A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atencaobasica.org.br Como potencializar a criação do conhecimento?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atencaobasica.org.br Como potencializar a criação do conhecimento?"— Transcrição da apresentação:

1 atencaobasica.org.br Como potencializar a criação do conhecimento?

2 O conhecimento humano é criado e expandido através da interação social entre o conhecimento tácito e o explícito, o que configura a conversão do conhecimento, que é um processo social entre indivíduos.

3 Propriedades do conhecimento tácitoPropriedades do conhecimento explícito Pessoal, específico ao contexto, difícil de ser formulado ou comunicado; Conhecimento transmissível em linguagem formal e sistemática; Capacidade de adaptação, de lidar com situações novas e excepcionais; Capacidade de disseminar, reproduzir, acessar e reaplicar; Saber como fazer, saber quem sabe fazer, insights, intuições; Treinar, ensinar; Colaborar, compartilhar uma visão, transmitir uma cultura; Organizar, sistematizar, traduzir a visão em uma afirmação, em orientações operacionais; Mentorar para transferir conhecimento de um para outro, face a face. Transmitir conhecimento por meio de produtos, serviços e processos documentados. Adaptado de Kimiz Dalkir, 2011

4 Formas de conversão do conhecimento. (NONAKA; TAKEUCHI, 1997)

5 Socialização: tácito para tácito, conhecimento compartilhado. Processo de compartilhamento de experiências face a face, de maneira natural, típico das interações sociais (por exemplo: a "hora do cafezinho”).

6 Externalização: tácito para explícito, conhecimento conceitual. O conhecimento tácito se torna explícito por meio de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos. A escrita, por exemplo, é uma forma de converter conhecimento tácito em explícito.

7 Combinação: explícito para explícito, conhecimento sistêmico. Indivíduos trocam conhecimentos por meio de documentos, reuniões ou redes computadorizadas. A reconfiguração das informações existentes através da classificação, do acréscimo, da combinação ou da categorização do conhecimento explícito.

8 Internalização: incorporação do conhecimento explícito em tácito, conhecimento operacional. Está relacionada ao “aprender fazendo”.

9 Referências DALKIR, Kimiz. Knowledge management in theory and practice. Massachusetts: Massachusetts Institute of Tecnology, 2011. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997

10 Dúvidas? Envie e-mail para: contato@atencaobasica.org.br


Carregar ppt "Atencaobasica.org.br Como potencializar a criação do conhecimento?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google