Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Instituto de Computação
Universidade Estadual de Campinas Uso de agentes de interface para auxiliar a avaliação formativa no ambiente TelEduc Ricardo Luís Lachi Joice Lee Otsuka Heloisa Vieira da Rocha
2
Estrutura da apresentação
Avaliação formativa Agentes: solução flexível Ferramenta de bate-papo Agente desenvolvido Interface e processo de aprendizagem Outras características Conclusões
3
Avaliação formativa Acompanhamento do aluno durante todo o processo de aprendizagem Em ambientes de EaD o acompanhamento é feito por meio da análise do registro das interações entre os participantes Há um grande volume de informações a ser analisado
4
Suporte à avaliação formativa
Desenvolvimento de ferramentas para suporte à coleta, identificação, seleção e análise de dados relevantes A relevância de uma informação depende de cada professor, do contexto e dos objetivos de cada curso Fornecer uma solução flexível e adaptável às necessidades e interesses de cada professor
5
Agentes Não há uma definição precisa Agentes de interface
Componente de software capaz de agir e realizar tarefas autonomamente para o usuário, buscando atingir um conjunto de metas Não há uma definição precisa Aprendem observando e monitorando as ações dos usuários em uma interface Atuam como assistentes pessoais e com outros agentes na realização de determinadas tarefas Agentes de interface
6
A Ferramenta de Bate-papo
É a ferramenta mais desestruturada dentre todas as existentes Ex.: no Fórum de Discussões é possível organizar as mensagens por tópicos Não há restrições quanto ao conteúdo de uma mensagem
7
(15:01:21) Gislaine fala para Sales: Boa tarde, tudo bem ?
Registro do Bate-papo (15:01:21) Gislaine fala para Sales: Boa tarde, tudo bem ?
8
Aprendizagem por Observação
Seleção de Registros Aprendizagem por Observação
9
Comentários Selecionados
10
Comentários Selecionados
11
Aprendizagem via feedback
Apresentação dos critérios de seleção de um comentário Aprendizagem via feedback
12
Configuração direta do agente
Seleção rápida: definir para o agente sempre selecionar certos tipos de mensagens Ex.: sempre selecionar todas as mensagens do aluno “Zé”; Autonomia: o agente auto-alimenta a sua base de conhecimentos Múltiplas visões: possibilidade de ver o conjunto de comentários selecionados pelo agente de um outro usuário
13
Conclusões É passível de ser aplicado nas outras ferramentas de comunicação Testes preliminares apontam resultados positivos entre 65% a 75% das mensagens selecionadas pelo agente são relevantes para o usuário O objetivo principal foi dar flexibilidade ao usuário de alterar/ajustar a base de conhecimentos do agente
14
Endereços para contato
Grupo de pesquisa TelEduc s para contato: Ricardo Luís Lachi: Joice Lee Otsuka: Heloisa Vieira da Rocha:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.