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MODELOS ORGANIZACIONAIS

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Apresentação em tema: "MODELOS ORGANIZACIONAIS"— Transcrição da apresentação:

1 MODELOS ORGANIZACIONAIS
Flávio Sousa MODELOS ORGANIZACIONAIS CONTEMPORÂNEOS RECURSOS HUMANOS

2 O que são organizações? Em sentido geral organização é o modo como se organiza um sistema. É a forma escolhida para arranjar, dispor ou classificar objetos, documentos e informações. Em Administração, organização tem dois sentidos: Combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Exemplo: empresas, associações, órgãos do governo, ou seja, qualquer entidade pública ou privada. As organizações são compostas de estrutura física, tecnológica e pessoas. Modo como foi estruturado, dividido e sequenciado o trabalho. Segundo Montana (2003, p. 170) organizar é o processo de reunir recursos físicos e humanos essenciais à consecução dos objetivos de uma empresa.

3 O que são organizações? A estrutura de uma organização é representada através do seu organograma. Segundo Maximiano (1992) uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações. Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros.A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.

4 O que são organizações? Organizar compreende atribuir responsabilidades às pessoas e atividades aos órgãos (unidades administrativas). A forma de organizar estes orgãos chama-se de departamentalização. Do grego "organon", organização significa instrumento, utensílio. De acordo Bilhim (2006) "a organização é uma entidade social, conscientemente coordenada, gozando de fronteiras delimitadas que funcionam numa base relativamente contínua, tendo em vista a realização de objectivos comuns". Sobrevivência e crescimento (metas e objectivos) é o que a maioria ambiciona. Objectivos que exigem grupos de duas ou mais pessoas, que estabelecem entre eles relações de cooperação, acções formalmente coordenadas e funções diferenciadas, hierarquicamente hierárquica.

5 O que são organizações? COMPLEXIDADE DA ORGANIZAÇÕES
Tipologia das organizações: organizações e poder Não existem duas organizações iguais, mas é possível classificá-las em certos grupos ou tipos. Tipologia de Amitai Etzioni : meios de controle  as organizações necessitam de uma distribuição formalmente estruturada de recompensas e sansões - agrupou o poder em três tipos: controle físico  poder coercitivo ( sansões físicas, imposição de dor, controle de necessidades fisiológicas, força, medo) controle material  poder remunerativo ( controle sobre os recursos econômicos, salários, comissões, benefícios, serviços) controle normativo  poder normativo ( baseado em símbolos normativos como prestígio e estima e símbolos sociais)

6 Coercitivas  são aquelas em que o poder é imposto pela coerção - força física – ou por controles baseados em prêmios ou punições. Ex.: prisões, campos de concentração. Utilitárias ou remunerativas  onde o poder se baseia no controle dos incentivos econômicos. As recompensas materiais. A remuneração é a base principal de controle. Ex.: organizações industriais, atividades comissionadas. Normativas  são aquelas em que o envolvimento moral e a aceitação social são a maior fonte de controle. São organizações em que os participantes têm alto envolvimento moral e motivacional. Ex.: entidades religiosas, hospitais, universidades, organizações políticas.

7 Tipologia de Blau e Scott
Peter M. Blau e W. Richard Scott classificam as organizações baseando-se nas características e considerações dos beneficiários principais, ou seja, os que se beneficiam da existência da organização ( participantes, mandatários, clientes e o público em geral). Classificação: associações de benefícios mútuos ( Ex.: cooperativas, sindicatos, consórcios, associações profissionais) organizações de interesses comerciais  os principais beneficiários são os proprietários ou acionistas ( Ex.: empresas privadas) organizações de serviços  o grupo de clientes e a sociedade são os principais beneficiários ( Ex.: escolas, hospitais, agências sociais) organizações de Estado  onde os cidadãos representam os principais beneficários ( Ex. : serviços públicos, organizações militares)

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