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Universidade Corporativa Procenge

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Apresentação em tema: "Universidade Corporativa Procenge"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Corporativa Procenge
Educação Empresarial na Prática Otoni Cunha Gestor da UniProcenge

2 Sumário Conceito Por quê uma Universidade Corporativa?
Fundamentos da Universidade Corporativa Formatos de Aprendizagem Estrutura Básica do Modelo Mercado e Público Alvo Estruturas Física e Organizacional Contexto Operacional Diretrizes Operacionais Estratégia de Implantação

3 Conceito Instituição voltada para a educação empresarial, que visa garantir um processo contínuo e estruturado de aprendizagem, vinculado a objetivos estratégicos da organização. Uma Universidade Corporativa amplia o foco do crescimento profissional, pois além do aspecto técnico, busca desenvolver atitudes e comportamentos com vistas à realização de objetivos e resultados da organização.

4 Por quê uma Universidade Corporativa?
Suprir lacunas deixadas pelo sistema tradicional de educação. Vincular as ações de desenvolvimento das equipes as estratégias e demandas do negócio. Aumentar competências das equipes = > Produtividade > Competitividade Minimizar os investimentos para formação de capital humano. Fortalecer a Gestão do Conhecimento. Transformar as necessidades de capacitação de nossos clientes e outros interessados no mercado, numa oportunidade de negócio. Ampliar as possibilidades de um maior espaço para os produtos da Procenge nos diversos segmentos. Contribuir para atração e retenção de talentos.

5 Fundamentos da Universidade Corporativa
Mais prática do que teoria Participação ativa do aluno (andragogia) Estimular o aprendizado de mão dupla Aprender e aplicar o quanto antes Criar motivação para o aprendizado contínuo (auto estima, realização pessoal, realização de metas, empregabilidade etc.) Estimular o aprendizado em rede (fóruns, chats, grupos de estudo etc.) Incentivar o repasse de conhecimentos

6 Modelo de Competências Núcleos de Desenvolvimento
CURSO APG (AMANA-KEY) GESTÃO EMPRESARIAL (FGV) CONARH (CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE PESSOAS) INFORMAÇÕES EXECUTIVAS PIRAMIDE PDG POLÍTICAS DE GESTÃO ORATÓRIA NEGOCIAÇÃO MULTIPLICADORES LINGUAGENS BANCO DE DADOS FERRAMENTAS METODOLOGIAS PREPARATÓRIO PARA CERTIFICAÇÕES INTEGRAÇÃO PROGRAMA DE ESTAGIÁRIOS PROGRAMA DE TRAINEES RESIDÊNCIA EM SOFTWARE FORMAÇÃO DE CONSULTORES PIRÂMIDE FORMAÇÃO DE CONSULTORES GSAN INSTRUTOR PRODUTOS BÁSICO P ARA USUÁRIOS; CONTÁBIL; ORÇAMENTO; COMPRAS ETC. NEGÓCIOS CONTABILIDADE SPED FISCAL FLUXO DE CAIXA I9 CURSO “PENSANDO FORA DA CAIXA” CONCURSO DE NOVAS IDEIAS GESTÃO DA INOVAÇÃO NÚCLEO DE EXECUTIVOS NÚCLEO DE LÍDERES NÚCLEO DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NÚCLEO DE COMPETÊNCIAS DO NEGÓCIO NÚCLEO DE INOVAÇÃO

7 Mercado Alvo Empresas privadas e organizações públicas e seus colaboradores, assim como, profissionais ou estudantes que tenham interesse real ou potencial em ampliar suas competências técnicas, comportamentais e de gestão.

8 Público Alvo Público Interno: Equipes Procenge (colaboradores)
Colaboradores (outras necessidades pessoais ou de seus familiares) Público Externo: Clientes da Procenge Parceiros (Ex. PSTEC, Faculdades) Consultores independentes Profissionais outros que tenham interesse nas expertises da Procenge Estudantes

9 Estrutura Organizacional

10 Diretrizes Operacionais
Plano Pedagógico Empresarial – PPE será elaborado anualmente. Os colaboradores selecionados para serem parceiros da UniProcenge na produção de conteúdo e repasse de conhecimento, terão os seguintes papéis: Tutor e/ou Instrutor

11 Diretrizes Operacionais
Atribuições básicas do Tutor Definição e produção do conteúdo no formato definido pela UniProcenge; Se curso e-learning, participação ativa na elaboração de mídias digitais; Atualização da documentação do curso, sempre que necessário; Suporte aos Instrutores; e Facilitação nos fóruns de discussão.

12 Diretrizes Operacionais
Atribuições básicas do Instrutor Estar atualizado em relação ao material do curso; Ministrar as aulas, presenciais, e-learning ou blended; Avaliar o desempenho dos treinandos. Os Tutores e Instrutores são originados de qualquer área ou função.

13 Diretrizes Operacionais
Os critérios priorizados para ser Tutor ou Instrutor são: Ter graduação, pós e/ou certificação e experiência prática no assunto; A certificação para treinamento de produto será obrigatória. Estar preparado, em relação a didática, comunicação etc. Os Tutores e Instrutores internos deverão ter capacitação para esses papéis.

14 Diagrama do Contexto Operacional

15 Obs.: Os instrutores externos serão contratados para atender demandas dos tipos 2 e 3. Nesse caso, Tutor e Instrutor serão a mesma pessoa e os valores serão negociados caso a caso, sendo que o valor dependerá da complexidade e singularidade do tema.

16 Estratégias para Implantação na Procenge
Iniciar a operação da UniProcenge com os seguintes focos Necessidades internas apontadas pelo RH e Diretoria Demandas mais imediatas de clientes Capacitações que fortaleçam a venda ou entrega de produtos (Ex.: Pirâmide Easy) Modelar os cursos de tal maneira que o processo de aprendizagem priorize atividades práticas. Fazer alianças estratégicas com Universidades, Escolas Técnicas e entidades de classes.

17 Obrigado Otoni Cunha Pereira Gestor da UniProcenge


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