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Agroindústria Familiar
- Elementos -
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COMERCIALIZAÇÃO Bens e Serviços Setor Terciário Setor Secundário PROCESSAMENTO Agroindústria Setor Primário PRODUÇÃO Matéria-prima
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AGROINDUSTRIA-LIZAÇÃO
35% PRODUÇÃO COMERCIA-LIZAÇÃO 15% 27% INSUMOS 23% Fonte: FAO/1996
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AGROINDÚSTRIA FAMILIAR
Conceito: “atividade que permite aumentar e reter, nas zonas rurais, o valor agregado da produção da agricultura familiar, através da execução de tarefas de pós-colheita nos produtos provenientes de atividades agrosilvopastoris, tais como a seleção, lavagem, classificação, armazenamento, conservação, transformação, embalagem, transporte e comercialização”.
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Características das Agroindústrias Familiares tradicionais
A maioria dos produtos são, geralmente, bens de consumo final; Os mercados são principalmente locais; Os consumidores são, na maioria, das classes média e baixa; Os mercados são estreitos e instáveis, com participação importante dos intermediários e pequenas margens de lucro.
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Tipos do Mercado Convencional Diferenciado
Nenhum Controle sobre Preços Baixa Margem sobre Vendas Liderança no custo/escala Marcas globalizadas Circulação de mercadorias convencionais Consumidor é Cliente Sistema obscuro Individualismo competitivo Anônimo Benefício grandes grupos Mito no livre mercado Ênfase no Marketing - Lucro Diferenciado Maior Alta Diferenciação Selos de Qualidade Circulação de Produtos Diferenciados Consumidor é Cidadão Sistema Transparente Cooperação/complentaridade Mútuo conhecimento Benefício da população Responsabilidade ambiental Ênfase no social e no justo
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Enfoques da Agroindústria e do Sistema Agroalimentar
Vantagens Passivas Vantagens Ativas AIF – SIAL Tradicional Produtos tradicionais com saber-fazer local Mercados locais Ação coletiva em torno dos produtos tradicionais Abertura de novos mercados Induzido Produtos promissores com saber-fazer induzido Oportunidades de nichos de mercado especializados Ação coletiva induzida em torno dos produtos promissores Ampliação de oportunidades
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Desafio para a Agroindústria Familiar
Desenvolver melhores estratégias para superar as limitações atuais e desenvolver produtos diferenciados para acessar mercados (regional, nacional e internacionais).
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DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO
PRODUÇÃO PROCESSAMENTO - Familiar - Orgânica - Artesanal COMERCIALIZAÇÃO - Ecológica - Orgânico - Exclusivo - Selos - Relacionamento - Ético, Justo
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Tendências do Agronegócio
O novo perfil de consumo alimentar valoriza Incorporação de serviços Segmentação e descomoditização do mercado Distribuição A grande distribuição domina o comércio de commodities Os serviços alimentares e a segmentação do mercado definem estratégias das “empresas de território” Determinantes da competitividade agroindustrial Mais ligados a aspectos de mercado do que à tecnologia Importância do contexto local: interação homem-produto- território
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Estratégias para as Agroindústrias Familiares
Reforçar a organização econômica dos produtores Diferenciação de produtos Foco no mercado e na agregação de renda Agroindustrialização para agregar valor Redes de complementaridades e para busca de escala Vender alimentos de alta qualidade Certificação de qualidade e origem Segurança alimentar Agricultura orgânica Valorizar o território Agroturismo Valorização da cultura e culinária regional Produção de lazer e paisagem
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