Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarco Domingues Azambuja Alterado mais de 8 anos atrás
1
A construção participativa do PESQUISA: Relação da população do Rio Grande do Norte com a leitura: Uma abordagem quantitativa Contratante Execução Apoio
2
OBJETIVOS Conhecer o perfil do público leitor do Rio Grande do Norte; Conhecer as práticas de leitura do público leitor do RN; Identificar as formas e as dificuldades de acesso da população do RN à leitura; Conhecer as preferências de leitura da população do RN; Investigar a forma de relação da população com as novas tecnologias de acesso, via Internet; Colher a opinião dos norte-rio-grandenses sobre ações e iniciativas público-privadas que estimulem à leitura (Papel das Escolas).
3
METODOLOGIA Como foi feita a pesquisa Questionário 30 questões, estimuladas e espontâneas | 4 blocos: 1 - Questões de perfil sócio demográfico dos entrevistados; 2 - Questões sobre as práticas de leitura de livro (Literatura); 3 - Questões sobre as formas de aquisição de livros; 4 - Questões sobre o papel indutor da escola na leitura de livro de literatura.
4
1.203 ENTREVISTAS 7 REGIÕES DO ESTADO 25 MUNICÍPIOS Distribuição de acordo com a partilha de proporcionalidade da representatividade estatística de cada região na população geral. Macaíba, Extremoz e São Gonçalo do Amarante (Grande Natal); Caicó, Currais Novos, Acari e Parelhas (Seridó); Mossoró, Assú, Caraúbas e Areia Branca (Médio Oeste); Itaú, Pau dos Ferros, Patu e Alexandria (Alto Oeste); Touros, Goianinha e Canguaretama (Leste); Nova Cruz, Santa Cruz, São Paulo do Potengi e Tangará (Agreste/ Trairi); João Câmara, Macau e Lajes (Central). AMOSTRA
5
ALGUNS RESULTADOS DA PESQUISA
6
DO PERFIL DOS ENTREVISTADOS
12
PRÁTICAS DE LEITURA, SEGUNDO CARACTERÍSTICAS DOS ENTREVISTADOS Gráfico 07 - Leitura de livro, segundo a escolaridade 2015
13
QUEM LÊ E QUEM NÃO LÊ, SEGUNDO O SEXO Lê Total Masculino33,33% Feminino66,67% Total 36,66% Não lê Total Masculino53,28% Feminino46,72% Total 63,34%
14
LEITURA DE LIVRO, SEGUNDO A REGIÃO Gráfico 08 - Leitura de livro, segundo a Região - 2015
19
ACESSO E FORMA DE AQUISIÇÃO DE LIVRO Gráfico 13 - Formas de aquisição dos livros que lê 2015
24
Tabela 40 Distribuição das respostas pelas razões declaradas do porque NÃO lê RespostasAbs% * NS30,38 NR60,75 Os livros são caros/Não posso comprar livros263,27 Não há bibliotecas próximas de casa384,77 Outras razões445,53 Tenho dificuldade de concentração8710,93 Não gosto de ler28635,93 Não tenho tempo30638,44 Total796100,00 * Base de cálculo: Total das citações (múltiplas escolhas)
25
Gráfico 18 - Veículos de comunicação usados para se informar sobre os acontecimentos do cotidiano - 2015
26
O PAPEL DA ESCOLA COMO INDUTORA DA LEITURA Gráfico 19 - Distribuição dos entrevistados, segundo a condição de ser ou não estudante por idade - 2015
27
Tabela 52 – O(a) Sr(a) estuda em escola pública ou privada? Segundo Sexo RespostaTotal Sexo MasculinoFeminino Pública65,93%70,63%61,90% Privada33,33%29,37%36,73% NR0,73%0,00%1,36% Total (Abs.)1.203*126147
32
Tabela 62 EM RELAÇÃO À ESCOLA QUE ESTUDA, (O)A S(A) DIRIA QUE: RespostasAbs% * NR20,25 Nenhum30,37 Ela não interrompe as aulas com paradas, imprensados ou greves 465,74 Ela tem área de lazer e esporte546,74 Sente-se feliz em estudar nela546,74 Ela tem equipamentos que motivam boas aulas 577,12 Ela tem material suficiente para boas aulas627,74 Ela tem laboratórios637,87 Ela faz o aluno aprender799,86 Ela tem professores para todas as disciplinas8310,36 Ela incentiva a leitura de livros11514,36 Ela tem bons professores18322,85 Total801100,00 * Base de cálculo: Total das citações (múltiplas escolhas)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.