A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
Prof. M.Sc. Wellerson David Viana

2 UNIDADE 2 – A ESTRUTURA E AS ETAPAS DE UM PROJETO
2.1. Introdução: Projeto: conjunto de informações que são coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento para testar sua viabilidade. Não se confunde com informações: é entendido como modelo que, incorporando informações qualitativas e quantitativas, procura simular a decisão de investir e suas implicações. Existência de aspectos estruturais que devem ser considerados – estes aspectos tendem a ser inter-relacionados.

3 UNIDADE 2 – A ESTRUTURA E AS ETAPAS DE UM PROJETO
2.1. Introdução Cada aspecto deve ser analisado separadamente de modo parcial para depois ser adicionado aos demais – faz-se então a análise de viabilidade.

4 Função do Setor Econômico
UNIDADE 2 – A ESTRUTURA E AS ETAPAS DE UM PROJETO 2.2. Tipos de Projetos Projeto Agrícola Projeto Industrial Função do Setor Econômico Impacto na Empresa Implantação Expansão ou ampliação Função do uso Viabilidade Final Financiamento Modernização Diversificação Relocalização Projeto de Serviços

5 UNIDADE 2 – A ESTRUTURA E AS ETAPAS DE UM PROJETO
2.3. Estrutura do Projeto Aspectos mais freqüentes: a) Mercado

6 UNIDADE 2 – A ESTRUTURA E AS ETAPAS DE UM PROJETO
2.3. Estrutura do Projeto Aspectos mais freqüentes A) Econômicos: Mercado: Quantidade demandada, preço de venda, canais de distribuição (e a formação de estoques nestes canais), descontos etc.., tornam a análise de mercado um dos primeiros aspectos a serem considerados no projeto.

7

8 UNIDADE 2 – A ESTRUTURA E AS ETAPAS DE UM PROJETO
2.3. Estrutura do Projeto Localização: local ideal para situar a alternativa de investimento em pauta. Dependerá de diversos fatores: o mercado, a escala pretendida, considerações técnicas etc. Analisar a disponibilidade local dos diversos bens de produção intermediários: mão de obra, energia, matéria prima e as condições, ambientais como: necessidade de controle de poluição, restrições ao uso da terra, clima, resistência do solo etc.

9

10 UNIDADE 2 – A ESTRUTURA E AS ETAPAS DE UM PROJETO
2.3. Estrutura do Projeto Tamanho (Escala): considerações de engenharia do projeto e/ ou que o desenvolvimento esperado da tecnologia venham a influir bastante na seleção de certo tamanho de fábrica.

11 UNIDADE 2 – A ESTRUTURA E AS ETAPAS DE UM PROJETO
2.3. Estrutura do Projeto Aspectos mais freqüentes: B) Técnicos: envolvem as considerações referentes à seleção entre os diversos processos de produção , à engenharia do projeto, ao arranjo físico dos equipamentos na fabrica etc. Pode ser que, para os processos de produção: Haja previsão de grandes mudanças tecnológicas em médio prazo; Pertença a uma área que passa por processo de desenvolvimento tecnológico acelerado .

12 UNIDADE 2 – A ESTRUTURA E AS ETAPAS DE UM PROJETO
2.3. Estrutura do Projeto Aspectos mais freqüentes: C) Financeiros: I) Composição do capital São analisadas as diferentes opções que existem para compor o capital a ser investido no projeto. O que se procura é determinar a composição do capital próprio e de terceiros. A restituição e/ ou remuneração do capital alheio deverá ser levado em conta nas projeções .

13 UNIDADE 2 – A ESTRUTURA E AS ETAPAS DE UM PROJETO
2.3. Estrutura do Projeto Aspectos mais freqüentes: C) Financeiros: I) Composição do capital Por seu lado, o custo da remuneração das diversas fontes (ou seja, o custo do capital) é um elemento importante a ser considerado na análise do projeto.

14 UNIDADE 2 – A ESTRUTURA E AS ETAPAS DE UM PROJETO
2.3. Estrutura do Projeto Aspectos mais freqüentes: C) Financeiros: II) Financiamentos: são analisadas as alternativas de empréstimo. Procura-se determinar, entre as fontes de empréstimos disponíveis , aquelas que apresentam maior conveniência e/ ou que otimizam a rentabilidade do projeto.

15 UNIDADE 2 – A ESTRUTURA E AS ETAPAS DE UM PROJETO
2.3. Estrutura do Projeto Aspectos mais freqüentes: C) Financeiros: III) Capital de Giro A análise financeira das fontes e aplicações do dinheiro em giro permitirá que se determine o capital de giro próprio. Este, sendo um investimento a ser feito, deverá ser incluído nos desembolsos do projeto

16 UNIDADE 2 – A ESTRUTURA E AS ETAPAS DE UM PROJETO
2.3. Estrutura do Projeto Aspectos mais freqüentes: C) Financeiros: IV) Outros Grau de endividamento, índices de liquidez, análise da evolução do capital e do patrimônio, capacidade para pagamento dos empréstimos etc.

17 UNIDADE 2 – A ESTRUTURA E AS ETAPAS DE UM PROJETO
2.3. Estrutura do Projeto Aspectos mais freqüentes: D) Administrativos: Dizem respeito à estrutura organizacional que será necessária para a implantação e para a operação do projeto. Outro aspecto importante é o treinamento das pessoas que irão compor os quadros de implantação do projeto e da empresa já na fase de operação.

18 UNIDADE 2 – A ESTRUTURA E AS ETAPAS DE UM PROJETO
2.3. Estrutura do Projeto Aspectos mais freqüentes: E) Institucionais – Jurídicos e Legais: Os aspectos jurídicos tendem a apresentar uma relação indireta para com o projeto - forma societária da empresa; seu tipo; quais são os sócios e qual a participação acionária de cada um; o registro na Junta Comercial etc.

19 UNIDADE 2 – A ESTRUTURA E AS ETAPAS DE UM PROJETO
2.3. Estrutura do Projeto Aspectos mais freqüentes: E) Institucionais – Jurídicos e Legais: Os aspectos legais estão relacionados com as exigências legais e/ ou incentivos fornecidos pelos governos federal, estadual e municipal - os impostos, os incentivos fiscais (para exportação, para investimento em áreas incentivadas e/ ou em setores predeterminados, para que possa ser feita depreciação acelerada etc.), os incentivos estaduais e/ ou municipais para favorecer a instalação de industrias em determinado local e outros.

20 UNIDADE 2 – A ESTRUTURA E AS ETAPAS DE UM PROJETO
2.3. Estrutura do Projeto Aspectos mais freqüentes: F) Institucionais – de Meio Ambiente

21 Oportunidade surge em virtude de uma procura consciente externa
Oportunidade surge em virtude de pressão interna


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google