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ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.

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Apresentação em tema: "ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL."— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

2 A ética se move, historicamente, se amplia e se adensa.

3 A ÉTICA é disciplina PRÁTICA!
Para as empresas, ser ético exige novos desafios e criatividade…

4 A Ética e os Negócios devem
caminhar juntos! Pois, no mundo dos negócios, antes de qualquer tomada de decisão, alguns comportamentos podem ter resultados alarmantes.

5 Exemplo: Não adianta vender muito bem um produto, se em pouco tempo os clientes estarão instisfeitos!

6 Quem deve ser ético na empresa: a alta administração, o pessoal de nível médio ou os que trabalham na base?

7 CONDUTA HUMANA Conduta vem do latim conducta e é uma manifestação do comportamento do indivíduo. É, de acordo com o dicionário Melhoramentos (1997, p. 30), procedimento moral (bom ou mau). COSTA, E.M.

8 MORAL Define-se moral como o conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada. COSTA, E.M.

9 ÉTICA Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, Ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto. COSTA, E.M.

10 A ética é uma reflexão crítica sobre a moralidade
A ética é uma reflexão crítica sobre a moralidade. Mas ela não é puramente teoria. A ética é um conjunto de princípios e valores baseados em: QUERO, DEVO e POSSO. A moral é a prática de uma ética, ou seja, é regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, uma certa tradição cultural, etc. COSTA, E.M.

11 EXEMPLO: Tenho um princípio ético: “Não pegar o que não me pertence”!
Meu comportamento moral: “Se eu roubo ou não”… COSTA, E.M.

12 Entre a moral e a ética há uma tensão permanente: a ação moral busca uma compreensão e uma justificação crítica universal, e a ética, por sua vez, exerce uma permanente vigilância crítica sobre a moral, para reforçá-la ou transformá-la. COSTA, E.M.

13 ( ) Um violinista, com 40 anos, narcótico viciado
ABRIGO SUBTERRÂNEO Imaginem que nossa cidade está sob ameaça de um bombardeio. Aproxima-se um homem e lhes solicita uma decisão imediata. Existe um abrigo subterrâneo que só pode acomodar seis pessoas. Mas 12 pretendem entrar.Abaixo, há uma relação das 12 pessoas interessadas a entrar no abrigo. Faça sua escolha, destacando apenas seis delas: ( ) Um violinista, com 40 anos, narcótico viciado ( ) Um advogado, com 25 anos, HIV +. ( ) a mulher do advogado, com 24 anos, que acaba de sair do manicômio. Ambos preferem ou ficar juntos no abrigo, ou fora dele. ( ) Um sacerdote com 75 anos ( ) Uma prostituta, com 34 anos. ( ) Um ateu com 20 anos, autor de vários assassinatos. ( ) Uma universitária que fez voto de castidade ( ) Um físico, 28 anos, que só aceita entrar no abrigo se puder levar consigo uma arma. ( ) Um declamador fanático, com 21 anos. ( ) Uma menina de 12 anos, e baixo Q.I. ( ) Um homossexual, com 47 anos. ( ) Um excepcional, com 32 anos, que sofre de ataques epilépticos. Costa, E.M

14 ÉTICA DA RESPONSABILIDADE
ÉTICA DA CONVICÇÃO. Costa, E.M

15 ÉTICA DA RESPONSABILIDADE
Weber (1959): ÉTICA DA CONVICÇÃO As decisões decorrem da aplicação de princípios ou ideais; Decidir é obedecer a ditames da consciência, respeitar preceitos, prescrições e normas. ÉTICA DA RESPONSABILIDADE As decisões decorrem de uma análise; a) das circunstâncias; b)dos riscos; c) dos custos e benefícios; Decidir é presumir resultados altruístas, responder pelas consequências das ações. Costa, E.M

16 Exemplos de tomadas de decisão :
Ética da Convicção Exemplos de tomadas de decisão : Como sou mãe, devo cuidar dos meus filhos e tenho de dedicar-me à família; Como sou católico, é forçoso obedecer aos dogmas da Igreja e à sua hierarquia; Como sou brasileiro, sinto-me obrigado a amar a minha pátria e defendê-la se esta for agredida. SENSO DO DEVER Costa, E.M

17 Ética da Responsabilidade Exemplos de tomadas de decisão :
Como sou mãe, é inteligente e útil não descuidar dos meus familiares porque isso lhes traz bem-estar e me torna feliz; Como sou católico, é válido respeitar as orientações do clero porque isso promove a Glória de Deus e pode salvar a minha alma; Como sou brasileiro, faz sentido eu ser patriota, principalmente se a minha conduta puder contribuir para o país e servir de elo com meus conterrâneos. SENSO DA IMPORTÂNCIA Costa, E.M

18 Um exemplo que tipifica as duas éticas é uma adolescente grávida, que deseja o aborto. De um lado está a mãe, uma "cristã assídua", que logo impõe os princípios católicos, nos quais está a preservação da vida, e consequente, contrária ao aborto. Do outro está o pai, pensando na filha, nos resultados que provocará a maternidade na filha, na "futuro" dela, da precocidade da maternidade, então coloca tudo numa balança, e conclui que a melhor opção é o aborto. A mãe representa a Ética da Convicção, e o pai a Ética da Responsabilidade. Costa, E.M

19 Ambas teorias exigem o ALTRUÍSMO IMPARCIAL
Costa, E.M

20 Ética dos deveres, das obrigaçoes de consciência.
CONVICÇÃO Ética dos deveres, das obrigaçoes de consciência. Repousa no conforto das respostas acabadas e das verdades absolutas. RESPONSABILIDADE Ética dos propósitos, da razão, dos resultados previsíveis. Enfrenta a vertigem das perguntas e o desafio das soluções relativistas. Costa, E.M

21 ÉTICA – CASO PARA DISCUSSÃO
A marca “Maravilha Industrial” tornou-se conhecida em todo o País. Com o tempo, a empresa diversificou as suas atividades. Seus dirigentes concediam entrevistas aos veículos de comunicação, dando exemplo de empreendimentos bem sucedidos. A imagem pública da Maravilha era integrar um grupo econômico forte e sólido financeiramente. Não obstante, a marca Maravilha tinha proteção somente para as classes de produtos da empresa, o que lhe daria o direito de se inscrever em todas as classes nos termos da Lei de Patentes. Por esse tempo, os srs. “A,B e C” resolveram se aventurar na administração de consórcios. Visando aproveitar-se da “alavancagem” do nome, fundaram a “Maravilha Consórcios”. Iniciaram uma intensa campanha publicitária, na qual jamais informaram ao público que não mantinham qualquer relação societária ou comercial com a Maravilha Industrial. A maravilha Consórcios começou a ter dificuldades em entregar os bens dos consorciados. Quando estes procuraram se informar sobre o grupo controlador da maravilha Consórcios, descobriram que tal grupo não tinha qualquer relação com a conhecida Maravilha e que o patrimônio tanto da maravilha Consórcios quanto dos seus sócios era insignificante. Questões para reflexão: Como você qualifica a propaganda da maravilha Consórcios? Ela foi ética? Você acha que a agência de publicidade que fez a campanha para a Maravilha Consórcio tinha alguma obrigação ética de informar à sociedade sobre a existência de vínculo com a Maravilha Industrial? Você acha que a Autoridade Monetária, representada pelo Banco Central deveria exercer uma espécie de censura sobre as propagandas de consórcios e instituições financeiras, visando preservar o patrimônio popular? Costa, E.M

22 Os Três Dilemas Éticos Um dilema ético pode ser entendido como uma situação de conflito, na qual haja a necessidade de se fazer uma escolha relacionada com um princípio ou uma prática moral. Os três dilemas éticos apontados por Srour são: DILEMA DOS VALORES, DILEMA DOS DESTINATÁRIOS E O DILEMA DOS MEIOS. Costa, E.M

23 DILEMA DOS VALORES Ocorre em situações nas quais os indivíduos e/ou empresas se deparam com um choque de valores nas suas escolhas. A verdade ou a lealdade filial? Honrar o compromisso de saldar uma dívida ou a caridade para uma família esfomeada? Costa, E.M

24 A ética de convicção convive com o dilema congênito:
Como estabelecer uma hierarquia entre os princípios ou entre os ideais? Como definir precedências em tábuas de valores? Seria possível sacrificar um valor para salvar outro? Costa, E.M

25 DILEMA DOS VALORES Ao analisar as situações pelo critério do altruísmo imparcial, a resposta para essas perguntas torna-se evidente: devem prevalecer os interesses gerais, ainda que outros interesses menores sejam feridos. Qualquer uma das morais que se inspira pela ética da convicção embute uma hierarquia de valores, se não explícita, pelo menos implícita. Sob a orientação da ética da convicção, questões importantes e urgentes não conseguem respostas acabadas, a não ser que uma hierarquia entre os valores seja precisamente definida pelos agentes envolvidos. Costa, E.M

26 DILEMA DOS DESTINATÁRIOS
A relação moral beneficia e prejudica quem? Quaisquer formas de solucionar uma situação afetam desigualmente os agentes envolvidos. Costa, E.M

27 DILEMA DOS DESTINATÁRIOS
O que é considerado moral pelo código de conduta de uma empresa pode ser considerado imoral por outra: Exemplo: Uma empresa autoriza o pagamento de propinas aos compradores de seus produtos ou serviços, outra se recusa a isso, preferindo perder os negócios que dependem desse tipo de arranjo. Costa, E.M

28 DILEMA DOS DESTINATÁRIOS
Quanto menor for a coletividade beneficiada, em detrimento das demais coletividades, mais acirradas serão as divergências e maiores serão as distâncias que as separam. Exemplo: Proibição de fumar em aviões norte-americanos e brasileiros leva as categorias sociais de fumantes e de não-fumantes a se confrontar. Quem se beneficia com o interdito e quem sai prejudicado? Costa, E.M

29 DILEMA DOS DESTINATÁRIOS
Pela ética da responsabilidade – lógica do bem máximo para o maior numero – implica 2 fatores: Intensidade – máximo/mínimo, instruído pelo critério da qualidade ou eficácia . Quantidade – maior/menor número, informado pelo critério da equidade. Costa, E.M

30 DILEMA DOS DESTINATÁRIOS
A eficácia prevaleceu em detrimento da equidade. Portanto, ainda que a legitimação ética seja fornecida pelos padrões culturais macrossociais vigentes, esta se vê condicionada por uma relação de forças. Costa, E.M


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