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Logística e Gerenciamento da

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Apresentação em tema: "Logística e Gerenciamento da"— Transcrição da apresentação:

1 Logística e Gerenciamento da
Cadeia de Suprimentos

2 Origem da Palavra Logística
Alojar Origem francesa Verbo loger Origem do conceito Termo bélico; Utilizado na 2a. Guerra Mundial; Agilidade no posicionamento de : tropas, provisões, e munições; Logística

3 Visão Empresarial da Logística Sempre foi vista de forma não integrada
Transportar mercadoria Armazenar mercadoria Ferramenta Gerencial Estratégia do negócio Supply Chain Management Fabricante, Transporte, Armazenagem, Ponto de Venda, Cliente, Lucro

4 O processo logístico integra
Transporte Armazenamento Fluxo Estoque Embalagem Manuseio de Materiais Informações

5 Cadeia de Abastecimento
Supply Chain Produção Distribuição/ Armazenamento Pontos de Venda Cliente Logística reversa

6 A cadeia de suprimentos...
Fluxo de informações

7 Cadeia de Abastecimento
Conceito A logística de mercado envolve o planejamento, a implementação e o controle dos fluxos físicos de materiais e de produtos finais entre os pontos de origem e os pontos de uso, com o objetivo de atender às exigências dos clientes e de lucrar com esse atendimento. Philip Kotler

8 Definição de Logística empresarial...
“Trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.”

9 Visão Empresarial da Logística “Um produto ou serviço tem pouco valor se não estiver disponível aos clientes no tempo e no lugar em que eles desejam consumi-lo.” – Ronald Ballou

10 Logística Empresarial
Algumas aplicações Indústria, comércio e serviço; Hospital – localização centros médicos; Correios – coleta e distribuição das cartas; Bancos – Estoque caixas automáticos; Gás – Rede de distribuição (canos); Material escritório – uso interno; Militar – Troca de armas, cor dos carros;

11 Logística empresarial (administração de materiais)
Possíveis atividades em uma cadeia de suprimentos imediatos da empresa... Logística empresarial Suprimento físico (administração de materiais) Distribuição física Fontes de Suprimentos Plantas / Operações Clientes

12 Principais atividades
Distribuição Transportes Manutenção de estoques Processamento de pedidos Programação do produto Embalagem protetora Armazenagem Manuseio de materiais Manutenção de informações Suprimentos Transportes Manutenção de estoques Processamento de pedidos Aquisição Embalagem protetora Armazenagem Manuseio de materiais Manutenção de informações.

13 Período pré-estabilização da economia
Economia de alta inflação. Gestão totalmente financeira. Política industrial protegida. Cliente sem escolha. Falta de opção. Acesso restrito às inovações tecnológicas. Domínio das empresas familiares. Negligência total com os processos.

14 Período pós-estabilização da economia
Fim da especulação financeira. Abertura da economia brasileira. Competitividade Internacional. Acesso às inovações tecnológicas. Ganho oriundo da eficiência na operação. Reestruturação dos processos.

15 Logística Empresarial Cenário atual População crescente Mais
concorrência Cliente mais exigente Mais Fornecedores Logística Empresarial Globalização Ciclo de vida dos produtos curto Mais Pontos de Venda Complexidade nos processos Margens apertadas

16 Melhoria no nível de serviço
Receitas dependem do nível de serviço; Maximizar a lucratividade, mesmo que aumentem os custos; Redução de custos Minimizar os custos de transporte e armazenagem; Manter o nível de serviço; Maximização do lucro. Estratégia Logística Redução do Capital Minimizar o investimento do sistema logístico.

17 Logística de Suprimento Logística de Distribuição
Logística de Produção Logística de Distribuição Logística Reversa

18

19 Desdobramento das Diretrizes
Planejamento Estratégico Diretrizes de Longo Prazo Missão, Visão, Valores e Objetivos. Diretrizes de Curto Prazo (anual) Cenário, Orçamento, Metas e Medidas Desdobramento das Diretrizes Planejamento das UN’s (tático) Orçamento, Ações, Metas e Medidas

20 Cadeia de Abastecimento
Fator Crítico de Sucesso Diferencial competitivo Modelo Logístico Empresarial Planejamento Estratégico Estratégia Mercadológica Cadeia de Abastecimento Estratégia Logística

21 Localização Comunicação Preço
Estratégia do Negócio Visão Mercadológica Produto Mercado Comunicação Serviços Preço

22 Planejamento Logístico
Nível de serviço ao cliente Decisões de localização das instalações Decisões de estoque Decisões de transporte Nível de serviço ao cliente

23 Nível de Serviço ao Cliente
Para quem ? O quê ?

24 Segmentando o Mercado Nem todos os produtos devem ser fornecidos ao mesmo nível de serviços ao cliente. Cada cliente tem expectativas de nível de serviço distintas para cada produto.

25 Modelo de Distribuição SEM intermediário
Empresa 1 Grupo de Consumidor 1 2 Grupo de Consumidor 2 3 Grupo de Consumidor 3 09 transações comerciais.

26 Modelo de Distribuição COM intermediário
Empresa 1 Grupo de Consumidor 2 3 Intermediário 06 transações comerciais.

27 LOGÍSTICA REVERSA

28 Logística reversa Os primeiros estudos sobre logística reversa são encontrados nas décadas de 70 e 80; Com foco principal relacionado ao retorno de bens a serem processados em reciclagem de materiais, denominados e analisados como canais de distribuição reversos; À partir da década de 90 o tema tornou-se mais visível no cenário empresarial.

29 Definição de Logística reversa
Em uma perspectiva de negócios, o termo refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição de materiais, reúso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura.... STOCK (1998)

30 Por que existe logística reversa?
Ciclo de vida mercadológico reduzido Introdução de novos modelos; Uso de materiais de menor durabilidade; Dificuldade técnica e econômica de conserto Tendência à descartabilidade

31 Por que existe logística reversa?
Atendimento de uma variedade de interesses sociais, ambientais e governamentais visando garantir seus negócios e a sua lucratividade ao longo de tempo;

32 Por que existe logística reversa?
Necessidade de satisfazer diferentes stakeholders (acionistas, funcionários, clientes, fornecedores, comunidade local, governo) – avaliam as empresas sob diferentes perspectivas

33 Por que existe logística reversa?
O retorno dos produtos de pós-venda em grande quantidade precisa ser equacionado, sob pena de interferir nas operações e na rentabilidade das atividades das empresas.

34 Por que existe logística reversa?
Necessidade de diminuição da poluição por contaminação ou excesso; Legislações ambientais desobrigam governos e responsabilizam as empresas, ou suas cadeias industriais, pelo equacionamento dos fluxos reversos dos produtos de pós-consumo.

35 Por que existe logística reversa?
Risco a imagem da empresa, à sua reputação cidadã e consciente da responsabilidade socioambiental diante da comunidade.

36 Transações de produtos
1994 2006 Unidades Computadores 0,6 8,6 Milhões de unidades Internet 4 866 Milhões de dólares Telefone celular 0,12 80 Garrafas Pet Início 9 Bilhões de unidades Latas de alumínio 14 Lâmpadas de Hg - Embalagens longa vida Pneus 25 55 Automóveis 1100 2600 Coleta de lixo em SP 5000 16000 Tonelada/dia Tabela 1: Transações de produtos entre os anos de 1994 e 2006 no Brasil Fonte: Leite (2009)

37 Diferentes tipos de fluxos logísticos
Logística Fluxos Diretos Com fornecedores (fornecimento de materiais e componentes) Com clientes (produtos, peças de reposição, materiais promocionais e de propaganda Fluxos Reversos Com fornecedores (embalagem e reparo) Com fabricantes (eliminação e reciclagem) Com clientes (excesso de estoque e reparos

38 Perspectiva Estratégica da LR
Refere-se às decisões de LR no macroambiente empresarial constituído pela sociedade e comunidades locais, governos e ambiente concorrencial. Portanto, levará em consideração as características que garantirão competitividade e sustentabilidade às empresas nos eixos econômico e ambiental por meio de diversificados objetivos empresariais.

39 Perspectiva Estratégica da LR
Recuperação de valor financeiro; Seguimento de legislações; Prestação de serviços aos clientes; Mitigação dos riscos ou reforço da imagem de marca ou corporativa e demonstração de responsabilidade social.

40 Perspectiva Operacional da LR
Envolvem o uso das principais ferramentas de logística aplicadas à logística reversa. Localização de instalações; Roteirização; Gestão de estoques; Gestão de transporte e armazenagem e etc.

41 Incentivo à LR Sensibilidade ecológica & ambiental:
Pesquisas de opinião (conscientização); Quantidades excedentes visíveis em locais abandonados, rios ou córregos; Sustentabilidade empresarial (defesa da imagem corporativa) Sociedades exigem leis e regulamentações específicas.

42 Eixos de sustentabilidade
Sustentabilidade Social Sustentabilidade Ambiental Sustentabilidade Econômica Fonte: Leite (2009)

43 LR na prática (Sustentabilidade)
Uma pesquisa do Cambridge Report, utilizando 1250 adultos dos EUA em 1992, revelou que 70% concordavam em pagar preços maiores por produtos que oferecessem menores impactos ao ambiente

44 LR na prática (Sustentabilidade)
Um estudo realizado pela Harvard Business Review indica que o meio ambiente, a disposição de resíduos sólidos e a poluição estão entre as principais preocupações de mais de 12 mil gerentes pesquisados.

45 LR na prática (Sustentabilidade)
A maior empresa varejista do mundo, o Wal-Mart, encoraja compras de fornecedores que tenham produtos “amigáveis” em relação ao meio ambiente.


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