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CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR
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OBJETIVO APRESENTAR O PRINCIPAL DOCUMENTO DA ECO-92, A AGENDA 21 PARA A COMUNIDADE ESCOLAR E MOTIVÁ-LA A CONSTRUIR SUA PRÓPRIA AGENDA. AVANÇAR
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JUSTIFICATIVA Se a Educação tem como finalidade contribuir para o exercício da cidadania, é fundamental que a Escola esteja conhecendo e comprometendo-se com a construção de uma sociedade mais sustentável. AVANÇAR
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O que é Agenda 21? É um documento assinado entre os governos dos países reunidos na conferência mundial do Meio Ambiente, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, com o objetivo de promover o Desenvolvimento Sustentável, no século XXI: melhor qualidade de vida no presente, sem comprometer o futuro. Isso significa adotar iniciativas sociais, econômicas e ambientais que levem ao planejamento com Justiça. AVANÇAR
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Como se organiza a Agenda 21?
A Agenda 21 é formada por capítulos da seguinte forma: AVANÇAR
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Seção I - Dimensões sociais e econômicas
Capítulo 01 - Preâmbulo Seção I - Dimensões sociais e econômicas Capítulo 02 - Cooperação Internacional para acelerar o desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimento e políticas internas correlatadas. Capítulo 03 - Combate à pobreza Capítulo 04 - Mudança dos padrões de consumo AVANÇAR
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Seção I - Dimensões sociais e econômicas
Capítulo 05 - Dinâmica demográfica e sustentabilidade Capítulo 06 - Proteção e promoção das condições da saúde humana Capítulo 07- Promoção do DS dos assenta- mentos humanos Capítulo 08 - Integração entre meio ambiente e desenvolvimento na tomada de decisões AVANÇAR
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Capítulo 09 - Proteção da atmosfera
Seção II - Conservação e gerenciamento dos recursos para desenvolvimento Capítulo 09 - Proteção da atmosfera Capítulo 10 - Abordagem integrada do planejamento e do gerenciamento dos recursos terrestres Capítulo 11 - Combate ao desflorestamento Capítulo 12 - Manejo de ecossistemas frágeis: a luta contra a desertificação e a seca AVANÇAR
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Capítulo 13 - Gerenciamento de ecossistemas frágeis: DS das montanhas
Seção II - Conservação e gerenciamento dos recursos para desenvolvimento Capítulo 13 - Gerenciamento de ecossistemas frágeis: DS das montanhas Capítulo 14 - Promoção do desenvolvimento rural e agrícola sustentável Capítulo 15 - Conservação da diversidade biológica Capítulo 16 - Manejo ambientalmente saudável da biotecnologia AVANÇAR
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Seção II - Conservação e gerenciamento dos recursos para desenvolvimento
Capítulo 17 - Proteção de oceanos, de todos os tipos de mares - inclusive mares fechados - e das zonas costeiras e proteção. Uso racional e desenvolvimento de seus recursos vivos Capítulo 18 - Proteção da qualidade e do abastecimento dos recursos hídricos: aplicação de critérios integrados no desenvolvimento, manejo e uso dos recursos hídricos AVANÇAR
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Seção II - Conservação e gerenciamento dos recursos para desenvolvimento
Capítulo 19 - Manejo ecologicamente saudável das substâncias químicas tóxicas, incluída na prevenção do tráfico internacional dos produtos tóxicos e perigosos Capítulo 20 - Manejo ambientalmente saudável dos resíduos perigosos. Incluindo a prevenção do tráfico internacional ilícito de resíduos perigosos. AVANÇAR
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Seção II - Conservação e gerenciamento dos recursos para desenvolvimento
Capítulo 21 - Manejo ambientalmente saudável dos resíduos sólidos e questões relacionadas com esgotos Capítulo 22 - Manejo seguro e ambientalmente saudável dos resíduos radioativos AVANÇAR
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Seção III - Fortalecimento do papel dos grupos principais
Capítulo 23 - Preâmbulo Capítulo 24 - Ação mundial pela mulher, com vistas a um desenvolvimento sustentável eqüitativo Capítulo 25 - A infância e a juventude no desenvolvimento sustentável AVANÇAR
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Seção III - Fortalecimento do papel dos grupos principais
Capítulo 26 - Reconhecimento e fortalecimento do papel das populações indígenas e suas comunidades Capítulo 27 - Fortalecimento do papel das Organizações Não-Governamentais: parceiros para um DS Capítulo 28 - Iniciativas das autoridades locais em apoio à Agenda 21 AVANÇAR
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Seção III - Fortalecimento do papel dos grupos principais
Capítulo 29 - Fortalecimento do papel dos trabalha-dores e de seus sindicatos Capítulo 30 - Fortalecimento do papel do comércio e da indústria Capítulo 31 - Comunidade científica e tecnológica Capítulo 32 - Fortalecimento do papel dos agricultores AVANÇAR
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Seção IV - meios de implementação
Capítulo 33 - Recursos e mecanismos de financiamento Capítulo 34 - Transferência de tecnologia ambiental-mente saudável, cooperação e fortalecimento institucional Capítulo 35 - A ciência para o DS Capítulo 36 - Promoção do ensino, da conscientização e do treinamento AVANÇAR
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Seção IV - meios de implementação
Capítulo 37 - Mecanismos nacionais e cooperação internacional para fortalecimento institucional nos países em desenvolvimento Capítulo 38 - Arranjos institucionais internacionais Capítulo 39 - Instrumentos e mecanismos jurídicos internacionais Capítulo 40 - Informação para a tomada de decisões AVANÇAR
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21 PORTAL Agenda Ações para uma sociedade sustentável AVANÇAR
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O que é AGENDA 21 AGENDA 21 GLOBAL AGENDA 21 no Brasil AGENDA 21 Local
Temas para o século XXI Comunicação Fale conosco AVANÇAR
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vamos fazer uma Agenda 21 na nossa Escola?
E agora, vamos fazer uma Agenda na nossa Escola? AVANÇAR
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“Resgatar o ideal de transformar o mundo por meio das pessoas e, assim, fazer com que as gerações aprendam a respeitar o ser humano e o planeta em que vivemos” AVANÇAR
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