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PublicouHerman Gabeira Lisboa Alterado mais de 8 anos atrás
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Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006
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Objetivo Geral Desenvolver diretrizes comuns que viabilizem o entendimento, conhecimento e o cumprimento da política de garantia dos direitos humanos aos Centros de Referência contra a Homofobia, Centros Integrados de Prevenção a Violência contra Idosos, Balcão de Direitos e Centros de Apoio a Vítimas de Crimes, para atuarem de forma eficiente, eficaz e efetiva nas suas finalidades e nas suas relações de atenção à sociedade, numa abordagem educacional informativa de atendimento, orientação, encaminhamento e acompanhamento dos procedimentos.
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Os procedimentos adequados para o atendimento ao cidadão nas áreas de assistência jurídica e psico-social e na mediação de conflitos; As especificidades dos diversos públicos e temas trabalhados em cada grupo de serviço; A coleta e o compartilhamento de dados dos atendimentos realizados; A rede de mecanismos de promoção, defesa e garantia de direitos existentes no país; A formação de redes de garantias de direitos em cada Unidade federada. O que será trabalhado?
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Equipes dos seguintes serviços apoiados pela SEDH: Balcões de Direitos Centros de Apoio a Vítimas de Crimes Centros de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia Centros Integrados de Prevenção e Combate à Violência contra o Idoso Equipe da SEDH Equipe do IBEAC Representantes de todos os Estados Quem estará trabalhando?
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Intercâmbio de informações Falas balizadoras Atendimento ao público Construção coletiva Especificidades dos serviços Conhecimento de serviços/ órgãos estruturação de redes Como estaremos trabalhando?
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Ele é decisão das Conferências Nacionais de Direitos Humanos Deve ser encarado como “ideal comum” – todos devemos trabalhar na sua construção Nós fazemos parte dele enquanto sujeitos de direitos, militantes, profissionais, instituições e ações Desafios: Nova institucionalidade pública (estatal e não- estatal); Nova subjetividade; Nova cultura de direitos humanos. Por que falar do SNDH?
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O QUE É O SNDH? É a organização da atuação pública (do estado e da sociedade) através da implementação de um conjunto articulado, orgânico e descentralizado de instrumentos, mecanismos, órgãos e ações para realizar todos os direitos humanos de todos os brasileiros.
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S N DH Sistema: congrega várias perspectivas, temas, dinâmicas, processos e ações capazes de dar conta da urgência e da diversidade da demanda de realização dos direitos humanos. Nacional: iniciativa a ser implementada em todo o país, em todas as esferas político- administrativas do Estado e nos diversos âmbitos da sociedade civil, atendendo à dinâmica de complementação aos sistemas internacionais de direitos humanos. Concepção contemporânea de Direitos Humanos: afirma sua universalidade, indivisibilidade e interdependência e a plena exigibilidade de todos os direitos humanos (formalmente reconhecidos ou não) em profunda articulação aos processos de desenvolvimento social e de democratização.
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Articulado Orgânico Descentralizado CARÁTER DO SNDH
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Aproxima, junta, põe em relação, organiza, gera e está em movimento Caráter da articulação
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Caráter da Organicidade Os diversos aspectos previstos formam um todo organizado capaz de trabalhar com contradições e convergências, tanto para serem afirmadas, quanto para serem superadas
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Não terá uma centralidade única, mas diversas perspectivas e acessos atingindo os diversos níveis e âmbitos da organização social e política Caráter da Descentralização
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Princípios do SNDH Princípio da Atuação Integral Princípio da Participação Ampla e Controle Democrático Princípio da Intersetorialidade e Interdisciplinariedade
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Estrutura do SNDH INSTRUMENTOS MECANISMOS ÓRGÃOS AÇÕES
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Significam recursos (meios) legais, administrativos, políticos, sociais e de outras ordens que constituem bases materiais capazes de gerar resultados INSTRUMENTOS
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Estrutura do SNDH DOS INSTRUMENTOS: Marco Legal Planos de Direitos Orçamento Definido Relatórios de Cumprimento INSTRUMENTOS
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São os processos e os fluxos capazes de gerar possibilidades de acesso e de resolução Estrutura do SNDH MECANISMOS
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DOS MECANISMOS: Fluxos de Promoção de Direitos Fluxos de Proteção de Direitos Fluxos de Resolução de Violações e Reparação Constituição e Fortalecimento das Instituições Protetivas Fortalecimento da Sociedade Civil Organizada Sistemáticas de Formulação, Execução, Monitoramento e Avaliação Estrutura do SNDH MECANISMOS
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São espaços convergentes que desempenham papéis e funções específicas, especiais e complementares e materializam os lugares de participação dos diversos agentes e oportunizam a utilização dos instrumentos e a implementação dos mecanismos ÓRGÃOS
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DOS ÓRGÃOS: Instituições de promoção, proteção,defesa, reparação, fiscalização e punição e as instituições de definição e participação social Órgãos Especiais e Específicos Órgãos Gestores do Sistema Estrutura do SNDH ÓRGÃOS
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Constituem-se na materialização de propostas, políticas e programas a serem operados pelos órgãos, utilizando os instrumentos e os mecanismos, de tal forma a efetivar o objetivo maior do SNDH que é assegurar todos os direitos humanos para todos. AÇÕES
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DAS AÇÕES : Direitos Humanos nas diversas políticas públicas Políticas Públicas de Direitos Humanos Programas Específicos de Proteção Estrutura do SNDH AÇÕES
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Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006
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