A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III FEIRA DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III FEIRA DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR"— Transcrição da apresentação:

1 III FEIRA DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR
CICC/CIECC Patrocínio

2 APRESENTAÇÃO A III Feira de Ciências Experimentais: uma abordagem transdiciplinar é um projeto desenvolvido pelo CICC/CIECC em parceria com a UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma Feira de Ciências, a ser realizada na Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, de 2015, que possa fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas na educação básica do município e, assim, contribuir para a alfabetização científica do aluno e promover a formação continuada do professor.

3 RESPONSABILIDADES DO PROFESSOR ORIENTADOR
Os professores-orientadores: Deverão se reunir, obrigatoriamente, com a equipe técnica (UNESP e CICC) e com os alunos orientados, seguindo o cronograma prévio ou então quando solicitado, para discussão do projeto e questionamento metodológico. Deverão seguir as sugestões da equipe técnica. Deverão elaborar, junto com os alunos, relatórios técnicos simplificados sobre as etapas do projeto e encaminhá-los nos dias 28 de agosto e 23 de outubro para o endereço eletrônico com versão impressa a ser entregue nos encontros programados para esses dias. (modelo anexo) Serão responsáveis pelos projetos apresentados pelos seus alunos. Deverão responder ao questionário entregue no material de apoio pela comissão organizadora.

4 RESPONSABILIDADES DA EQUIPE TÉCNICA
A equipe técnica deverá: Acompanhar o desenvolvimento do projeto. Supervisionar o desenvolvimento das etapas, a delimitação e a determinação do tema da pesquisa científica. Fornecer orientação relativa ao levantamento bibliográfico, à estruturação lógica do trabalho, à análise científica do aparato experimental, à modelagem e também à redação do trabalho científico. Supervisionar a orientação do professor da escola participante com seu aluno, levantando a problematização e provocando tanto no aluno quanto no orientador a sistemática e criticidade científica.

5 CRONOGRAMA DO PROJETO Reuniões dos professores orientadores com a equipe técnica quando as partes julgarem necessário. Reunião GERAL, com a presença dos alunos, professores orientadores e equipe técnica no dia 03 de outubro, às 14h30, no auditório do CIECC. Envio da solicitação de orçamento dos materiais até o dia 22 de agosto.

6 COMPRA (PARCIAL OU TOTAL) DE MATERIAIS FINANCIÁVEIS
Materiais de laboratório: vidrarias, substâncias químicas, material óptico, material elétrico, instrumentos de medição, acessórios para laboratório. Ferramentas. Material de consumo, artesanato e papelaria. Serviços de terceiros (Pessoa Jurídica): marcenaria, serralheria e eletricidade. Software de modelagem.

7 INDICADORES QUALITATIVOS DISPONÍVEIS NO SITE
Mapa conceitual do projeto selecionado e etapas (projeto e etapas). Etapas cumpridas do projeto selecionado. Etapas a cumprir do projeto selecionado. Dificuldades encontradas pelo orientador e pelo aluno. Questionamento metodológico levantado pelo orientador e pelo aluno. Referências bibliográficas sugeridas ao orientador pela equipe técnica. Referências bibliográficas consultadas pelo orientador e pelo aluno.

8 INDICADORES QUANTITATIVOS
Avaliações das respostas e expectativas dos orientadores relativas ao projeto de pesquisa. Compra de materiais para execução do projeto de pesquisa. Planilha geral de gastos com material para execução do projeto. Planilha de gastos de cada projeto.

9 REALIZAÇÃO DA FEIRA DE CIÊNCIAS
A apresentação dos experimentos será realizada no dia 23 de outubro, das 14h às 17h30 e no dia 24 de outubro, das 9h às 11h30, e a premiação dos projetos vencedores ocorrerá no dia 24 de outubro, às 16h30. Como critério de desempate na pontuação da Feira de Ciências entrará presença nas reuniões, pontualidade nos relatórios .

10 MEMBROS DA EQUIPE TÉCNICA: CICC/CIECC
Juliana (Assistente de Matemática) e Fernando (Assistente de Informática), responsável pelos projetos com tutela de: Prof. Dr. Elso (Depto. de Física). Prof. Dr. Alexandre (Depto. de Física). Diego (Assistente de Linguagens), responsável pelos projetos com tutela de: Prof. Dr. Vanildo (Depto. de Engenharia e Tecnologia de Alimentos). Profª. Drª. Mônica (Depto. De Educação). Larissa (Assistente da Química), responsável pelos projetos com tutela de:

11 MATERIAL DE APOIO À EXECUÇÃO DO EXPERIMENTO – DISPONÍVEL NO SITE E ENCAMINHADO VIA E-MAIL
Dois modelos de relatório com as datas de entrega de cada um deles. Modelo de orçamento. Apresentação das equipes técnicas UNESP e CICC/CIECC com data das reuniões gerais. Texto e software para elaboração do mapa conceitual. Cópia dos slides apresentados na primeira reunião.


Carregar ppt "III FEIRA DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google