Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRachel Machado Leveck Alterado mais de 8 anos atrás
1
Repensando a Logística 05/89594 Monique Guimarães Pinheiro 05/94687 Vilson Dias Magalhães 06/97800 William Clebson P. da Silva 07/38069 Ronan Ribeiro Côrtes 100.01.08 – Arremate 03/05/2009
2
AVANÇO TECNOLÓGICO E CIENTÍFICO E CIENTÍFICO GLOBALIZAÇÃO CONCORRÊNCIA MUNDIAL REPENSANDO A LOGÍSTICA FORMAÇÃO DE BLOCOS ECONOMICOS INTRODUÇÃO
3
INTRODUÇÃO O modelo da competitividade, baseado no “culto do serviço ao cliente”, substituiu o “culto da quantidade”.
4
INTRODUÇÃO Logística Integrada ► Fluxo continuo de matéria-prima (suprimento); ► Fabricação do bem (produção); ► Saída do produto acabado até o ponto de revenda (distribuição)
5
CADEIA DE LOGÍSTICA TRADICIONAL CADEIA DE LOGÍSTICA INTEGRADA
6
INFORMAÇÃO CONSUMIDOR VAREJISTAFORNECEDORPRODUTOR LOGÍSTICA TRADICIONAL
7
FORNECEDOR PRODUTORVAREJISTAS CONSUMIDOR INFORMAÇÃO DO CONSUMIDOR
8
Fatores de pressão da mudança do papel da Logística ► Competição externa; ► Ciclo de vida do produto mais curtos; ► Clientes bem informados e exigentes. ► Papel mais restrito dos distribuidores; ► Demandas por parcerias; ► Novos canais para os consumidores;
9
Competição Externa Clientes CustosConfiabilidadeFlexibilidadeQualidadeRapidez
10
Ciclo de vida dos produtos ► Os produtos se tornam obsoletos muito rapidamente, enquanto sua vida útil diminuem na mesma velocidade; ► Por isso é essencial que as empresas inovem constantemente suas sua linhas de produção.
11
Clientes mais exigentes e bem informados Os clientes buscam cada vez mais preços atraentes, qualidade, bons serviços, variedade, dentre outros.
12
Racionalização da base de fornecedores ► As empresas buscam uma maior aproximação com seus fornecedores, visando proporcionar aos clientes: Qualidade Preço Tempo de entrega exato
13
Papel mais restrito dos consumidores ► O replanejamento das estratégias de distribuição tem o objetivo de tornar os produtos mais acessíveis aos clientes, reduzindo os estoques e, conseqüentemente, os custos.
14
Demandas por Parcerias ► Cada agente depende do funcionamento do outro. A relação é de longo prazo. Tendência Mundial (Globalização)
15
Objetivos da Demanda por Parcerias Diminuir o custo com mão-de-obra; Diminuir os estoques; Agilidade na fabricação.
16
Supply Chain ► Visão Sistêmica ► Plano Estratégico ► Simbiose entre os departamentos (Marketing, Vendas, Logísticas, Desenvolvimento, Manufatura) com os fornecedores e clientes.
17
Supply Chain ► Conceito: “é todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresarias que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final”
18
Objetivos do Supply Chain ► > Capacidade de resposta à demanda dos clientes; ► > qualidade de produtos e serviços; ► Velocidade e qualidade; ► Efetividade dos custos de produção.
19
Empresas Líderes: Metas Processos Otimizados Funcionalidades dos Produtos Desing Atendimento Preços baixos
20
Efficient Consumer Response (ECR) ► A idéia é trabalhar em conjunto para diminuir os custos. ► Introduzir Produtos ► Promover Produtos ► Repor Produtos ► Sortir a Loja ECR
21
► Para o Efficient Consumer Response (ECR) logra êxito é necessário: Reposição contínua; Benchmark das melhores práticas; Acompanhar o pedido via computador/internet.
22
Introdução eficiente do produto Evolução tecnológica; Evolução tecnológica; Mudança dos hábitos dos Mudança dos hábitos dos consumidores; consumidores; O volume de vendas não aumenta, mas apenas desocupa espaço já estabelecido de outro produto nas prateleiras.
23
Cinco etapas do método ECR ► Distribuidor e fornecedor concordam quanto ao produto a ser testado para a introdução; ► Preparação do teste; ► Implementação do teste; ► Avaliação; ► Decisão. Maior relação fornecedor-cliente
24
Sortimento eficiente da loja ► Fazer com que o fornecedor conheça o perfil de seus clientes cruzando as informações dos produtos em forma de matriz, a ferramenta utilizada é o Gerenciamento de Categoria. Perfil do cliente Tipo de produto Horário de compra: manhã, tarde, noite Dia: 2ª, 3ª, 4ª Congelados Frios Bebidas
25
Promoção eficiente ► Simples; ► Fácil compreensão pelas pessoas que vão participar dela; ► Ter um início e final determinado; ► Ser de curta duração e ► Sustentar as vendas de uma linha de produtos ou de um produto.
26
Reposição eficiente ► Recebimento eletrônico na loja; ► Sistema de inventário perpetuo; ► Leitura por código de barra, no ponto-de- venda; ► Pedido emitido por computador.
27
Fatores negativos para implementação rápida das práticas de ECR ► Falta de comprometimento das empresas; ► Falta de conhecimento; ► Necessidade de investimento; ► Tempo e custos altos para promover sistemas de informação.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.