A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREZADO ESTUDANTE, ESTES SLIDES SERVEM PARA OS ALUNOS FAZEREM O RELATÓRIO DA PALESTRA DA DISCIPLINA MÉTODOS E TÉCNICAS. NÃO É OBRIGATÓRIO E DEVE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREZADO ESTUDANTE, ESTES SLIDES SERVEM PARA OS ALUNOS FAZEREM O RELATÓRIO DA PALESTRA DA DISCIPLINA MÉTODOS E TÉCNICAS. NÃO É OBRIGATÓRIO E DEVE."— Transcrição da apresentação:

1 PREZADO ESTUDANTE, ESTES SLIDES SERVEM PARA OS ALUNOS FAZEREM O RELATÓRIO DA PALESTRA DA DISCIPLINA
MÉTODOS E TÉCNICAS. NÃO É OBRIGATÓRIO E DEVE SER FEITO SOMENTE POR QUEM ASSISTIU A PALESTRA NO SÁBADO. ABRAÇOS. PROF. ANDRÉA.

2 MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDOS E PESQUISAS
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO. DISCIPLINA: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDOS E PESQUISAS PROF. ANDRÉA ALVES DE ABREU e JANE RANGEL.

3 1.0 NATUREZA DO CONHECIMENTO
RELAÇÃO SUJEITO DO CONHECIMENTO X OBJETO A SER CONHECIDO RELAÇÃO INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO 1.0 NATUREZA DO CONHECIMENTO

4 CONHECIMENTO INTUITIVO: subjetivo e não empírico (sensorial);
CONHECIMENTO FILOSÓFICO: “RE- FLEXÃO” CONHECIMENTO TEOLÓGICO (OU DE FÉ): VERDADES REVELADAS 1.1 TIPOS DE CONHECIMENTO

5 CONHECIMENTO: CIÊNCIA E SENSO COMUM
CONHECIMENTO DA CIÊNCIA ARGUMENTOS QUE DEVEM SER DEMONSTRADOS E COMPROVADOS. CONHECIMENTO DO SENSO COMUM: EXPERIÊNCIAS DA VIDA QUOTIDIANA. CONCLUSÕES PRODUZIDAS SEM O RIGOR SISTEMÁTICO DA CIÊNCIA. CONHECIMENTO: CIÊNCIA E SENSO COMUM

6 SENSO COMUM CIÊNCIA É SUBJETIVO. É OBJETIVO. É QUALITATIVO.
É QUANTITATIVO. É HETEROGÊNEO. É HOMOGÊNEO. É INDIVIDUALIZADOR (RELAÇÕES DE CAUSA E EFEITO). É HOMOGEINIZADOR. ADMIRA-SE COM O QUE É NOVO. EVOCA O DIVINO. EXPLICA OS FATOS PELAS LEIS DA PRÓPRIA CIÊNCIA

7 1.2 ESPÍRITO CIENTÍFICO: QUALIDADES
VIRTUDE INTELECTUAL; CURIOSIDADE; HUMILDADE; IMPARCIALIDADE; NÃO É ACOMODADO; HONESTIDADE CORAGEM; ÉTICA. 1.2 ESPÍRITO CIENTÍFICO: QUALIDADES

8 2.0 ALVORECER DA CIÊNCIA 1. MEDO: espanto
2. MISTICISMO: pensamento mágico; 3. CONHECIMENTO FILOSÓFICO; 2.0 ALVORECER DA CIÊNCIA

9 2.1 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO
IDADE MÉDIA E IGREJA CATÓLICA: retenção do conhecimento e saber herético; SÃO TOMÁS DE AQUINO ( ): conciliação entre razão e fé. ILUMINISMO (séculos XVII e XVIII): sobreposição da razão à fé. SÉCULO XIX: produção científica = verdade. 2.1 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO

10 2.2 AS TRÊS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA
CONCEPÇÃO RACIONALISTA (baseada na matemática); CONCEPÇÃO EMPIRISTA (baseada na observação e experimentação); CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA (a ciência formula modelos próximos da realidade, mas não a realidade em si). 2.2 AS TRÊS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA

11 2.2 AS TRÊS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA
CONCEPÇÃO RACIONALISTA e a realidade CONCEPÇÃO EMPIRISTA e a realidade CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA e a realidade: “a ideia de um conhecimento aproximativo e corrigível” (CHAUÍ, 2000). 2.2 AS TRÊS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA

12 2.3 FORMAS DO RACIOCÍNIO CIENTÍFICO
RACIOCÍNIO INDUTIVO (MÉTODO HIPOTÉTICO INDUTIVO): do particular ao geral (generalização do particular). Ex. Prata, níquel e cobre transmitem eletricidade. Prata, níquel e cobre são metais. É possível supor que os metais transmitem eletricidade. 2.3 FORMAS DO RACIOCÍNIO CIENTÍFICO

13 2.3 FORMAS DO RACIOCÍNIO CIENTÍFICO
O RACIOCÍNIO DEDUTIVO (MÉTODO HIPOTÉTICO DEDUTIVO): do geral ao particular. Ex. Todo homem é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal. 2.3 FORMAS DO RACIOCÍNIO CIENTÍFICO

14 2.4 O ARCO DE MAGUEREZ

15 2.4 O ARCO DE MAGUEREZ reflexão Observação da Realidade; Pontos-Chave;
Teorização; Hipóteses de Solução; Aplicação à Realidade. ação reflexão ação

16 2.4 O ARCO DE MAGUEREZ

17 2.4 O ARCO DE MAGUEREZ BONS ESTUDOS E... BOM DESCANSO!


Carregar ppt "PREZADO ESTUDANTE, ESTES SLIDES SERVEM PARA OS ALUNOS FAZEREM O RELATÓRIO DA PALESTRA DA DISCIPLINA MÉTODOS E TÉCNICAS. NÃO É OBRIGATÓRIO E DEVE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google