 2009. (dado referente ao estado da Paraíba apenas)

24 Qual a motivação que as precárias condições
do ensino público apresentam para que os alunos continuem a seguir estudando?

25 Que futuro os milhares de crianças que abandonam
os estudos a cada ano podem vislumbrar?

26 Legenda: Atraso – Alunos ocupam salas escuras e quentes.
A combinação dessa precariedade com a inexistência de recursos pedagógicos é medíocre.

27 Adolescentes com os mesmos sonhos e anseios que
os nossos filhos e netos, mas que encontrarão imensas dificuldades para prosseguir os estudos, por não terem nascido em famílias materialmente abastadas.

28 Crianças e adolescentes vitimados pela
cegueira social que acomete a nossa sociedade.

29 “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.” José Saramago

30 Legenda: A baixa remuneração e a falta de estrutura
estão colocando em risco a profissão de professor.

31 O heroísmo dos professores que, mesmo sem valorização ou reconhecimento por parte do poder público ou da sociedade, levam avante o sagrado ofício de Educar.

32 Nenhum país desenvolvido conseguiu deixar
para trás a miséria e a pobreza sem a valorização do professor e da Educação.

33 vale a pena refletir sobre o significado dos termos “compaixão social”
Em tempos de eleição, vale a pena refletir sobre o significado dos termos “compaixão social” e “participação cidadã”.

34 Conforme levantamento realizado pelo jornal “Folha
de São Paulo”, o brasileiro sofre de “amnésia eleitoral”. Apenas dois meses após a realização das eleições, 30% dos eleitores já não mais lembra em quem votou para os cargos de Deputado estadual ou federal.

35 E o resultado desta nossa apatia e ignorância política,
deste nosso descaso social, todos conhecemos muito bem.

36 com a atual mentalidade do “cada um por si”,
E o resultado desta nossa apatia e ignorância política, deste nosso descaso social, todos conhecemos muito bem. Se continuarmos com a atual mentalidade do “cada um por si”, onde iremos parar?

37 condições das escolas públicas;
Mesmo que nós não tenhamos que amargar horas e horas de espera em hospitais e postos de saúde públicos; Mesmo que os nossos filhos e netos não sejam vitimados pelas precárias e lamentáveis condições das escolas públicas; É necessário não nos calarmos diante de injustiças, caso queiramos vislumbrar um futuro melhor para o nosso País e a nossa sociedade.

38 Democracia é mais do que votar uma vez a cada quatro anos.
O voto é só uma das ações regulares de um processo longo, contínuo, de participação cidadã no aprimoramento do País.

39 “O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença.” Elie Wiesel

40 “O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença.”
Elie Wiesel Legenda: A cada eleição, os candidatos prometem apoiar a escola pública em turno integral. Porém, os avanços são mínimos: só 26 das escolas estaduais oferecem o segundo turno.

41 Participação cidadã é lutar pelos direitos de cada criança à dignidade, como se fôssemos membros
de uma mesma família.

42 Participação cidadã é lembrar que ninguém escolhe a família ou a classe social onde nasce.

43 é porque fomos contemplados pela loteria biológica
E se nós encontramos condições sociais que nos asseguram certo conforto, é porque fomos contemplados pela loteria biológica por ocasião do nosso nascimento.

44 Participação cidadã é recordar constantemente a nossa
dívida social para com o pobre, o necessitado, o esquecido.

45 Participação cidadã é lembrar que,
além da nossa família biológica, fazemos parte de uma família maior – a família humana.

46 Participação cidadã é a partilha amorosa dos bens e dons
– materiais e espirituais – com os quais fomos agraciados pelo destino.

47 ouvir com o ouvido do coração.
Participação cidadã é olhar com os olhos da alma, ouvir com o ouvido do coração.

48 Preencher a mente e o coração de espiritualidade, altruísmo, sabedoria e fome de justiça.

49 Proteger a Infância, e promover a Educação, a Dignidade e a Cultura.
Trilhar o caminho da felicidade verdadeira.

50 Proteger a Infância, e promover a Educação, a Dignidade e a Cultura.
Trilhar o caminho da felicidade verdadeira.

51 “Que a Justiça seja nosso ideal.
Que a Solidariedade seja nosso ideal.” Betinho

52 Tema musical: “Adoro”, Enrique Chia

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