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O que aprendemos em décadas de trabalho na área da prevenção

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Apresentação em tema: "O que aprendemos em décadas de trabalho na área da prevenção"— Transcrição da apresentação:

1 O que aprendemos em décadas de trabalho na área da prevenção
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG Instituto de Ciências Biológicas - ICB Hospital Universitário “Dr. Miguel Riet Corrêa Jr.” Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos FURG 20 anos O que aprendemos em décadas de trabalho na área da prevenção Prof. Msc Fernando Amarante Silva. Titular de Farmacologia da FURG Especialista e Mestre em Farmacologia pela UFRJ Coordenador do CENPRE Vice-presidente do CONEN/RG Profa. Msc Eli Sinnott Silva. Adjunto de Farmacologia da FURG Mestre em Farmacologia pela UFRJ Coordenadora de Prevenção e Pesquisa Porto Alegre, julho de 2009

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3 O que aprendemos em décadas de trabalho na área da prevenção
FURG 1º A universidade deve ser uma instituição construída por princípios de democracia, liberdade, fraternidade, justiça, moral, desenvolvimento científico, tecnológico e cultural, ética e ciência para o bem. 20 anos

4 O que aprendemos em décadas de trabalho na área da prevenção
FURG 2º Deve ser uma entidade onde a ciência, a educação e a cultura se entrelaçam no desenvolvimento da igualdade social, que começa com a educação, é praticada com o apoio da educação e somente prospera com uma boa educação. 20 anos

5 O que aprendemos em décadas de trabalho na área da prevenção
FURG 3º Essa universidade deve interagir estreitamente com as comunidades local e regional, fazendo-as beneficiárias dos avanços científicos que produz, ao mesmo tempo em que se nutre das informações que obtém nas ações de extensão. 20 anos

6 Universidade Federal do Rio Grande-FURG
Porto Alegre 317 Km Rio Grande 20 anos

7 Universidade Federal do Rio Grande - FURG
40 anos Campus Carreiros

8 O que aprendemos em décadas de trabalho na área da prevenção
FURG Foi uma experiência desafiadora (Pelotas/1967) participar da, “Campanha Nacional sobre Tóxicos”, (MEC – Carlini). São Paulo 1959, 1965 e 1966. Erramos e aprendemos muito, mas sempre mantivemos o forte desejo de tentar prevenir os jovens dos problemas relacionados com as drogas. 20 anos

9 O que aprendemos em décadas de trabalho na área da prevenção
Em 1968, conhecemos o Prof. Sollero, Titular de Farmacologia e Terapêutica Experimental da Universidade do Brasil (UFRJ) FURG Com Murad, através de seu livro “O que você deve saber sobre os psicotrópicos” e, mais tarde, participando do “Programa Educativo sobre Drogas que Provocam Dependência (Tóxicos)”, BH/MG em 1983, firmamos nosso gosto e preocupação com o assunto. 20 anos

10 O que aprendemos em décadas de trabalho na área da prevenção
FURG DÉCADA DE 60: “Tática do terror:” Programas c/enfoque no “drama” Mudança de comportamento p/medo Ênfase nos perigos do uso. INÍCIO DE 70: “Somente fatos e informações:” Muitas informações sobre farmacologia das drogas Estatísticas do efeito na saúde a longo prazo FINS DE 70: ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL INÍCIO DE 80: “Estratégias afetivas:” Programas abordando a auto-estima Imposição de valores A PARTIR DE 90: “Abordagens alternativas:” Programas de recreação Teatro “Abordagem MULTIDIMENSIONAL:” Estratégias múltiplas Múltiplos enfoques Múltiplas populações Múltiplos níveis Multidisciplinaridade 20 anos

11 O que aprendemos em décadas de trabalho na área da prevenção
FURG Com base na característica da universidade interativa com a comunidade, em (Rio Grande/FURG) 20 anos

12 Em busca de soluções ações projetos programas
Universidade Federal do Rio Grande - FURG Em busca de soluções ações projetos programas Amarante; Eli e cols./2009 20 anos

13 Trabalho interno na FURG/1995 – grupo multidisciplinar
Em busca de soluções Criação da equipe/1989 – Com os professores da Farmacologia para trabalhar com a comunidade externa. Trabalho interno na FURG/1995 – grupo multidisciplinar Sensibilização dos dirigentes Pesquisa nos 3 segmentos Ação Amarante; Eli e cols./2009 20 anos

14 Em busca de soluções - a pesquisa/1995 Estudantes % Álcool 98,2 96,0
(1) Drogas (2) Servidores % Estudantes % Álcool 98,2 96,0 Tabaco 78,4 59,7 Maconha 10,4 29,9 Ansiolítico 5,0 10,0 Solventes 2,9 21,0 Cocaína 1,7 8,2 Anfeta./outras 2,0 21,5 Amarante;Eli e cols./95. (1) uso na vida; (2) Técnicos e Professores. 20 anos

15 Em busca de soluções - ações
Oficinas – para os estudantes em parceria com as Coordenações de Curso. Aplicação da lei 6368 (11.343) – com regulamentação deliberada pelo COEPE. Informativos educativos – o veículo utilizado foi o RH Informativo para os servidores. Proibição do fumo – resolução do CONSUN. Proibição da venda e propaganda do álcool e tabaco – cantinas dos campi; delib. CODEP . Amarante; Eli e cols./2009 20 anos

16 Em busca de soluções - projetos
Televida – (53) Equipe Técnica e estudantes. Site – Equipe Técnica e estudantes. – Equipe Técnica e estudantes. Amarante; Eli e cols./2009 20 anos

17 Criação da equipe multidisciplinar 1999
Em busca de soluções - programa Criação da equipe multidisciplinar 1999

18 A Universidade Federal do Rio Grande
Hospital Universitário “Dr. Miguel Riet Corrêa Jr.” 20 anos

19 Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos
SEJA BEM VINDO 20 anos

20 Grupo transdisciplinar
CENPRE características 1 – O que é? 2 – Como está constituído? Arte-educador Assistente Social Enfermeiro Farmacologista Médico Pedagogo Psicólogo Psiquiatra Bolsistas e estagiários Recursos humanos Grupo transdisciplinar 20 anos

21 20 anos

22 CENPRE características
2 – Como está constituído? 04 consultórios 01 sala/ grupoterapia 01 sala/ oficinas 01 biblioteca temática 01 sala/ prevenção 01 sala/ reuniões 01 recepção Recursos Físicos 20 anos

23 CENPRE características
2 – Como está constituído? Prevenção e pesquisa Tratamento Banco de dados Estrutura organizacional Serviços 20 anos

24 CENPRE características
3 – Para quem está dirigido? População alvo Professores Profissionais da educação Estudantes Pais Militares Dependentes químicos CASVS (crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social) Trabalhadores 20 anos

25 Em busca de soluções - programa
Característica do CENPRE Multidisciplinar Sistema de 1 só nível e de objetivos múltiplos; nenhuma cooperação. Pluridisciplinar Sistema de 1 só nível e de objetivos múltiplos; cooperação mas sem coordenação Interdisciplinar Sistema de 2 níveis e de objetivos múltiplos; cooperação procedendo de nível superior Transdisciplinar Sistema de níveis e de objetivos múltiplos; cooperação com vistas a uma finalidade comum dos sistemas Jantsch - modificada/2005

26 Os resultados no ensino
A farmacologia ampliou sua carga horária de psicofarmacologia. Foi criada uma disciplina optativa sobre dependência química. Foi criada uma disciplina OBRIGATÓRIA sobre dependência química. A Clinica Médica incluiu em seus conteúdos o tema DQ com uma abordagem multidisciplinar. Amarante; Eli e cols./2009 20 anos

27 Os resultados no ensino
A residência Médica em Psiquiatria exige um estágio de 6 meses no CENPRE. Estudantes de Psicologia fazem estágio curricular no CENPRE. A residência Médica em Anestesiologia incluiu em seu conteúdo o tema DQ Amarante; Eli e cols./2009 20 anos

28 Os resultados no ensino
Todos os nossos alunos aprendem a fazer intervenção breve. Todos o alunos da disciplina optativa aprendem a fazer acolhida. Amarante; Eli e cols./2009 20 anos

29 RESULTADOS Reavaliação das intervenções/2004
Pesquisa de opinião entre os estudantes da FURG com o objetivo de identificar a metodologia prevencionista sobre drogas psicoativas mais adequada ao momento vivido pela Universidade. (acad.med./2007) RESULTADOS 20 anos ATM/2007 (2004)

30 RESULTADOS– Informações sobre: experiência;opinião;linguagem e comunicação
Distribuição por experiência (n=890) Distribuição por opinião sobre campanhas (n=890) Nenh. 60 51,1 Já exp. 61,6 80 40 Depen. Inf. Efic. 25,3 60 % Dep.Trat. 24,4 Inf.ñ.efic. 12,4 20 % 40 2 8,7 Uso esp. 13,8 P.inf. 0,1 0,4 Fa.am dep. 20 0,2 Ñ/R Ñ/R Distribuição por linguagem de Distribuição por forma de Folders informação (n=890) comunicação (n=890) Painéis TV 63,4 40 80 30,6 Cient. Rádio 23,3 60 Coloq. 30 Jornais 14,8 % 40 24,6 Cient.c/expl. % 20 Palestras 10,2 8,1 7,9 1,8 9,2 20 Gírias 1 10 1,6 Aulas 0,8 2,8 Ñ/R Internet Ñ/R Amarante; Eli e cols./2009 20 anos

31 RESULTADOS – Tipos de Informações
Amarante; Eli e cols./2009 20 anos

32 RESULTADOS – Tipos de Drogas a serem discutidas
Amarante; Eli e cols./2009 20 anos

33 SUGESTÕES Reavaliação das intervenções/2004 Amarante; Eli e cols./2009
20 anos

34 1 – A FURG deve instalar um programa educativo e
SUGESTÕES 1 – A FURG deve instalar um programa educativo e preventivo para seus estudantes com as seguintes características: em linguagem coloquial; na forma de palestras; Informações divulgadas pela TV. 2 – Os temas a serem abordados devem ser sobre: como agir na abstinência; consequências sobre o uso agudo e crônico de drogas; os efeitos das drogas e tratamento do dependente; cocaína, êxtase, crack e LSD Amarante; Eli e cols./2009 20 anos

35 CONCLUSÕES Reavaliação das intervenções/2004
Amarante; Eli e cols./2009 20 anos

36 Eles são os novos formadores de opinião.
Conclusões Percebe-se que nestes 20 anos de trabalho dentro da Instituição ainda não se vê um comportamento uniforme sobre o tema entre os três segmentos. Ainda há necessidade de uma integração maior entre professores, técnicos, administração, associações de classes, como segmentos permanentes da Universidade, para desenvolverem nos estudantes o espírito de multiplicadores de novos paradigmas para a sociedade. Eles são os novos formadores de opinião. Amarante; Eli e cols./2009 20 anos

37 Específico e envolvente
Conclusões Como todo trabalho de prevenção precisa-se ter ardente paciência e muita persistência que nos levaram a criar os dez princípios que seguimos em nossos programas. Reflexivo Contínuo Paciencioso Consistente Provocante Inovador Prazeroso Multidisciplinar Transdisciplinar Específico e envolvente Amarante; Eli e cols./2009 20 anos

38 Capacitação dos vigilantes da FURG (13 a 18/7)
Projetos de capacitação ainda em 2009 Projeto Rondo – Segredo/RS (10 a 25/72009) Capacitação dos vigilantes da FURG (13 a 18/7) Lançamento do Curso de Especialização (setembro de 2009) Amarante; Eli e cols./2009 20 anos

39 O que aprendemos em décadas de trabalho na área da prevenção??
FURG Que temos muito que aprender. 20 anos

40 MUITO OBRIGADO Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos – CENPRE Hospital Universitário – “Dr. Miguel Riet Corrêa Jr”. Ala Azul. Telefone (53) Site: Amarante; Eli e cols./2009 20 anos


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