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1º Assunto de Matemática do Preparatório para o Ensino Superior

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Apresentação em tema: "1º Assunto de Matemática do Preparatório para o Ensino Superior"— Transcrição da apresentação:

1 1º Assunto de Matemática do Preparatório para o Ensino Superior
Luís felipe de oliveira Fernandes

2 Exercício 1 Os conjuntos numéricos foram surgindo à medida que certas operações aritméticas não eram fechadas dentro dos conjuntos em que eram realizadas. Assim, por exemplo, o conjunto dos números inteiros surgiu como extensão do conjunto dos números naturais. Embora a adição de dois números naturais resulte sempre em um número natural (a adição é fechada no conjunto dos números naturais), a subtração não é (a subtração de dois números naturais nem sempre resulta em um número natural). Assinale a afirmação verdadeira: a) Os números naturais são fechados em relação à divisão. b) Os números inteiros são fechados em relação à adição.. c) Os números inteiros são fechados em relação à divisão. d) A adição de dois números irracionais sempre resulta em um número irracional. e) A subtração de dois números irracionais sempre resulta em um número irracional.

3 Exercício 2 Considere as afirmações a seguir: (I) O número 2 é primo.
(II) A soma de dois números ímpares é sempre par. (III) Todo número primo multiplicado por 2 é par. (IV) Todo número par é racional. (V) Um número racional pode ser inteiro. Atribuindo V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas, assinale a seqüência CORRETA: a) V, V, V, V, V b) V, F, V, V, V c) V, F, V, V, F d) F, F, V, V, V e) V, F, V, F, F

4 Exercício 3 Se x e y são dois números inteiros, estritamente positivos e consecutivos, qual dos números abaixo é necessariamente um inteiro ímpar? a) 2x + 3y b) 3x + 2y c) xy + 1 d) 2xy + 2 e) x + y + 1

5 Exercício 4 Numa divisão o quociente é 3 e o resto 6. A soma do dividendo, do divisor, do quociente e do resto é 107. Qual a diferença entre o dividendo e o divisor? a) 23 b) 75 c) 52 d) 58 e) 79

6 Exercício 5 Considere o conjunto de números racionais M = {5/9, 3/7, 5/11, 4/7}. Sejam x o menor elemento de M e y o maior elemento de M. Então, é CORRETO afirmar que a) x = 5/11 e y = 4/7. b) x = 3/7 e y = 5/9. c) x = 3/7 e y = 4/7. d) x = 5/11 e y = 5/9. e) x = 5/11 e y = 3/7

7 Conjunto Numéricos

8 Diagramas

9 Exercício 6 Numa prova de matemática de duas questões, 35 alunos acertaram somente uma questão, 31 acertaram a primeira, 8 acertaram as duas e 40 erraram a segunda questão. Então, o número de alunos que fizeram essa prova foi: a) 43 b) 48 c) 52 d) 56 e) 60.


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