A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto de Educação da Universidade de Lisboa"— Transcrição da apresentação:

1 Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Seminário de Integração Profissional V 3.º Ano/2.º Semestre Ano lectivo: 2012/2013 Dissertação de Mestrado “Necessidades de formação dos professores nos cursos de Educação e Formação. Contributos para o seu estudo.” Autora: Maria Celina de Sousa Rebelo Lopes Pires Área de Especialização: Formação de Professores Lisboa 2012 Docente: Dra. Ana Isabel Carvalho Discentes: Andreia Santos Mara Brochado Lisboa, 11 de Abril de 2013

2 AGENDA: Introdução Objetivos geral/Questão central/Finalidade Estrutura do relatório Contexto Institucional Enquadramento teórico Etapas do Projeto Metodologias de recolha e análise de dados Dissertação: “Necessidades de formação dos professores nos cursos de Educação e Formação. Contributos para o seu estudo”

3 Problemática em estudo:
Dissertação: 1.Introdução Problemática em estudo: Análise das necessidades de formação -Curiosidade sobre a experiência letiva e especificidades do trabalho destes professores, quando comparadas com as que caraterizam a atividade letiva dita regular; -Discurso docente: falta de formação para o ajustamento da prática pedagógica aos objetivos dos cursos e necessidades dos novos alunos

4 Questão central/ Problema da investigação:
Dissertação: 2.Objetivo geral/Questão Central/Finalidade Objetivo geral: Proceder ao levantamento de eventuais necessidades de formação dos professores. Questão central/ Problema da investigação: Quais as necessidades de formação dos professores do CEF? Finalidade: Contribuir para um maior sucesso dos alunos que frequentam os cursos CEF.

5 3.Estrutura do Relatório
Dissertação: 3.Estrutura do Relatório Agradecimentos Resumo Siglas e abreviaturas Introdução Parte I PRIMEIRO CAPÍTULO Enquadramento teórico e normativo SEGUNDO CAPÍTULO TERCEIRO CAPÍTULO Metodologia/Apresentação de resultados QUARTO CAPÍTULO Parte II Considerações Finais Bibliografia Anexos

6 Agrupamento de escolas:
Dissertação: 4.Contexto institucional Agrupamento de escolas: Localizado na zonas mais antigas da cidade de Lisboa – setor Oriental – Um dos mais pobre e menos letrados da cidade. -População envelhecida; -Nível de instrução (inferior ao 9.ºano); -Baixas qualificações profissionais; -Trabalhadores do comércio e setor terciário inferior. Deste tipo de ambiente socioeconómico surgem os alunos do agrupamento Alunos com baixas expetativas em relação à escola Taxas de insucesso Abandono escolar

7 Agrupamento de escolas:
Dissertação: 4.Contexto institucional (Cont.) Agrupamento de escolas: Escola sede; Seis escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico (EB1) Dois jardins de infância (JI) Espaço cedidos, andares arrendados e salas de aula das respetivas EB1.

8 Os CEF e o abandono escolar em Portugal
Dissertação: 5.Enquadramento teórico Os CEF e o abandono escolar em Portugal Formação de professores Educação e Formação; Educação permanente e Formação ao longo da vida; Formação Profissional contínua e Desenvolvimento Profissional ; Necessidades de formação; Relação Pedagógica; Disciplina vs Indisciplina.

9 Dissertação: 6.Etapas do Projeto
1. Selecionar a instituição – Agrupamento de escolas; 2. Caraterização do Agrupamento de escolas; 3. Definir os elementos de estudo; 4. Definir o problema de investigação; 5. Definir os objetivos e as questões ; 6. Caraterizar a população envolvida no estudo (formadores); 7. Realizar entrevistas aos professores formadores; 8. Tratamento dos dados de entrevista.

10 7.Metodologias de recolha e análise de dados
Dissertação: 7.Metodologias de recolha e análise de dados Entrevistas Semi-diretivas Análise de conteúdo Observações

11 8. |Principais Resultados| Conclusões |
Dissertação: 8. |Principais Resultados| Conclusões | Resultados: Principais razões para um professor lecionar num CEF estão ligadas a motivos de ordem motivacional ou de ordem puramente administrativa. As escolas não estão adaptadas para lecionar os CEF. A direção da escola, aquando da distribuição de serviço, não tem em conta o conhecimento do professor sobre os CEF. A maioria dos alunos não são selecionados para o curso CEF de acordo com os seus interesses mas por já não terem outras opções(seja pelo seu percurso escolar atribulado ou por não querem mudar de escola). Os principais obstáculos ao trabalho docente estão relacionados com os alunos pouco motivados, com falta de hábitos de trabalho, muito indisciplinados, mas também na falta de meios e na pouca atenção que estes cursos merecem da estrutura escolar. Os pontos positivos apontados pelos professores relativamente aos CEF, são o facto de os considerarem uma segunda oportunidade na luta contra o insucesso, permitindo adquirir e desenvolver novas competências.

12 8. |Principais Resultados| Conclusões |
Dissertação: 8. |Principais Resultados| Conclusões | Conclusões: É consensual entre os professores entrevistados que deveriam existir cursos de formação de professores CEF (um pouco à imagem dos Cursos de Formação de Formadores). Estes deveriam ser um requisito obrigatório para poder lecionar na Formação Profissional. Verifica-se uma necessidade na população docente ao nível da formação contínua, que englobe métodos e técnicas psicológicas, sociológicas, comportamentais, éticos e humanistas, assim como de aspetos práticos de relacionamento interpessoal e de desenvolvimento de relações de proximidade e empatia com os alunos.

13 Dissertação: 9. Balanço global
Explicitação clara da contextualização e estruturação do trabalho: Estruturação e contextualização do trabalho bem definidas, o que facilita a compreensão do contexto em que o relatório se insere, assim como a sua estrutura. Clarificação dos objetivos (gerais e específicos) : A autora apresenta de forma clara, objetivos de estudo, questões problema assim como a finalidade do estudo. Questões em aberto/sugestões de continuidade: Conhecer as perceções dos discentes dos CEF acerca das necessidades de formação dos professores; Conhecer a ligação dos cursos CEF aos cursos EFA.

14 Dissertação: 9. Balanço global
Conhecimento gerado pela tese: Conhecer a realidade de um CEF. Perceber de que forma os professores são colocados neste tipo de ensino. Saber como é que os professores podem contribuir para melhorar o desempenho dos alunos que frequentam estes cursos. Comportamentos ou conhecimentos associados aos licenciados em CE Realização de Guiões de entrevista; Realização de entrevistas; Abordagem de um estudo qualitativo.


Carregar ppt "Instituto de Educação da Universidade de Lisboa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google