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Repensando a Logística 05/89594 Monique Guimarães Pinheiro 05/94687 Vilson Dias Magalhães 06/97800 William Clebson P. da Silva 07/38069 Ronan Ribeiro Côrtes.

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1 Repensando a Logística 05/89594 Monique Guimarães Pinheiro 05/94687 Vilson Dias Magalhães 06/97800 William Clebson P. da Silva 07/38069 Ronan Ribeiro Côrtes 100.01.08 – Arremate 03/05/2009

2 AVANÇO TECNOLÓGICO E CIENTÍFICO E CIENTÍFICO GLOBALIZAÇÃO CONCORRÊNCIA MUNDIAL REPENSANDO A LOGÍSTICA FORMAÇÃO DE BLOCOS ECONOMICOS INTRODUÇÃO

3 INTRODUÇÃO O modelo da competitividade, baseado no “culto do serviço ao cliente”, substituiu o “culto da quantidade”.

4 INTRODUÇÃO Logística Integrada ► Fluxo continuo de matéria-prima (suprimento); ► Fabricação do bem (produção); ► Saída do produto acabado até o ponto de revenda (distribuição)

5 CADEIA DE LOGÍSTICA TRADICIONAL CADEIA DE LOGÍSTICA INTEGRADA

6 INFORMAÇÃO CONSUMIDOR VAREJISTAFORNECEDORPRODUTOR LOGÍSTICA TRADICIONAL

7 FORNECEDOR PRODUTORVAREJISTAS CONSUMIDOR INFORMAÇÃO DO CONSUMIDOR

8 Fatores de pressão da mudança do papel da Logística ► Competição externa; ► Ciclo de vida do produto mais curtos; ► Clientes bem informados e exigentes. ► Papel mais restrito dos distribuidores; ► Demandas por parcerias; ► Novos canais para os consumidores;

9 Competição Externa Clientes CustosConfiabilidadeFlexibilidadeQualidadeRapidez

10 Ciclo de vida dos produtos ► Os produtos se tornam obsoletos muito rapidamente, enquanto sua vida útil diminuem na mesma velocidade; ► Por isso é essencial que as empresas inovem constantemente suas sua linhas de produção.

11 Clientes mais exigentes e bem informados Os clientes buscam cada vez mais preços atraentes, qualidade, bons serviços, variedade, dentre outros.

12 Racionalização da base de fornecedores ► As empresas buscam uma maior aproximação com seus fornecedores, visando proporcionar aos clientes:  Qualidade  Preço  Tempo de entrega exato

13 Papel mais restrito dos consumidores ► O replanejamento das estratégias de distribuição tem o objetivo de tornar os produtos mais acessíveis aos clientes, reduzindo os estoques e, conseqüentemente, os custos.

14 Demandas por Parcerias ► Cada agente depende do funcionamento do outro. A relação é de longo prazo. Tendência Mundial (Globalização)

15 Objetivos da Demanda por Parcerias  Diminuir o custo com mão-de-obra;  Diminuir os estoques;  Agilidade na fabricação.

16 Supply Chain ► Visão Sistêmica ► Plano Estratégico ► Simbiose entre os departamentos (Marketing, Vendas, Logísticas, Desenvolvimento, Manufatura) com os fornecedores e clientes.

17 Supply Chain ► Conceito: “é todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresarias que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final”

18 Objetivos do Supply Chain ► > Capacidade de resposta à demanda dos clientes; ► > qualidade de produtos e serviços; ► Velocidade e qualidade; ► Efetividade dos custos de produção.

19 Empresas Líderes: Metas Processos Otimizados Funcionalidades dos Produtos Desing Atendimento Preços baixos

20 Efficient Consumer Response (ECR) ► A idéia é trabalhar em conjunto para diminuir os custos. ► Introduzir Produtos ► Promover Produtos ► Repor Produtos ► Sortir a Loja ECR

21 ► Para o Efficient Consumer Response (ECR) logra êxito é necessário:  Reposição contínua;  Benchmark das melhores práticas;  Acompanhar o pedido via computador/internet.

22 Introdução eficiente do produto Evolução tecnológica; Evolução tecnológica; Mudança dos hábitos dos Mudança dos hábitos dos consumidores; consumidores; O volume de vendas não aumenta, mas apenas desocupa espaço já estabelecido de outro produto nas prateleiras.

23 Cinco etapas do método ECR ► Distribuidor e fornecedor concordam quanto ao produto a ser testado para a introdução; ► Preparação do teste; ► Implementação do teste; ► Avaliação; ► Decisão. Maior relação fornecedor-cliente

24 Sortimento eficiente da loja ► Fazer com que o fornecedor conheça o perfil de seus clientes cruzando as informações dos produtos em forma de matriz, a ferramenta utilizada é o Gerenciamento de Categoria. Perfil do cliente Tipo de produto Horário de compra: manhã, tarde, noite Dia: 2ª, 3ª, 4ª Congelados Frios Bebidas

25 Promoção eficiente ► Simples; ► Fácil compreensão pelas pessoas que vão participar dela; ► Ter um início e final determinado; ► Ser de curta duração e ► Sustentar as vendas de uma linha de produtos ou de um produto.

26 Reposição eficiente ► Recebimento eletrônico na loja; ► Sistema de inventário perpetuo; ► Leitura por código de barra, no ponto-de- venda; ► Pedido emitido por computador.

27 Fatores negativos para implementação rápida das práticas de ECR ► Falta de comprometimento das empresas; ► Falta de conhecimento; ► Necessidade de investimento; ► Tempo e custos altos para promover sistemas de informação.


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