Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJuliana Peralta Terra Alterado mais de 8 anos atrás
1
atencaobasica.org.br Como potencializar a criação do conhecimento?
2
O conhecimento humano é criado e expandido através da interação social entre o conhecimento tácito e o explícito, o que configura a conversão do conhecimento, que é um processo social entre indivíduos.
3
Propriedades do conhecimento tácitoPropriedades do conhecimento explícito Pessoal, específico ao contexto, difícil de ser formulado ou comunicado; Conhecimento transmissível em linguagem formal e sistemática; Capacidade de adaptação, de lidar com situações novas e excepcionais; Capacidade de disseminar, reproduzir, acessar e reaplicar; Saber como fazer, saber quem sabe fazer, insights, intuições; Treinar, ensinar; Colaborar, compartilhar uma visão, transmitir uma cultura; Organizar, sistematizar, traduzir a visão em uma afirmação, em orientações operacionais; Mentorar para transferir conhecimento de um para outro, face a face. Transmitir conhecimento por meio de produtos, serviços e processos documentados. Adaptado de Kimiz Dalkir, 2011
4
Formas de conversão do conhecimento. (NONAKA; TAKEUCHI, 1997)
5
Socialização: tácito para tácito, conhecimento compartilhado. Processo de compartilhamento de experiências face a face, de maneira natural, típico das interações sociais (por exemplo: a "hora do cafezinho”).
6
Externalização: tácito para explícito, conhecimento conceitual. O conhecimento tácito se torna explícito por meio de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos. A escrita, por exemplo, é uma forma de converter conhecimento tácito em explícito.
7
Combinação: explícito para explícito, conhecimento sistêmico. Indivíduos trocam conhecimentos por meio de documentos, reuniões ou redes computadorizadas. A reconfiguração das informações existentes através da classificação, do acréscimo, da combinação ou da categorização do conhecimento explícito.
8
Internalização: incorporação do conhecimento explícito em tácito, conhecimento operacional. Está relacionada ao “aprender fazendo”.
9
Referências DALKIR, Kimiz. Knowledge management in theory and practice. Massachusetts: Massachusetts Institute of Tecnology, 2011. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997
10
Dúvidas? Envie e-mail para: contato@atencaobasica.org.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.