A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento, Programação e Controle da Produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento, Programação e Controle da Produção"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento, Programação e Controle da Produção
definições e funções Profa. Patrícia Abreu

2 Estratégia Empresarial
Peter Drucker – “a eficiência é o mais importante, já que nenhum nível de eficiência, por maior que seja, irá compensar a escolha dos objetivos errados.” Planejamento Estratégico – escolha de objetivos certos para traçar os melhores caminhos. Profa. Patrícia Abreu

3 Estratégia Empresarial
Missão – razão de ser da empresa Visão – onde a empresa quer chegar Valores – aquilo que a empresa acredita Estratégia Corporativa – diretriz maior da empresa. Ela que é o principal direcionador para as tomadas de decisões e pra a operação do negócio. Profa. Patrícia Abreu

4 Estratégia Empresarial
Objetivos estratégicos – viabilizadores da Estratégia – transformação do objetivo maior em objetivos por áreas de negócio (o que fazer) Plano de Ação – desdobramento de cada objetivo estratégico (como fazer) Orçamento – previsão financeira da empresa Execução estratégica – implantação prática da estratégia corporativa, monitorada a partir de prazos e das ações previstas nos planos de ação Profa. Patrícia Abreu

5 Estratégia Empresarial
Estratégia Competitiva (Michael Porter) Estratégias genéricas: liderança no custo total (preço), diferenciação ( cliente), enfoque (empresa não diversificada com visão mono mercado) Vantagem competitiva Profa. Patrícia Abreu

6 Estratégia Empresarial
Curiosidade – Congresso do BSC (Latin American Summit) 2003 – Brasil: 5% das empresas possuem visão definida; 25% dos gestores possuem incentivos, o que inviabiliza o comprometimento com empresa dos demais gestores; 60% das empresas possuem orçamento desvinculado da estratégia; 85% dos executivos discutem menos de 1hora/mês a estratégia da empresa. Profa. Patrícia Abreu

7 Alinhamento Estratégico
Profa. Patrícia Abreu

8 Estratégia aplicada a Operações
1º - caracterizar o negócio em termos de volume; 2º - informações disponíveis Obs.: para cada objetivo devem ser traçados planos de ação que posteriormente serão valorados para fins de construção do Orçamento de Operações da empresa. Profa. Patrícia Abreu

9 Estratégia aplicada a Operações
Exemplo Empresa “X” Estratégia corporativa – Expansão dos Negócios Missão (razão de ser) – desenvolver as oportunidades de negócios, por meio de serviços de alta qualidade e de valor agregado, a preços competitivos. Visão (onde ela quer chegar) – manter a posição de maior em termos do portfólio de serviços oferecidos e de know how tecnológico, ser líder nos demais segmentos que atua, contribuir no progresso social e profissional dos colaboradores e para o desenvolvimento da sociedade. Profa. Patrícia Abreu

10 Estratégia aplicada a Operações
Crenças e valores – qualidade, educação, inovação, criativiade, ética, RH, relacionamento com clientes; Pontos fortes (refere-se aquilo que a empresa tem de melhor) - tradição, marca, imagem, valor da marca, pesquisa e desenvolvimento, qualidade dos processos, bom ambiente interno, forte endomarketing, qualidade dos serviços; Pontos fracos (refere-se àquilo que a empresa tem oportunidades de melhoria) – agilidade, preço, descontinuação de serviços; Profa. Patrícia Abreu

11 Estratégia aplicada a Operações
Oportunidades (refere-se ao ambiente externo) Mercado receptivo aos novos serviços, aumento no consumo de serviços de fundos de previdência complementar; Ameaças (refere-se ao ambiente externo) Novos entrantes, regulação econômica do país. Profa. Patrícia Abreu

12 Estratégia aplicada a Operações
Área de MKT Estratégia mercadológica – aumentar a participação do mercado Concorrência – indústrias na área de atuação da empresa X Clientes – pessoa física e jurídica Área de Finanças Investir em aquisições de empresas (...) Profa. Patrícia Abreu

13 Estratégia de Operações
A área de operações têm condição de definir sua estratégia (ex:) Ampliar a capacidade de operação; Mapear os fornecedores de tecnologia; (Re)definir a estratégia localização. Profa. Patrícia Abreu

14 PCO/PCP (Ampliação da capacidade de operação)
Promover a integração da Cadeia de Suprimento na direção dos fornecedores; Minimizar a ociosidade das instalações e dos provedores de internet; Buscar novas alternativas tecnológicas; Reestruturar o modelo de gestão operacional; Prospectar oportunidades de otimização do processo de Planejamento e Controle; Alavancar o uso de ferramentas preventivas e detectivas de controle da qualidade e de gestão de falhas. Profa. Patrícia Abreu

15 PCO/PCP Para cada objetivo devem ser traçados planos de ação que posteriormente serão valorados para fins de construção do Orçamento de Operações. Principal métrica do processo operacional: produtividade Profa. Patrícia Abreu

16 Principais objetivos de desempenho
Custo: produzir a um custo mais baixo que a concorrência; Qualidade: produzir com desempenho de qualidade melhor que a concorrência; Desempenho de entrega: ter confiabilidade e velocidade nos prazos de entrega melhor que a concorrência; Flexibilidade: ser capaz de reagir de forma rápida a eventos não previstos; Inovatividade: capacidade de o sistema produtivo introduzir novos produtos de forma rápida em seu processo produtivo; Não agressão ao meio ambiente: possuir um sistema de produção integrado ao meio ambiente. Profa. Patrícia Abreu

17 Medidas de produtividade
MODELO 1 Onde, prod (x) = y = produtividade; x = qtde de serviços prestados por tipo ou receita bruta/operacional/líquida ou lucro líquido; z = qtde de colaboradores da equipe de operação da respectiva linha de serviço. Objetivo: mede a quantidade de serviços ou receita/lucro gerado pelo quadro de pessoal responsável -pela respectiva linha do serviço. Profa. Patrícia Abreu

18 Medidas de produtividade
 Onde, prodT (x) = y = produtividade total  pn = serviço do mapa de operação p1 = primeiro serviço do mapa de operação x = qtde de serviços prestados por tipo ou receita bruta/operacional/líquida ou lucro líquido z = quadro total de colaboradores da equipe de operação Objetivo: mede a quantidade de serviços ou receita/lucro gerado pelo quadro total de pessoal da equipe de operação Profa. Patrícia Abreu

19 Medidas de produtividade
MODELO 2  Onde, prod (c) = y = produtividade; c = custo total ou custo variável dos serviços prestados por tipo; z = qtde de colaboradores da equipe de operação da respectiva linha de serviço. Objetivo: mede o custo total ou variável gerado pelo quadro de pessoal responsável pela respectiva linha do serviço. Profa. Patrícia Abreu

20 Medidas de produtividade
Modelo 1 – se o quociente da relação entre lucro, receita ou qtde de serviços prestados e o quadro de colaboradores de operação forem superiores a 1, então o nível de produtividade pode ser considerado satisfatório; Modelo 2 – se o quociente da relação entre custo total/variável de serviços prestados e o quadro de colaboradores de operação forem superiores a 1, então o nível de produtividade pode ser considerado insatisfatório. Profa. Patrícia Abreu

21 Importante! O nível de satisfação sobre o desempenho da produtividade, independente dos modelos, depende, na prática, do percentual de alcance das metas de operação estabelecidas pela empresa. Profa. Patrícia Abreu

22 O Plano Plano de Produção é o resultado de decisões estratégicas ligadas à produção e tem como objetivo alocar corretamente os recursos produtivos para as estratégias escolhidas. Além disso, por ser um plano de longo prazo, necessita de freqüentes reformulações para a adaptação de variáveis que forem alteradas. Profa. Patrícia Abreu

23 Principais objetivos de um sistema de PCP
minimizar atrasos e não-atendimento de ordens de produção; minimizar estoques; minimizar a ociosidade dos recursos produtivos pela alocação eficiente do trabalho; minimizar os lead-times da produção. Profa. Patrícia Abreu

24 Desafio do PCP Plano de Produção exige informações referentes aos recursos, previsão de demanda, políticas alternativas (subcontratações, turno extra, estoque) e dados de custos. Quanto mais equilibrada for a taxa de demanda com a de produção, maior será a eficácia do plano. Profa. Patrícia Abreu

25 Limitações do PCP Limitações de custos: os produtos e serviços devem ser produzidos dentro de custos determinados; Limitações de capacidade: os produtos e serviços devem ser produzidos dentro de limites de capacidade projetados para a operação; Limitações de tempo: os produtos e serviços devem ser produzidos dentro de um intervalo de tempo, no qual eles ainda têm valor para o consumidor; Limitações de qualidade: os produtos e serviços devem ter conformidade aos dados limites de tolerância projetados para o produto ou serviço. Profa. Patrícia Abreu

26 Passos para o PCP a) agrupar os produtos em famílias afins;
b) estabelecer o horizonte e os períodos de tempo a serem incluídos no plano; c) determinar a previsão da demanda destas famílias para os períodos, no horizonte planejado; d) determinar a capacidade de produção pretendida por período, para cada alternativa disponível (turno normal, turno extra, subcontratações, etc.); e) definir as políticas de produção e estoques que limitarão o plano; f) determinar os custos de cada alternativa de produção disponível; g) desenvolver planos de produção alternativos e calcular os custos decorrentes; h) analisar as restrições de capacidade produtiva. Profa. Patrícia Abreu

27 O Plano de Produção servirá de base para a elaboração do Planejamento-Mestre da Produção no nível tático. Profa. Patrícia Abreu

28 PMP O Planejamento-Mestre da Produção está na fase intermediária do planejamento estratégico e as atividades operacionais. Sua função desmembrar os planos estratégicos de longo prazo em planos específicos de médio prazo para produtos acabados Como resultado desse, tem-se o Plano-Mestre da Produção (PMP) que formalizará as decisões tomadas quanto necessidade de produtos acabados para cada período analisado. Profa. Patrícia Abreu

29 Programação da Produção: Funções de Curto Prazo
Objetivos da Programação da Produção: Permitir que os produtos tenham a qualidade especificada; Fazer com que as máquinas e pessoas operem com os níveis desejados de produtividade; Reduzir os estoques e os custos operacionais; Manter ou melhorar o nível de atendimento ao cliente. Profa. Patrícia Abreu

30 Programação da Produção
Administração de Estoques Seqüenciamento, emissão e liberação de ordens Profa. Patrícia Abreu

31 Acompanhamento e Controle da Produção
Funções: Coleta e registro de dados sobre o estágio das atividades programadas; Comparação entre o programado e o executado; Identificação dos desvios; Busca de ações corretivas; Emissão de novas diretrizes com base nas ações corretivas; Fornecimento de informações produtivas aos demais setores da empresa (Finanças, Engenharia, Marketing, RH, etc); Preparação de relatórios de análise de desempenho do sistema produtivo. Profa. Patrícia Abreu

32 Profa. Patrícia Abreu

33 O Acompanhamento e Controle da Produção fecha o ciclo das atividades realizadas pelo PCP e serve de suporte ao sistema produtivo, garantindo que as atividades planejadas e programadas para o período sejam cumpridas. Profa. Patrícia Abreu


Carregar ppt "Planejamento, Programação e Controle da Produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google