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8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a 2011 27 março 2014Instituto Superior.

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1 8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a 2011 27 março 2014Instituto Superior Técnico Bolonha no IST

2 Bolonha no IST – 8 anos depois Objetivos do processo de Bolonha Revisitação do processo no IST Alguns resultados Balanço Questões e desafios futuros 27 março 2014Instituto Superior Técnico

3 27 março 2014Instituto Superior Técnico Objetivos do Processo de Bolonha

4 Processo de Bolonha (objetivos) Adopção de um sistema de graus de leitura acessível e fácil comparabilidade Adopção de um sistema essencialmente baseado em dois ciclos –Graduado –Pós-graduado Estabelecimento de um sistema de créditos académicos (transmissão e acumulação) Promoção da mobilidade –Estudantes –Docentes –Investigadores –Pessoal técnico e administrativo Promoção da cooperação europeia na avaliação da qualidade Promoção da dimensão europeia do ensino superior – Duplo grau – Grau conjunto Promoção da aprendizagem ao longo da vida Envolvimento dos estudantes nos processos de decisão Atratividade do sistema europeu de ensino superior Aumento das sinergias entre investigação e ensino superior 27 março 2014Instituto Superior Técnico

5 27 março 2014Instituto Superior Técnico Revisitação do processo no IST

6 Legislação nacional Princípios Reguladores de Instrumentos para a Criação do Espaço Europeu de Ensino Superior - DL 42/2005 de 22 de fevereiro –Estabelece os princípios reguladores de instrumentos para a criação do espaço europeu de ensino superior – Entre estes princípios constam os que se referem ao sistema Europeu de transferência de créditos (ECTS) Lei de Bases do Sistema Educativo – Lei 49/2005 de 30 de agosto –Cria o enquadramento legal necessário à concretização dos objectivos do Processo de Bolonha - Aprovada no Parlamento em Julho de 2005 ; Regime Jurídico dos Graus e Diplomas do Ensino Superior DL 74/2006 de 24 de março –Regulamenta a Lei de Bases do Sistema Educativo relativamente ao modelo de organização do ensino superior no que respeita aos ciclos de estudos. 27 março 2014Instituto Superior Técnico

7 Implementação no IST - fase 1 julho de 2004 –Conselho Científico aprova documento “Concretização do Processo de Bolonha no Ensino da Engenharia em Portugal”. novembro de 2005 –Conselho Científico aprova documento “O Processo de Bolonha e a Organização da Formação Superior no IST”. 1º trimestre de 2006 –Preparação dos currículos dos cursos; –Desenvolvimento de plataforma Fénix. 27 março 2014Instituto Superior Técnico

8 Implementação no IST - fase 1 2º trimestre de 2006 –Preparação de planos de transição e informação aos alunos. setembro de 2006 –Transição curricular. outubro de 2006 –Início do funcionamento dos novos currículos e dos currículos de transição 2006/07. 27 março 2014Instituto Superior Técnico

9 Princípios Adaptação dos ciclos de estudo de 1º ciclo às competências resultantes da nova reforma do ensino secundário –Compatibilidade com os objectivos de formação do ensino secundário estabelecidos na reforma em vigor a partir do ano lectivo 2004/05. Manutenção de uma formação com uma forte componente de ciências básicas. Não direcionar a formação de 1º ciclo para a empregabilidade direta. Aumentar a formação em soft-skills. 27 março 2014Instituto Superior Técnico

10 Princípios Fomentar o trabalho autónomo e diminuir o número de horas de contacto, em especial nos anos mais avançados do curso. Reduzir a duração dos períodos de avaliação. Aumentar os mecanismos de acompanhamento aos estudantes. Introduzir mecanismos de gestão da qualidade da oferta formativa. 27 março 2014Instituto Superior Técnico

11 Organização da formação Adopção de um modelo de formação misto: –Modelo de formação integrado de um ciclo único conducente ao grau de mestre; –Modelo de formação em dois ciclos conducentes aos graus de licenciado e de mestre. Reestruturação das licenciaturas em: –Ciclos de mestrado integrado; –Ciclos sequenciais de licenciatura + mestrado; –Ciclos de estudo de mestrado assentes em diferentes 1º ciclos. 27 março 2014Instituto Superior Técnico

12 Organização da formação Criação de programas de ‘bridging’ para licenciados provenientes de outros cursos ou estabelecimentos de ensino superior e que desejem efetuar o mestrado no IST. Conversão dos cursos de mestrado em: –Cursos de doutoramento –Cursos de formação avançada não conferentes de grau –Cursos de mestrado 27 março 2014Instituto Superior Técnico

13 Organização da formação 27 março 2014Instituto Superior Técnico Ensino básico + secundário (12 anos) Outros 1º Ciclos Grau académico de doutor Diploma IST Programa de Doutoramento Grau académico de mestre 6º ano 3º ano 5º ano2º ano Grau académico de licenciado 4º ano1º ano Ciclo Integrado 3º ano Bridging Program 1 a 2 semestres 2º ano 1º ano 2 º Ciclo 1 º Ciclo 2º Ciclo Programa de doutoramento

14 Construção dos curriculos Definição a priori –Para cada ciclo de estudos – objectivos de formação, em termos de competências –Para cada unidade curricular – competências a adquirir e forma como estas competências se conjugam para a obtenção dos objectivos de formação do ciclo de estudo Limitação do número de horas de contacto máximo semanal –1º e 2º ano – 25 horas <> 42% horas totais de trabalho (59% no período lectivo) –3º, 4º e 5º ano – 22,5 horas <> 37,5% horas totais de trabalho (54% no período lectivo) Introdução de metodologias que permitam o desenvolvimento de competências de natureza transversal 27 março 2014Instituto Superior Técnico

15 Construção dos curriculos Pré-Bolonha Ciências básicas ≅ 21% Ciências de engenharia ≅ 33% Disciplinas da especialidade ≅ 43% Competências transversais ≅ 3% Pós-Bolonha Ciências básicas ≅ 20% Ciências de engenharia ≅ 30% Disciplinas da especialidade ≅ 34% Tese de mestrado ≅ 10% Competências transversais ≅ 6% 27 março 2014Instituto Superior Técnico Definição de um conjunto coerente e transversal de UCs de ciências básicas: Matemática; Física; Química; Materiais; Gestão; Informática; Biologia; Geologia.

16 Sistema de créditos Estabelecimento de um sistema de créditos académicos (transmissão e acumulação) Baseado em horas de trabalho Cada ECTS correspondente a 28 horas Consideração da totalidade de tempo despendido –atividades presenciais (aulas, laboratórios, seminários, tutorias) –avaliações –trabalho autónomo Monitorização através de inquéritos semestrais Implementação do Suplemento ao Diploma 27 março 2014Instituto Superior Técnico

17 27 março 2014Instituto Superior Técnico Alguns resultados

18 Ciclos de estudo Pré-Bolonha 21 Licenciaturas 31 Mestrados 22 Doutoramentos Pós-Bolonha 10 Mestrados integrados (1 interinstitucional) 9 Licenciaturas 26 Mestrados (4 interinstitucionais) 31 Doutoramentos (10 interinstitucionais) 27 março 2014Instituto Superior Técnico

19 27 março 2014Instituto Superior Técnico Aumento de 400% no número de alunos recebidos Aumento de 100% no número de alunos enviados

20 27 março 2014Instituto Superior Técnico

21 27 março 2014Instituto Superior Técnico Aumento de alunos de doutoramento em busca de formação pós-graduada Baixa eficiência de graduação

22 Gestão da Qualidade Reformulação do sistema de avaliação da qualidade das unidades curriculares - QUCs (2007) –Avaliação do funcionamento das UCs –Avaliação do corpo docente –Disponibilização de informação a Presidentes de Departamento, Coordenadores de Curso e Conselho Pedagógico –Auditorias ao funcionamento das UCs Relatórios Anuais de AutoAvaliação dos cursos do IST - R3A (iniciados em 2003/04 e reformulados em 2008) Avaliação dos docentes com integração de resultados de avaliação pedagógica (2004-07; 2008-09; 2010-12) 27 março 2014Instituto Superior Técnico

23 Acompanhamento pedagógico Tutorado –Acompanhamento tutorial –Workshops para alunos e docentes –Prevenção da prescrição –Integração curricular de ferramentas de apoio ao sucesso escolar Mentorado Disseminação de boas práticas pedagógicas Projeto “Observar e aprender” 27 março 2014Instituto Superior Técnico

24 27 março 2014Instituto Superior Técnico Balanço, questões e desenvolvimentos futuros

25 Processo de Bolonha (balanço) Adopção de um sistema de graus de leitura acessível e fácil comparabilidade Adopção de um sistema essencialmente baseado em dois ciclos –Graduado –Pós-graduado Estabelecimento de um sistema de créditos académicos (transmissão e acumulação) Promoção da mobilidade –Estudantes –Docentes –Investigadores –Pessoal técnico e administrativo Promoção da cooperação europeia na avaliação da qualidade Promoção da dimensão europeia do ensino superior – Duplo grau – Grau conjunto Promoção da aprendizagem ao longo da vida Envolvimento dos estudantes nos processos de decisão Atratividade do sistema europeu de ensino superior Aumento das sinergias entre investigação e ensino superior Mudança nos métodos de ensino e aprendizagem Aumento da eficiência formativa 27 março 2014Instituto Superior Técnico

26 Questões e desafios futuros Melhoria do sucesso escolar, aumento da eficiência formativa Metodologias de ensino Integração de novas ferramentas de ensino (e-learning, b-learning) Estudante a tempo inteiro (42 horas de trabalho por semana) Mestrados integrados (justificam-se ?) Diminuição dos obstáculos à mobilidade (internacional, nacional, temática) Reforço dos procedimentos de Gestão da Qualidade Aumento da atratividade do Ensino Superior 27 março 2014Instituto Superior Técnico

27 8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a 2011 27 março 2014Instituto Superior Técnico Bolonha no IST


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