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FRAUDES EM EQUIPAMENTOS DE AUTO-ATENDIMENTO BANCÁRIO

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Apresentação em tema: "FRAUDES EM EQUIPAMENTOS DE AUTO-ATENDIMENTO BANCÁRIO"— Transcrição da apresentação:

1 FRAUDES EM EQUIPAMENTOS DE AUTO-ATENDIMENTO BANCÁRIO

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3 Elaborado por: Wagner S. G. Azevedo Técnologo em Informática e Gestão de negócios pela Fatec Praia Grande Pós-Graduando em Ciência e Tecnologia Pela UFABC Professor do Centro Paula Souza Suporte Técnico - Diebold

4 Funcionamento de um caixa eletrônico
Fraudes Dispositivos de segurança Prevenção

5 FUNCIONAMENTO DE UM CAIXA ELETRONICO

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7 Um terminal de auto-atendimento ou caixa eletrônico, nada mais é do que um computador, com módulos mecatrônicos especialmente desenvolvidos para transações bancárias

8 FRAUDES

9 Cartão preso Troca de cartão Chapa dupla face Pescaria Clonagem de cartão (chupa-cabra)

10 No golpe do cartão preso, é colocado algum tipo de dispositivo para travar o cartão dentro da leitora, para ser retirado posteriormente pelo fraudador. Costuma ser acompanhado de “Engenharia Social”, ou seja, outro indivíduo finge ser funcionário do banco, na esperança de obter as senhas do cartão.

11 A troca de cartão é quase que puramente engenharia social, já que o fraudador utiliza sua habilidade no trato pessoal, para efetuar a troca do cartão. Geralmente realizado com idosos, ou pessoas de pouca instrução.

12 A chamada chapa dupla-face, é uma chapinha de ferro colada
com fita dupla-face na saída do numerário. Equipamentos atuais contam com mecanismo de inibição dessa modalidade de golpe

13 Pescaria foi o nome dado à uma técnica de tentar retirar os envelopes de depósito, por meio de uma linha de nylon. Também inócua atualmente, mas de grande simplicidade e eficiência no passado.

14 A clonagem de cartão, tornou-se a técnica mais empregada pelos fraudadores, exigindo um grande esforço de engenharia das empresas fabricantes de ATMS, para coibi-la. Popularmente conhecido no Brasil como “chupa-cabras”, consiste em um tipo de dispositivo que grava os dados do usuário, para posterior utilização. Possui os mais variados formatos, desde aparatos extremamente avançados, com câmeras de vídeo, até os mais simples, como aparelhos MP4 e leitoras de cartão falsas

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21 DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA

22 Sala monitoradas Bombas de fumaça Alarmes Sensores Destruição de numerário Criptografia Anti-skimming Smart-card (com chip)

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26 PREVENÇÃO

27 Não pedir, nem aceitar orientação de estranhos
Senhas bem elaboradas Não utilizar ATMS em locais desertos Verifique estado de conservação do equipamento Evite usar à noite Se travar o cartão, entre em contato imediatamente com o banco Não utilize telefones de estranhos ou da cabine Ao terminar a transação, retire seu cartão e tecle “Anula ou Cancela”.Certifique-se de ter concluído a operação.

28 ATAQUES MAIS AGRESSIVOS

29 Algumas quadrilhas partiram para o lado mais agressivo do crime, e começaram a arrombar ou simplesmente subtrair o caixa eletrônico do lugar Se você se encontrar em uma situação de assalto, roubo ou sequestro, mantenha a calma e não reaja! Tais indivíduos geralmente estão fortemente armados e dispostos a ações mais violentas

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44 Eu quero é que você aprenda; Eu não me importo se você não me aplaude,
"Eu não me importo se você não gosta de mim; Eu quero é que você aprenda; Eu não me importo se você não me aplaude, Eu quero é que você pense; Eu não me importo se você está se divertindo, Eu quero é que você aja.” Alan Weiss

45 FONTES:


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