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Desenvolvimento de novos produtos

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento de novos produtos"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de novos produtos

2 Desenvolvimento de novos produtos
Todo produto percorre o que podemos chamar de ciclo de vida... ...nasce, passa por diversas fases e, mais cedo ou mais tarde, morre quando aparece outro produto que atenda melhor às necessidades dos consumidores;

3 Desenvolvimento de novos produtos
O ciclo de vida do produto apresenta dois desafios importantes: a) a preocupação constante com o desenvolvimento de novos produtos; (o problema do desenvolvimento de novo produto)

4 Desenvolvimento de novos produtos
b) a adaptação das estratégias de MKT diante das mudanças nos gostos, na tecnologia, na concorrência; durante os estágios do ciclo de vida do produto; (o problema das estratégias de ciclo de vida do produto)

5 Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia
Uma empresa pode obter novos produtos de duas maneiras: 1) pela compra de outras empresas inteiras, pela compra de patentes ou pela compra de licença de fabricação; 2) por meio da área de P&D – Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos;

6 Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia
Novos produtos significam: os produtos originais, as melhorias, as modificações nos produtos existentes e as novas marcas que a própria empresa desenvolve por meio da sua área de P&D;

7 Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia
Os índices de novos produtos que fracassam são alarmantes; Um estudo americano diz que, dos 25 mil novos produtos que chegam ao mercado (nos setores de alimentos, saúde, beleza e bebidas) a cada ano, apenas 40% permanecerão mais cinco anos;

8 Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia
Existem diversas razões que explicam esse fenômeno: Mercado superestimado; Erros de projeto; Posicionamento de mercado incorreto; Preço; Propaganda; Custos de desenvolvimento elevados; Reação da concorrência não prevista;

9 Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia
Duas formas de analisar os motivos do fracasso de um produto: a) identificar nos produtos de sucesso o que eles têm em comum; b) analisar os produtos que fracassaram para aprender o máximo de lições possível;

10 Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia
O sucesso de novos produtos depende de: a) desenvolvimento de um produto exclusivo superior; b) que tenha qualidade superior; c) com novas características; d) com maior valor de uso;

11 Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia
e) Definir e avaliar o mercado alvo; f) Definir os requisitos do produto e seus benefícios; g) Compromisso do alto escalão da empresa; h) Inovação incansável; i) Um processo de P&D sem percalços;

12 Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia
Para tanto, as empresas devem conhecer seus consumidores, mercados e concorrentes e desenvolver produtos que entreguem benefícios superiores aos seus clientes;

13 Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia
Como a chance de fracasso no desenvolvimento de novos produtos é grande... ...as empresas buscam implementar um forte processo de planejamento para dar suporte ao lançamento de novos produtos;

14 Desenvolvimento de novos produtos - Estágios
Principais estágios do desenvolvimento de novos produtos: Geração de idéias; Seleção de idéias; Desenvolvimento e teste do conceito; Estratégias de MKT;

15 Desenvolvimento de novos produtos - Estágios
Análise do negócio; Desenvolvimento do produto; Teste de mercado; Comercialização;

16 Desenvolvimento de novos produtos - Geração de idéias
O desenvolvimento de novos produtos passa pela busca sistemática de novas idéias; Uma empresa gera muitas idéias para aproveitamento de poucas, em geral apenas uma;

17 Desenvolvimento de novos produtos - Geração de idéias
Na Gillete de cada 45 novas idéias, apenas três passam para o estágio de desenvolvimento e dessas, apenas uma alcança o mercado; A DuPont descobriu que podem ser necessárias três mil idéias brutas para produzir apenas dois produtos comerciais vencedores;

18 Desenvolvimento de novos produtos - Geração de idéias
Entre as fontes importantes de idéias para novos produtos estão: a) as fontes internas; b) os clientes; c) os concorrentes; d) os distribuidores; e) os fornecedores

19 Desenvolvimento de novos produtos - Geração de idéias
Utilizando as fontes internas a empresa pode descobrir novas idéias por meio de pesquisas e desenvolvimento formais; Algumas empresas têm desenvolvido programas internos de incentivos às novas idéias, para novos produtos e serviços;

20 Desenvolvimento de novos produtos - Geração de idéias
Boas idéias para novos produtos também surgem quando os clientes são ouvidos; A observação dos produtos da concorrência também pode sugerir novas idéias;

21 Desenvolvimento de novos produtos - Geração de idéias
A busca por idéias novas deve ser sistemática e não aleatória; A direção da empresa pode instituir um sistema de gerenciamento de idéias, que oriente o fluxo de novas idéias até um ponto onde poderão ser revisadas e avaliadas; 21/43

22 Desenvolvimento de novos produtos - Seleção das idéias
No estágio da geração de idéias o objetivo é receber e catalogar o maior número possível delas; No estágio da seleção a direção da empresa inicia a primeira fase de redução do número de idéias, garimpando aquelas aproveitáveis;

23 Desenvolvimento de novos produtos - Seleção das idéias
Como os custos de desenvolvimento crescem substancialmente; Nos estágios seguintes, a empresa deve buscar dar continuidade somente às idéias que poderão se tornar rentáveis;

24 Desenvolvimento de novos produtos - Seleção das idéias
Existem diversos sistemas diferentes de coletar e selecionar as novas idéias por parte das empresas;

25 Desenvolvimento de novos produtos - Desenvolvimento e teste do conceito
Uma idéia atraente deve ser desenvolvida em um conceito de produto. É importante uma distinção entre: Idéia de produto; Conceito de produto; Imagem de produto;

26 Desenvolvimento de novos produtos - Desenvolvimento e teste do conceito
Idéia de produto: é uma sugestão de um possível produto que a empresa poderia oferecer ao mercado; Conceito de produto: é uma versão detalhada da idéia, expressa em termos que tenham sentido para o consumidor;

27 Desenvolvimento de novos produtos - Desenvolvimento e teste do conceito
Imagem de produto: é o modo como os consumidores percebem um produto real ou potencial; O teste de conceito requer testar os conceitos de novos produtos com grupos de consumidores alvo;

28 Desenvolvimento de novos produtos - Desenvolvimento e teste do conceito
Os conceitos podem ser apresentados simbólica e fisicamente; Para alguns testes uma palavra ou fotografia podem ser suficientes, mas, uma representação física do conceito aumentará a confiabilidade do teste;

29 Desenvolvimento de novos produtos - Desenvolvimento e teste do conceito
Após apresentado o conceito do produto aos clientes, a empresa convida os consumidores a reagir ao teste respondendo a um conjunto de perguntas... ...que levam a empresa a diagnosticar a aceitação do produto pelo público alvo;

30 Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia de Marketing
Desenvolver a estratégia de MKT consiste em três partes: 1) descrever o mercado alvo, o posicionamento para o produto e as metas de vendas, a participação de mercado e lucro para os primeiros anos;

31 Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia de Marketing
2) mostrar o preço previsto em detalhes, a distribuição e o orçamento de MKT para o produto no primeiro ano; 3) descrever as vendas, as metas de lucro e a estratégia de mix de mkt planejadas a longo prazo;

32 Desenvolvimento de novos produtos - Análise do negócio
Após a direção da empresa decidir o conceito de produto e a estratégia de mkt, ela deverá avaliar a atratividade da proposta apresentada;

33 Desenvolvimento de novos produtos - Análise do negócio
Esse estágio envolve uma revisão das projeções de vendas, custos e lucros de um novo produto, buscando determinar se atendem os objetivos da empresa; Em caso positivo, o produto passa para a etapa do desenvolvimento;

34 Desenvolvimento de novos produtos - Análise do negócio
Para estimar as vendas a empresa pode examinar o histórico de vendas de produtos semelhantes e realizar pesquisas de opinião com os clientes; Em seguida calcula os níveis de vendagem máximo e mínimo para avaliar a faixa de risco;

35 Desenvolvimento de novos produtos - Análise do negócio
Após preparar a previsão de vendas e o cálculo da faixa de risco, a gerência deve estimar os custos e lucros de todo o projeto de marketing;

36 Desenvolvimento de novos produtos - Desenvolvimento do produto
Até essa fase, o produto existe apenas como uma descrição, um desenho ou um protótipo. A área de P&D da empresa desenvolverá uma ou mais versões físicas do conceito do produto

37 Desenvolvimento de novos produtos - Desenvolvimento do produto
Em muitos lançamentos as empresas submetem os produtos a rigorosos testes, buscando garantir que a sua operação nas mãos do consumidor seja efetiva e segura;

38 Desenvolvimento de novos produtos - Teste de mercado
Após passar por todas as etapas anteriores, o produto atinge a fase de testes de mercado; Nesta fase o programa de mkt e o produto são apresentados em cenários de mercado mais realistas;

39 Desenvolvimento de novos produtos - Teste de mercado
Nesta fase a empresa testa o produto e todo seu programa de mkt; Estratégia de: posicionamento, propaganda, distribuição, preço, marca, embalagem e níveis de orçamento;

40 Desenvolvimento de novos produtos - Teste de mercado
A quantidade de testes de mercado necessária para um bom lançamento vai variar de produto para produto; O custo de testar o mercado pode ser elevado, mas em geral é pequeno quando comparado aos custos de um lançamento sem sucesso;

41 Desenvolvimento de novos produtos - Comercialização
Esta etapa é decisiva, a empresa precisa definir: data de lançamento, local de lançamento, tamanho do lançamento e sistema de distribuição;

42 Desenvolvimento de novos produtos - Comercialização
Muitas organizações preferem lançar seus novos produtos, mercado a mercado, país a país e outras preferem lançamentos nacionais ou internacionais;

43 Desenvolvimento de novos produtos
Logicamente essas fases podem variar de empresa para empresa, de produto para produto, de mercado para mercado;


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