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alamina inicial podeia sr o cartaz, nã?

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Apresentação em tema: "alamina inicial podeia sr o cartaz, nã?"— Transcrição da apresentação:

1 alamina inicial podeia sr o cartaz, nã?
a lamina seguinte achei terrivel. sei que deve poder tirar tudo, ma só pensar o que se fez com esta criança para colaristo tudo. não colocaria, é muito violenta, a da mafalda é tudo de bom euacho que tem que se ter um momento de cada um faze uma reflxão, ou entrar em contato com alguma publicidade mportante em sua vida. ver qu produto foi, e o qu dizia. isto a mu ver poderia ser compartlhado, cnforme or como forma de aprsentação. a pessoa fala disto alam 5

2 Olhando a questão... Conte para o grupo sobre uma propaganda que marcou a sua vida. E vamos pensar... • Eu enquanto consumidor sou... • Como me sinto em relação a minha responsabilidade individual? Já tinha pensado sobre isso? aco que esta parte deve ter um temo legal tnto para a partilha, quanto para compartilhar cm o grpo.

3 O que é Publicidade?

4 Como nos transformamos numa sociedade de consumo?
“ a nossa enorme economia produtiva exige que façamos do consumo a nossa forma de vida, que tornemos a compra e o uso de bens em rituais, que procuremos nossa satisfação espiritual e a satisfação do nosso ego no consumo. Precisamos que as coisas sejam consumidas, destruídas, substituídas e descartadas a um ritmo cada vez maior” (Victor Lebow)

5 Premissas/Valores que alimentam a pressão consumista
• Ter é mais importante do que ser; • Quantidade X Qualidade; • Define identidades, valores e práticas sociais; • O consumo sustenta a economia, e a economia não pode parar de crescer; • Aparência padronizada;

6 “A arte do marketing consiste em impedir que os desejos dos
consumidores se tornem completamente realizados. A insatisfação assegura que os cidadãos do moderno mundo líquido se deixem explorar, até a obsessão, por cada comércio, em busca de quem sabe que objeto que nos identifique” (Bauman)

7 10 empresas que dominam o mundo na alimentação
eucolocaria depois desta lamina, a fala da vanessa anacleto que são mais ou menos 6 minutos, e depois colocaria alg sobre cmo é diicil saber de onde vem estas laranjas, em que condições. nós não sabemos as condições do planti destas laranjas, na época em que o MST fez um ato na Cutrale que é uma das grandes produtoras de laranja, ficou-se sabendo qe grila terras. acho que caberia muito a seguir colocar um pedaço do Venen está na mesa II, que aborda as mulheres da chapada do apodi, no rio grade norte e ceará qe são agricultoras agroecológicas, e que são espejadas e suas terras para ceder o ugar para a fruticultura irrigiada: a del Monte, uma emprsa americaa tem um papl de destaque. interessnte qu mesmona esta lut não sefala muito e quem são estas empresas, nomeando,não sei se pr medo. o grande recado a ser dado, é como no campo há uma luta da qual a população naosabe, cporque a midia está toda censurada. então em relaão a del valle é imporante saber que e3 é da coca cola. e quena India com a ajda a vadana shivate uma luacontra a coca cola de 20 anos, em que a população loca perdeu o acesso á agua, tem qua andar quilometros paoder ter este acesso. ajustiçãoindiana inicialmente refutou a presnça a coca cola, mas voltou atrás e de fto plo que pecebi o qudro aina não mudou. acoca cola pela onu va ser origda a pagar um indenização. o exemplo da nestlé me mna gerais é a mesm coisa. desminealizou ,acabou com São Lourenço, e também é uma luta d mais de 10 anos. Um dossie de denuncia da netlé chamdo baby killer, acabou indo paa a justiç e a nest´le gahou. Esta ponta tmqu ser aborada, é ist que treos que todossaber mais, porque aí, além da destrução o mundoinfantil e da alinaão dos adultos fica claro o qe na outraponta está se consrund: a exulsão do ampo.O grande eafio para a agroeclogia é snsibilizra ponta dos consumiores. no silvio tendler eu pegaria as 58 minuts a fala da raquelrigotto,uma PROFESsora da unversidadefed do ceará que tetrablhado incessantemente sobre estas denuncias especiamente viculadas ao arotóxico.depois a falado boaventura e da vandana fecham bem. fueieque esta seria uma lamina para se poderaumentar, olhar com mais atençã por cada uma das corporações: fica um mundo quenão se consegue ver o qe é. ciquei no ampliar ma não consegui.

8 Se formos pesquisar mais…
A Del Valle é da Coca Cola, que se tornou empresa de mais de $ 1 bilhão depois da inserção da Del Valle na sua cartela de produtos. A Coca Cola é também parceira da Cutrale, maior produtora de sucos de laranja do mundo, logo os sucos vem da Cutrale

9 Mas … A Cutrale tem processos trabalhistas (condições de trabalho escravo) e por grilagem de terras Que carinho é este? Até agora para laranjas a colheita tem que ser manual!

10 Ato do consumo como ato de cidadania
Ato do consumo como ato de cidadania! Antes de consumir podemos nos perguntar... • Necessito mesmo desse produto ou serviço? • É socialmente justo? • Não poluente? Reciclável? • Seus ingredientes/componentes são obtidos respeitando a natureza e a sociedade? • Onde foi produzido? Com que mão de obra?

11 Etapas da cadeia de produção
• Extração - se perguntar se sabe de onde vem o produto, que matéria prima foi utilizada, etc, condições de trabalho das pessoas envolvidas nesta etapa • Produção - Como foi produzido, tempo destinado , relações de trabalho. • Consumo - Qual a estimativa de vida útil deste produto? Quantos destes você já consumiu até hoje?Isso era uma necessidade?O preço pago por ele é compatível com seu custo real de produção? É um bem distintivo? O que comunica o marketing desse produto? • Descarte - Esse produto tem conserto caso sofra algum dano?,É mais fácil descartá-lo do que consertá-lo? Esse produto é biodegradável?Qual o tempo de degradação? É reciclável?Qual é seu destino?Quais tipos de resíduos ele gera?Há resíduos tóxicos?Há pessoas que vivem do seu descarte?Você sabe qual seria o destino adequado? Sabe como seria fechar o ciclo?

12 Desafios para consumo responsável
• Propaganda enganosa • Consumo globalizado > transnacionais • Consumo compulsório • Consumo Compulsivo • Renda familiar diminui x Necessidades “básicas” aumentam • Estado de dependência ao estar inserido no sistema • Mudança de crenças e costumes /padrões sociais constituídos • Disponibilidade e preço dos produtos “verdes” • Falta de informação

13 Quais caminhos como consumidores conscientes e responsáveis podemos seguir?

14 Reforçar os R’s • Se Responsabilizar • Recusar, • Reduzir,
• Reutilizar, • Reciclar, • Repensar, • Resignificar Para que mais R? Só ter bem claro os 3 e agir dentro deles,é fundamenta e dificil. Os3 supõem a responsabilizaão e o repensar e ressignifcar. Radicalizar é lgal e é dificil ]E u pegaria no radicalizr a questão de tetar excluir atelevisã, lmita´la ao minimo,e mostrar comoela está em todaa parte. diferenci d computador,que tem uaspecto mais inerativo, prdutivo,de psquia. escola antroposófica nãotm televisão e orientação é que não vejam.a Este tema vaiser retomdo na próxima oficina, junto com a obsolescencia planejada, mas é legalabordar. importante etender bema diferenca etre reaproveitar e reciclar, dtodo mund embola. está clara?

15 Buscar movimentos sociais e de consumidores: priorizar alimentos agroecológicos, produtos de sua região, priorizar produtos certificados

16 saber >sentir > agir
*O contato cm vida é fundamental *Buscar conhecimento das plantas, plantar *Transformar essas possibilidades em pequenas ações do dia a dia: família / escola/ comunidade *Compostagem é um processo absolutamente mágico, nos dá a noção de ciclo, transformação *Atenção: Festas dia das mães, pais, criança, natal, etc. *Ritual de cozinhar como forma de vínculo com as pessoas e com os alimentos *Andar, passear , ter contato com mar, cachoeiras, rios, areia, floresta *Reaproveitamento de objetos: oficinas que consertem e transformem pedaços de brinquedos quebrados/ feiras de trocas solidárias *Em nível macro participar da luta por projetos de lei que regulem a publicidade/ campanhas de mobilização com abaixo-assinados/espaços de controle social *Almoços coletivos e partilhados as festas serem tratadas de novo forma, com trocas, o ssunto publicidade e toas a pressãoexistente ser abordada. se conseguir sair disto, especialmente também para s crianças Momento muito importante por que o Conselho dos direitos a Criaça quer tirar a publicidade infantil, e ste gestoé muito mportante. Etá rolando uma luta emrelaçãoa isto, mas muita gene mobilixzda. talez pedi mais infrmação para mariana.f saber+ sentir + agir O contato com a vida é fundamental! plantar colher regar conhecer as plantas compostagem cozinhar com contato… almoços coletivos andar, passear… cmemorar as festas demodo simples e fote, complantios, almoços, cntori, dança alegria o presente em segundo plano isto dava uma oficina especifia: as festas, a publicidade, o bastidores e o que fazer o costurar reaproveitamento de objetos

17 Políticas Públicas Educação e Informação
• Inserção de uma educação para o consumo consciente –transversalidade nos currículos • Políticas conscientes de abastecimento • Transporte eficiente • Rótulos claros - • Leis sobre propaganda enganosa e Propaganda infantil • Garantia de Segurança Alimentar Regulação da publicidade infantil ...

18 Conhecer movimentos coletivos

19 redes de informação - mundo globalizado - poder da informação compartilhada

20 Referências Documentários: Criança a alma do Negócio
Muito Além do Peso O Veneno está na Mesa História das Coisas Resolução 163- CONANDA – 13 março de 2014 Para entender a resolução 163- PL 5921/01- Regulação da publicidade Infantil Cartilha sobre Consumismo Infantil- Cadernos de Consumo Sustentável- MMA


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