A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    "— Transcrição da apresentação:

1 PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    

2 Números e Operações Situações-problema e seu resultados: números naturais, inteiros, racionais e irracionais nos demais blocos. Localização e representação decimal na reta numérica, com régua e compasso.

3 Grandezas diretamente ou inversamente proporcionais (regra de três), juros simples e compostos, utilizando a calculadora e sua representação no plano cartesiano. 10 = = 100 Tempo (minutos) Produção (Kg) 5 100 10 200 15 300 20 400 Calcular o número de diagonais de um polígono: observação de regularidades existentes (número de lados e diagonais) D=n*(n-3)

4 Resolução de situações-problema por equações ou inequações, sistemas de equações do primeiro grau, equações do segundo grau representando-as no plano cartesiano. x y (x, y) 4 (0, 4) 2 (2, 0) Calcular o valor numérico com expressões equivalentes a uma expressão algébrica por meio de fatorações e simplificações.

5 Deslocamento de um ponto num plano cartesiano.
Espaço e Forma  Deslocamento de um ponto num plano cartesiano. Secções de figuras tridimensionais: Representação e análise das figuras obtidas. Reconhecimento da figura representada por diferentes vistas.

6

7 Poliedros: posição relativa de duas arestas (paralelas, perpendiculares, reversas) e de duas faces (paralelas, perpendiculares). Construção e divisão de segmentos em partes proporcionais de retas paralelas e perpendiculares com régua e compasso.

8 Ângulos: congruentes, complementares e suplementares, soma dos ângulos internos de um polígono convexo e não convexo. Circunferência: razão aproximada entre a medida do comprimento de uma circunferência e seu diâmetro.

9 Situações-problema: mediatriz, bissetriz, retas paralelas e perpendiculares, ângulos notáveis.
Triângulos: propriedades, congruência, identificação e construção das alturas, bissetrizes, medianas e mediatrizes utilizando régua e compasso.

10 Quadriláteros:propriedades.
Teorema de Tales e Pitágoras: experimentos, aplicações e demonstrações.

11 Grandezas e Medidas Situações-problema utilizando unidades de medida, razão (densidade e velocidade) ou produto (energia elétrica: kwh) de duas grandezas. Potência = corrente x voltagem ( P = i.U ) Energia = potência x tempo (E = P. Δt) Cálculo de área e perímetros de superfícies planas, sólidos geométricos e volume de alguns prismas.

12 Variação de duas grandezas direta ou inversamente proporcionais e representar em um sistema de coordenadas cartesianas e estratégias utilizadas.  Compreensão dos termos algarismos duvidoso, significativo e erro de medição, na utilização de instrumentos de medida.

13 Tratamento da Informação
Leitura, interpretação e organização, apresentação de dados e construção de gráficos (colunas, setores, histogramas e polígonos de freqüência). Termos estatísticos: freqüência, freqüência relativa, amostra, média, moda, mediana. Classes freq. abs. freq. rel. Solteiro 78 0.52 Casado 50 0.33 Viúvo 5 0.03 Divorciado 17 0.12 Total 150 1.00 Elaboração de experimentos e simulações para estimar e estimar probabilidades.

14 ATITUDES Uso dos conhecimentos matemáticos, interpretar, analisar, encontrar exemplo, contra exemplo e formular hipóteses para resolver problemas em contextos diversos. Desenvolvimento da capacidade de investigação, busca de resultados, uso de estratégias de verificação e controle de resultados. Resolução de problemas: comparar diferentes métodos e processos de resolução, analisar e compreender semelhanças e diferenças entre eles. Compreensão da importância da estatística na atividade humana, analisar criticamente, informações e opiniões transmitidas pelos veículos de informação.

15 Critérios de avaliação para o quarto ciclo
Aplicar procedimentos matemáticos adequados para resolução de problemas numéricos, geométricos ou métricos. Entender e utilizar diferentes significados dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais para resolver operações e problemas nas diversas áreas do conhecimento. Resolver situações-problema: equações e sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas utilizando propriedades.

16 Resolver situações-problema que envolvam variação de duas grandezas direta ou inversamente proporcionais e representar em um sistema de coordenadas cartesianas e estratégias utilizadas.  Perceber e estabelecer relações de congruência e de semelhança entre figuras planas e identificar as propriedades dessas relações.  Obter e expressar resultados das medidas de massa, tempo, capacidade, superfície, volume, densidade e velocidade na resolução de situações-problema.  Ler e interpretar tabelas e gráficos, coletar informações e representá-las em gráficos. Resolver problemas de contagem e indicar as possibilidades de sucesso de um evento.


Carregar ppt "PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    "

Apresentações semelhantes


Anúncios Google