A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS POP’s

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS POP’s"— Transcrição da apresentação:

1 PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS POP’s
Larissa Marina Rodrigo

2 INTRODUÇÃO Os procedimentos operacionais padronizados – POP’ s – surgem como uma exigência da vigilância sanitária, através da RDC nº 275 de 21 de outubro de 2002, como um instrumento que contribua para a garantia das condições higiênico-sanitárias necessárias ao processamento e industrialização dos alimentos.

3 INTRODUÇÃO “Procedimento que busca fazer com que um processo, independente da área, possa ser realizado sempre de uma mesma forma, permitindo a verificação de cada uma de suas etapas”.

4 OBJETIVOS Definir os procedimentos para higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios. Definir os procedimentos para controle integrado de vetores e pragas. Definir os procedimentos para a higiene e saúde dos manipuladores. Definir os procedimentos para o controle da potabilidade da água.

5 SAÚDE E HIGIENE DOS MANIPULADORES
Utilização de uniformes Utilização de luvas Higiene das mãos Exames laboratoriais Lesões Treinamento

6 SAÚDE E HIGIENE DOS MANIPULADORES
LAVAGEM DAS MÃOS Funcionários Frequência Etapas Saladeiro Auxiliar de serviços gerais Copeiro Auxiliar de Cozinha Cassineiro Equipe de limpeza Açougueiro Estoquista Ao chegar na UAN; Após utilizar os sanitários; Após tossir, espirrar ou assoar o nariz; Após fumar; Após manipular dinheiro; Antes e após o uso de luvas; Sempre que se observar necessário. Umedecer as mãos e antebraços; Passar sabonete líquido e esfregar por 20 segundos; Enxaguar as mãos e antebraços; Enxugar as mãos e antebraços com papel toalha; Passar álcool a 70% e deixar a mão secar naturalmente.

7 SAÚDE E HIGIENE DOS MANIPULADORES
LUVAS Funcionários Especificação Uso Saladeiro Auxiliar de serviços gerais Copeiro Auxiliar de Cozinha procedimento descartável Pré-preparo dos alimentos. Cassineiro Equipe de limpeza borracha Higienização de equipamentos e utensílios. Açougueiro Malha de aço Manipulação das carnes. Cozinheiro Estoquista Não utilizar

8 HIGIENE DE MÓVEIS, UTENSÍLIOS, INSTALAÇOES E EQUIPAMENTOS
Natureza da superfície a ser higienizada Método de higienização, princípios ativos, concentração, tempo de contato com agentes e temperatura. Operação de desmonte de equipamentos.

9 HIGIENE DE MÓVEIS, UTENSÍLIOS, INSTALAÇOES E EQUIPAMENTOS
Pratos e Talheres, Conchas, Escumadeiras, Facas, Cubas, Tulipas, Bacias e outros vasilhames Produtos e material necessário -Esponja -Pano limpo -Detergente específico na diluição recomendada pelo fabricante - Álcool 70% -Solução clorada para a higienização do pano após o uso -Balde Procedimento - Lavar com detergente neutro com ajuda de esponja; - Enxaguar em água corrente; - Aplicar no pano limpo álcool 70%; - Esperar secar naturalmente; - Utilizar novamente ou guardar em local protegido de poeira e outros elementos; - Colocar o pano utilizado dentro do balde, com a solução clorada, em imersão por 30 minutos; Freqüência Após cada uso Responsável Sd Cícero/CTA/Sd Josué

10 HIGIENE DE MÓVEIS, UTENSÍLIOS, INSTALAÇOES E EQUIPAMENTOS
Instalações Portas, Janelas, Armários e Espelhos Produtos e material necessário -Pano limpo (para o enxágüe) -Pano (para a secagem) -Solução clorada para a higienização do pano após o uso -Balde -Detergente específico na diluição recomendada pelo fabricante -Luvas de borracha na cor amarela - Botas de borracha cor branca Procedimento -Colocar as luvas e as botas de borracha; -Passar pano seco nas superfícies para retirar a poeira; -Umedecer a superfície com água e aplicar detergente específico com auxílio de esponja de fibra sintética, esfregando em movimentos circulares sobrepostos, de forma a cobrir toda a superfície; -Iniciar a limpeza pela parte superior, tomando sempre cuidado para não permitir o escorrimento do produto; -Enxaguar com pano úmido; -Secar com pano; -Colocar o pano utilizado dentro do balde, com a solução clorada, em imersão por 30 minutos; -Recolher todo material usado na limpeza, lavar e guardar em local apropriado. Freqüência Limpar quinzenalmente ou sempre que necessário. Responsável Ipanema

11 HIGIENE DE MÓVEIS, UTENSÍLIOS, INSTALAÇOES E EQUIPAMENTOS
Fogão Produtos e material necessário -Luvas de borracha cor amarela -Botas de borracha cor branca -Borrifador -Esponja -Pano limpo -Detergente específico na diluição recomendada pelo fabricante Procedimento -Colocar as luvas e botas de borracha; -Retirar restos de comida do equipamento com a esponja ou pano seco; -Lavar com detergente neutro com ajuda de esponja; -Borrifar água sobre o equipamento; - Secar com pano seco e limpo; -Guardar o material utilizado. Freqüência Diariamente, sempre que sujar Responsável Sd Francisco e cozinheira (Cozinha dietética)

12 HIGIENE DE MÓVEIS, UTENSÍLIOS, INSTALAÇOES E EQUIPAMENTOS
Mesas e Mesa de apoio de copos Produtos e material utilizado -Luvas de borracha cor amarela -Botas de borracha cor branca -Pano limpo -Detergente Procedimento -Colocar as luvas e botas de borracha -Levar as toalhas das mesas para a lavanderia -Borrifar o detergente nos plásticos das mesas -Secar com o pano seco -Colocar as toalhas sobre as mesas -Colocar os plásticos sobre as toalhas -Recolher e guardar o material utilizado Freqüência Toalhas: Semanalmente Plásticos: Diariamente Responsável Mesa: Sd Cícero Mesa de apoio de copos: Sd Leandro

13 CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS
Medidas preventivas e corretivas Instruções sequenciais Frequência da execução

14 CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS
Local Material utilizado Procedimento Frequência Responsável Aréa externa água, sabão, desinfetante, produto da dedetização Higienizar a área externa com água, sabão e desinfentante, em seguida, dedetizar, e deixar o produto agir conforme a determinação do fabricante, após esse período, lavar e higienizar a aréa dedetizada. mensalmente Ipanema Aréa interna(cozinha) Retirar os utensílios da cozinha, lavar e higienizar com água, sabão e desinfetante, em seguida dedetizar, esperar o produto agir conforme a determinação do fabricante, após esse período, lavar a aréa com água, sabão e desinfetante para retirar o produto da dedetização. quinzenalmente

15 CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS
Estoque água, sabão, desinfetante, produto da dedetização Quando o estoque estiver reduzido, higienizar e lavar com água, sabão e desinfetante, em seguida, dedetizar, e esperar o produto agir conforme a determinação do fabricante,após esse período, lavar a área cuidadosamente com água, sabão e produto desinfetante, evitando espirrar água e outros vestigios nos produtos para retirar o produto da dedetização. mensalmente Ipanema

16 CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS
Refeitório água, sabão, desinfetante, produto da dedetização Retirar mesas, cadeiras e utensílios que possam atrapalhar a higienização, em seguida lavar com água e sabão, dedetizar e esperar o produto agir conforme determinação do fabricante, após esse período, lavar a área com água, sabão e desinfetante para retirar o produto da dedetização. quinzenalmente Ipanema

17 POTABILIDADE DA ÁGUA Natureza da superfície a ser higienizada
Método de higienização, princípios ativos, concentração, tempo de contato com agentes e temperatura. Equipamentos utilizados na limpeza da superfície.

18 POTABILIDADE DA ÁGUA Equipamento Material Utilizado
Procedimento Utilizado Procedimento Correto Frequëncia Responsável Reservatório Subterrâneo Água Água Sanitária Sabão Bucha Fechar o registro da entrada de água. Esvaziar o reservatório. Escovar com água e sabão. Limpar com água. Jogar água sanitária. Enxáguar com água. Fechar o registro de entrada de água; Retirar a água; Tampar a saída de água; Jogar água e lavar com escova de fibra vegetal ou fio de plástico macio; Retirar a água; Secar com um pano limpo; Abrir o registro e deixar entrar 1 palmo de água; Jogar 100ml de água sanitária para cada 10 litros de água. Molhar as paredes com balde ou caneca; A cada 30 minutos verificar se as paredes secaram, caso tenha ocorrido molhar até 2 horas; Esvaziar totalmente o reservatório abrindo todos os pontos de saída de água; Encher o reservatório. 2 vezes ao ano. Ipanema. Empresa responsável pela limpeza do hospital.

19 DISCUSSÃO O presente trabalho nos mostra a importância de estabelecer os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) nas áreas de processamento ou industrialização de alimentos, já que estes contribuem para a garantia das condições higiênico-sanitárias necessárias para este tipo de procedimento, complementando assim as Boas Práticas de Fabricação. Através de observações feitas pelos estagiários, foi percebido que no setor de aprovisionamento do Hospital Geral de Brasília- HGeB encontra-se, na maior parte, dentro das conformidades descritas pelas leis.

20 DISCUSSÃO Apesar de existir alguns obstáculos, como número insuficiente de funcionários para grande quantidade de atividades exercidas, o local encontra-se sempre limpo e organizado da melhor forma possível. Com os procedimentos Operacionais Padronizados, podemos avaliar a rotina de cada funcionário, descrevendo item por item e fazendo as adaptações necessárias.

21 CONCLUSÃO Através desse trabalho, podemos concluir que para minimizar os riscos de contaminação dos alimentos/clientes é de extrema importância criar rotinas que padronizem e facilitem o trabalho de cada funcionário implementando os procedimentos operacionais padronizados em todas as unidades de alimentação e nutrição.

22 FIM


Carregar ppt "PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS POP’s"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google