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Logística empresarial – Unidade 5 – Grupo 19N Bruno Pinheiro – 09/0142608 Laís Romero – 09/0138490 Rafaela da Rocha – 09/14827 Marcio Couto – 10/01345.

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1 Logística empresarial – Unidade 5 – Grupo 19N Bruno Pinheiro – 09/0142608 Laís Romero – 09/0138490 Rafaela da Rocha – 09/14827 Marcio Couto – 10/01345 SLIDES

2 Resposta eficiente ao consumidor (ECR) Para criar um melhor pacote de valor ao cliente, a indústria precisa melhorar sua eficiência, tendo giros mais rápidos de estoque, melhorando nível de inventário e evitando perdas de produtos. O ECR tem como objetivo auxiliar nessa tarefa otimizando a cadeia de logística e reduzindo seus custos. As estratégias utilizadas pela ECR são: Introdução eficiente de novos produtos; Sortimento eficiente da loja; Promoção eficiente; e Reposição eficiente.

3 Resposta eficiente ao consumidor (ECR) Ferramentas que dão suporte ao ECR e às suas estratégias são: Gerenciamento de categoria; Reposição contínua; Custeio baseado em atividade; Benchmark das melhores práticas; e Pedido acompanhado por computador.

4 Cadeias de distribuição Cadeia de distribuição push Nesse sistema, o fornecedor “empurra” o máximo de mercadorias ao canal de distribuição e este tenta “empurrar” produtos aos consumidores. Este problema é causado porque os fornecedores produzem mercadorias segundo a previsão de vendas do pessoal de marketing e não segundo a demanda real. Cadeia de distribuição integrada (cadeia que sustenta o ECR) O consumidor final dá início à cadeia quando as mercadorias passam pelo check out. As informações são compartilhadas com todos os componentes da cadeia em tempo real. Nessa cadeia o desperdício e as redundâncias nas interfaces são eliminados e o custo total da cadeia de distribuição é reduzido. Relação fornecedor e cliente evoluindo de parceria para simbiótica, já que na cadeia todos estão cientes que devem agregar valor ao cliente.

5 Das estratégias do ECR 1. Introdução eficiente de novos produtos. Seu método segue 5 etapas: Acordo entre distribuidor e fornecedor quanto ao produto a ser testado para a introdução; Preparação do teste; Implementação do teste; Avaliação; e Decisão. 2. Sortimento eficiente da loja. O fornecedor e o canal devem ter o conhecimento do perfil dos clientes e cruzá-los com informações dos produtos em forma de matriz para aumentar a rotação de estoque dos produtos. 3. Promoção eficiente. Para a promoção ser eficiente deve ser de simples entendimento, ter um início e final determinado, ser de curta duração e sustentar as vendas de um produto.

6 Das estratégias do ECR 4. Reposição eficiente. É a ligação de toda a cadeia de distribuição do ECR em um único fluxo por meio de: Recebimento eletrônico nas lojas; Sistema de inventário perpétuo; Leitura por código de barra, no ponto de venda; e Pedido emitido por computador.

7 Cross docking É a operação do sistema de distribuição em que os produtos são recebidos, selecionados e encaminhados para outro veículo. Nesta operação dos ativos são substituídos por informações. Níveis do cross docking: 1. O primeiro nível é o cross docking paletizado, em que os produtos chegam de fornecedores e vão diretamente para clientes sem outra seleção ou preparação. 2. O segundo nível é o cross docking com separação, em que os produtos são recebidos e separados por caixas de uma região específica. 3. O terceiro nível é o cross docking com separação e reembalagem.

8 Caso prático, Gessy Lever/Galassi Objetivo : Implementar a Reposição Eficiente entre Indústria de grande porte e comércio varejista de pequeno/médio porte. Parceria: O bom relacionamento entre as empresas contribuiu para que as partes se submetessem ao projeto. Aplicação: Não foi imediata e obteve empecilhos devida a resistência à mudança e à compartilhamento de informação. Reposição contínua foi estabelecida pelo contato contínuo entre as partes e após introdução da tecnologia necessária. Resultado: O aumento de disponibilidade de produtos nas lojas de varejo provocou aumento significativo no volume de vendas.

9 Divisão do trabalho Marcio Couto e Rafaela da Rocha: Slides e organização Texto Bruno Pinheiro e Laís Romero: Perguntas e respostas.


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