A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto P&D em AMI Eletrobrás. Agenda Motivações Redução de perdas globais (técnicas e comerciais); Melhoria da eficiência operacional; Maior proteção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto P&D em AMI Eletrobrás. Agenda Motivações Redução de perdas globais (técnicas e comerciais); Melhoria da eficiência operacional; Maior proteção."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto P&D em AMI Eletrobrás

2 Agenda

3 Motivações Redução de perdas globais (técnicas e comerciais); Melhoria da eficiência operacional; Maior proteção à receita; Melhoria da eficiência energética; Qualidade da energia; Uso eficiente da rede - multiaplicações; Atendimento da Consulta Pública n.15 da ANEEL (Medição Eletrônica em Baixa Tensão) e do PRODIST (módulo 8 - Qualidade da Energia Elétrica)

4 Consulta Pública n.15 da ANEEL Implantação de Medição Eletrônica em Baixa Tensão Documento emitido em Janeiro/2009 A ANEEL iniciou os estudos acerca do tema pretendendo analisar a viabilidade técnica e econômica do uso da medição eletrônica obrigatória em unidades consumidoras em BT. Este documento apresentou o panorama atual da tecnologia no mundo e uma análise dos possíveis ganhos para os consumidores, distribuidoras, regulador e para o sistema elétrico. Foi exposta a metodologia que será utilizada para mensurar os ganhos e benefícios. A ANEEL colocou em discussão com a sociedade brasileira os aspectos técnicos e regulatórios relevantes ao tema, e pretende receber contribuições para a execução dos projetos pilotos.

5 Premissas  Campos de testes: Serão implantados 2 (dois) campos de testes: um em área urbana e outro em área rural. Cada campo de teste será constituído de 1 alimentador completo para a área urbana e 1 alimentador rural (possivelmente de forma simplificada). Cada campo de teste será implementado em uma Empresa de Distribuição da Eletrobrás (EDE), sendo uma da Região Norte e outra da Região Nordeste. A instalação dos campos de testes será realizada pelos fornecedores dos equipamentos e sistemas (se for a melhor solução operacional). A preparação do Edital de Licitação envolverá técnicos das EDEs, do CEPEL e do CPqD. O número de unidades consumidoras a serem contempladas dependerá dos recursos alocados.

6 Premissas  Centro de Medição: Como Centro de Medição entende-se a ferramenta computacional (incluindo todos os softwares e hardwares necessários para a sua operação) responsável pela tarefa de coleta, processamento e atualização das informações oriundas dos sistemas de gestão das empresas. Deverão ser implantados núcleos do Centro de Medição no CEPEL, nas empresas onde serão implantados os projetos pilotos e no CPqD.

7 Premissas  Aplicações: Balanço Energético; Gestão de Perdas; Gestão de Cortes e Religamentos; Alarmes de Violação de Medidores; Gestão de Fornecimento (Tratamento de Alarmes de Falta de Energia e Gestão de Qualidade de Energia); Informação ao Cliente; Gestão da Telemedição; Pré-Pagamento; Multitarifação. Considerando a sensibilidade dos sistemas operativos das empresas, os aplicativos desenvolvidos neste projeto não devem interferir diretamente em tais sistemas, estando associados a eles de maneira não automática, mas de tal forma que permita o aproveitamento das informações relevantes.

8 Premissas  Gestão do Projeto: Será constituído um Comitê Executivo formado por representantes das EDEs, Eletrobrás, CEPEL e CPqD, com o objetivo de acompanhar os marcos do projeto e viabilizar questões administrativas. Será constituído um Comitê Técnico formado por representantes das EDEs, Eletrobrás, CEPEL e CPqD para viabilizar o desenvolvimento do projeto e resolver questões técnicas.

9 PREMISSAS  Atribuições do CEPEL: Coordenação do projeto Medição eletrônica Planejamento da Distribuição Investigações relacionadas a um possível desenho de tarifas (diferenciadas, pré-pagamento) Estudar durabilidade e confiabilidade dos equipamentos de medição

10 Premissas  Atribuições do CPqD: Infraestrutura de telecom e TI Definição da tecnologia Integração dos diversos níveis Padronização dos protocolos Softwares/Hardware Controle Segurança da Informação Integração dos sistemas comerciais, de gestão e GIS.

11 Objetivos Avaliar tecnologias de medição de energia elétrica que contribuam para: Combate às perdas técnicas e não técnicas de energia Melhor confiabilidade do faturamento Automação do processo de leitura de medidores Melhor gestão da distribuição Considerar as múltiplas tecnologias e funcionalidades Medição centralizada (externa ou interna) Pré-pagamento Leitura remota individual Leitura remota para consumidores rurais ou áreas de difícil acesso Corte e religação remotos

12 Objetivos Avaliar quais os sistemas de comunicação adequados à aplicação no projeto: Deverão ser consideradas as particularidades das regiões envolvidas e custos associados. Aproveitar a infraestrutura de medição que será implementada e construir elementos (TI) que venham a auxiliar a operação e o planejamento da distribuição: Exigências do PRODIST Levantamento de curvas de cargas Planejamento da expansão Redução de perdas técnicas

13 Objetivos Analisar a viabilidade técnica e econômica das diferentes soluções aplicadas no projeto. Viabilizar a interoperabilidade dos equipamentos e sistemas através da aplicação e desenvolvimento de protocolos padronizados, incluindo a segurança das informações. Estudar a construção de novas estruturas tarifárias. Estudar os aspectos legais e regulatórios necessários para a implantação das tecnologias aplicadas no projeto. Capacitar os técnicos das EDEs quanto ao uso das novas tecnologias de medição eletrônica (formação da cultura nas empresas). Configurar o sistema de forma que seja aplicável em todas as EDEs.

14 Resultados Esperados Análise da viabilidade técnico-econômica da implantação da medição eletrônica avançada em consumidores de baixa tensão das EDE’s. Implantação de 2 (dois) Projetos Pilotos de AMI nas EDE’s. Análise da viabilidade técnico-econômica das tecnologias de comunicação de dados adequadas à implantação da AMI nas EDE’s. Indicação do potencial da redução das perdas técnicas e comerciais nas EDE’s. Capacitação de técnicos das EDE’s em novas tecnologias de medição eletrônica e de comunicação de dados.

15 Riscos Caso AMPLA e CEMIG...........

16 Problemas atuais Rede de telecomunicações Homologação de medidores Segurança da rede (Invasores) Validação metrológica Interoperabilidade Aspectos de empacotamento (temperatura, umidade, EMI/EMC etc)

17 Equipamentos Custos Características dos equipamentos existentes Aspectos a desenvolver nos equipamentos / Comunicação

18 ASPECTOS DE INOVAÇÃO Centro de Medição e Aplicações Simulador de rede de telecom Avaliação das questões colocadas na Consulta Pública 015/09 ANEEL Medição de Reativos ??? Interoperabilidade ??? Depreciação dos medidores Rede Comunicação Fluxo de carga Tarifação Diferenciada Requisitos de Qualidade de Energia - PRODIST

19 METODOLOGIA

20 MACRO ETAPAS Mapeamento Estratégico e Especificação de Requisitos Desenvolvimento da infraestrutura de medição Desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações Desenvolvimento do Centro de Medição, Aplicações e Integrações Avaliação das Aplicações implementadas Avaliação da viabilidade técnico e econômica das aplicações e tecnologias analisadas Conclusões e proposição de modelo de implantação em larga escala

21 Mapeamento Estratégico e Especificação de Requisitos

22 Desenvolvimento da infraestrutura de medição

23 Desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações

24 Desenvolvimento do Centro de Medição, Aplicações e Integrações

25 Avaliação das Aplicações implementadas

26 Avaliação da viabilidade técnico e econômica das aplicações e tecnologias analisadas

27 Conclusões e proposição de modelo de implantação em larga escala

28 Nome do Palestrante palestrante@cpqd.com.br (19) 3705-xxxx


Carregar ppt "Projeto P&D em AMI Eletrobrás. Agenda Motivações Redução de perdas globais (técnicas e comerciais); Melhoria da eficiência operacional; Maior proteção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google