A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cap. 03 – Água e Sais Minerais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cap. 03 – Água e Sais Minerais"— Transcrição da apresentação:

1 Cap. 03 – Água e Sais Minerais
Professora: Emanuelle Grace “Ver o mundo num grão de areia E o céu numa flor silvestre, Prender o Infinito na palma da mão, E a Eternidade numa hora” Wiliam Blake (poeta inglês)

2 Introdução Na natureza, dos mais de cem tipos de elementos químicos, apenas quatro (carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio) formam mais de 95% da matéria que compõem os seres vivos. E, junto com outros elementos, formando substâncias orgânicas e inorgânicas, organizam-se possibilitando a vida.

3 Água A maioria dos seres vivos possui de 50% a 85% de sua massa em água. Embora seja a matéria mais abundante, a taxa de água varia de acordo com a espécie, a idade e o metabolismo celular. Quanto mais jovem o organismo e quanto maior a atividade de uma célula, maior sua taxa de água.

4 Água Funções da água: A água é fundamental dentro ou fora das células por apresentar características como: solvente universal, regulador térmico, meio de transporte, lubrificante, capilaridade, dentre outras.

5 Água Funções da água: Solvente universal – a água tem o poder de dissolver a maioria das substâncias, como açúcares, proteínas, aminoácidos, ácidos nucléicos, sais e gases. Essa propriedade está relacionada com a polaridade da molécula de água e seu grande poder de adesão: quando moléculas polares entram em contato com a água, ela tem a tendência de envolver as moléculas do soluto, separando-as. SUBSTÂNCIAS HIDROFÍLICAS – são substâncias que se dissolvem na água. SUBSTÂNCIAS HIDROFÓBICAS – são substâncias que não se dissolvem na água. São substâncias apolares, ou seja, suas moléculas não possuem uma região positiva e uma negativa, por isso não se dissolvem na água. Ex: óleos.

6 Água Funções da água: Meio de transporte – o sangue é o meio de transporte de nutrientes, gases e diversas substâncias que necessitam circular dentro do organismo vivo. A água está presente no sangue e compõe, com sais minerais e proteínas, o plasma, e confere-lhe forma líquida, possibilitando sua circulação pelo corpo.

7 Água Funções da água: Coesão e adesão – a forte atração entre as moléculas de água é denominada COESÃO. A coesão entre as moléculas da água no estado líquido é responsável por sua alta tensão superficial. Ex: uma gota de água se forma por causa da forte coesão entre as moléculas de água, e seu contorno é mantido graças à alta tensão superficial. É também devido à tensão superficial que alguns animais são capazes de pousar sobre a água sem afundar.

8 Água Funções da água: Coesão e adesão – as moléculas de água tendem a se unir também a outras moléculas polares, essa atração é denominada ADESÃO. É fácil entender o que é adesão quando mergulhamos uma roupa na água: a roupa fica molhada. Isso ocorre porque as moléculas de água ficam aderidas às moléculas do tecido da roupa, que são principalmente polares. A água não adere a moléculas apolares, como as de gordura, óleo e cera. Por isso a água não molha superfícies encerradas: forma gotículas sobre elas.

9 Água Funções da água: Capilaridade – em razão de as moléculas exercerem forte atração umas sobre as outras, a água consegue elevar-se dentro de tubos microscópicos, os capilares, num fenômeno chamado CAPILARIDADE. Esse fenômeno ocorre graças à coesão e adesão da água aos capilares. Por esse motivo, a seiva de um vegetal pode subir da raíz até as folhas mais altas.

10 Água Funções da água: Calor específico – é a quantidade de calor necessária para elevar em 1ºC a temperatura de 1g dessa substância. Quanto maior for a quantidade de calor necessária, maior será o calor específico da substância. Graças a seu alto calor específico, a água apresenta temperatura constante por mais tempo em relação à maioria das substâncias. Em função dessa propriedade da água a temperatura mantém-se equilibarada dentro da célula, sem variações bruscas, que afetariam o metabolismo celular.

11 Água Funções da água: Calor de vaporização – vaporização é a passagem do estado líquido para o vapor, assim, na evaporação a água consome grande quantidade de calor das superfícies com as quais está em contato, fazendo com que elas se resfriem. Por causa do alto calor de vaporização da água, a evaporação do suor resfria a superfície de nosso corpo.

12 Resumo – funções da água
Coesão – atração das moléculas de água entre si. Adesão – atração entre moléculas de água e de outras substâncias polares. Solvente – algumas substâncias se dissolvem na água (hidrofílicas) e outras não (hidrofóbicas). Calor específico – devido ao seu alto calor específico, a água do interior das células não sofre variações bruscas de temperaturas. Calor de vaporização – devido ao elevado calor de vaporização da água, uma superfície se resfria quando perde água na forma de vapor.

13 Sais Minerais Os sais minerais são substâncias inorgânicas, dissociadas na água ou associadas a outras moléculas, na forma de íons (átomos eletricamente carregados). Estão presentes dentro e fora da célula. Na maioria das vezes, a célula necessita dos sais minerais em pequenas quantidades. A falta desses componentes pode causar a morte da célula. Observe na tabela a seguir, alguns íons importantes:

14 Sais minerais (na forma de íons)
Principais funções Sódio (Na+) e potássio (K+) Promovem o equilíbrio osmótico entre a célula e o meio extracelular. Cálcio (Ca+2) Compõe os ossos, auxilia a coagulação sanguínea e a contração muscular. Ferro (Fe+2) Compõe as moléculas de hemoglobina, é fundamental para a respiração celular. Fósforo Compõe as moléculas de ATP e os ácidos nucléicos. Iodo Compõe os hormônios da tireóide, que estimulam o metabolismo.


Carregar ppt "Cap. 03 – Água e Sais Minerais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google