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Educação Integral: uma perspectiva ampliada

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Apresentação em tema: "Educação Integral: uma perspectiva ampliada"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB Educação Integral: uma perspectiva ampliada

2 EDUCAÇÃO INTEGRAL A criança é feita de cem. A criança tem cem mãos
cem pensamentos cem modos de pensar de jogar e de falar. Mas roubaram-lhe noventa e nove A escola e a cultura lhe separam a cabeça do Corpo Dizem-lhe: de pensar sem as mãos, de fazer sem a cabeça, de escutar e de não falar, de compreender sem alegrias, de amar e maravilhar-se só na Páscoa e no Natal. As Cem Linguagens da Criança – extratos Loris Malaguzzi ( )

3 Conceito de Educação Integral
A educação integral é a educação para o pleno desenvolvimento da pessoa, a fim de possibilitar a ela responder aos desafios cotidianos.

4 A partir do aluno que temos precisamos planejar a função orientadora da escola no desenvolvimento destas competências: Pessoais Interpessoais Sociais Profissionais O conceito de educação integral não pode se restringir à jornada escolar ampliada!

5 Desenvolvimento de Competências e Habilidades
Desenvolvimento de competências e habilidades para tomar decisões diante de desafios reais, cotidianos. As decisões mobilizam de forma integrada: Conhecimentos Atitudes Procedimentos

6 Utilizar formas de ensino consistentes para responder a: Situações
Ensino de competências segundo Antoni Zabala: Utilizar formas de ensino consistentes para responder a: Situações Conflitos Problemas próximos da realidade Construção pessoal , com exercícios de progressiva dificuldade com ajudas e apoios conforme as diferenças entre os alunos.

7 Objetivos da Educação Integral - I
Introduzir e aumentar sistematicamente a utilização da metodologia pedagógica de projetos. Construir esta metodologia em torno de situações reais ou situações problema. Envolver os conceitos de trans e interdisciplinaridade. Aumentar a capacidade dos alunos de mobilizar conteúdos, procedimentos e valores.

8 Objetivos da Educação Integral - II
Oferecer novos percursos educativos, com apoio das tecnologias da informação. Ampliar novos conhecimentos, buscar a inserção no mundo do trabalho, promover debates e novas atitudes. Fomentar valores como a solidariedade e o respeito ao meio ambiente. Discutir questões de gênero, promoção da saúde e diversidade cultural, étnica, social e sexual.

9 Educação Integral e Temas Transversais
No fazer pedagógico, estes são os eixos geradores de saberes, a partir das experiências dos alunos e alunas, assim como os eixos de conexão entre os conteúdos disciplinares. Educação Ambiental Educação em Direitos Humanos Educação Fiscal Educação das relações Étnico-Raciais Educação em Saúde Educação para o Trânsito

10 Objetivos da Educação Integral - III
Reconhecer o papel do professor como orientador da formação integral dos alunos. Ampliar progressivamente a jornada dos professores em uma única escola. Formar grupos colaborativos de estudo entre membros do magistério. Aprofundar o conhecimento pedagógico e reconhecer as características específicas dos alunos.

11 Objetivos da Educação Integral - IV
Reconhecer a família como instituição que promove a educação integral e é parte integrante do sistema educativo de uma sociedade. Valorizar seu papel, promovendo palestras, encontros, trocas e vivências. Realçar suas funções educativas integradas à escola.

12 Objetivos da Educação Integral - V
Ampliar progressivamente a jornada do aluno. Oferecer atividades educativas que busquem seu desenvolvimento integral. Ampliar suas expectativas e competências pessoais, interpessoais, sociais e profissionais.

13 Objetivos da Educação Integral - VI
Promover mudanças nos prédios escolares. Introduzir novos equipamentos tecnológicos, salas ambiente e espaços para o protagonismo juvenil. Realizar as mudanças de acordo com o projeto pedagógico da escola, definido de forma participativa. Aprofundar o desenvolvimento de habilidades linguísticas, científico-tecnológicas, sócio-antropológicas e estético-expressivas.

14 Educação Integral: modelos
Escola de Tempo Integral Escola de Ensino Integral Vence Mais Educação ProEMI: Programa Ensino Médio Inovador

15 Obrigada!


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