A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia da Pesquisa Científica 2 o Grupo Prof. Felipe M. G. França, PhD (Imperial College London, 1994) Programa de Engenharia de Sistemas e Computação,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia da Pesquisa Científica 2 o Grupo Prof. Felipe M. G. França, PhD (Imperial College London, 1994) Programa de Engenharia de Sistemas e Computação,"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da Pesquisa Científica 2 o Grupo Prof. Felipe M. G. França, PhD (Imperial College London, 1994) Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, COPPE, UFRJ Colaboração: Prof. Priscila M. V. Lima, PhD (Imperial College London, 2000) Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação, Escola Politécnica, UFRJ

2 Agenda Revisão de Literatura Fontes de Informação Elaboração do Texto (Parte 1) Organização do Conhecimento

3 Revisão de Literatura Composição de um cenário de atuação de uma pesquisa científica: Teorias e Tecnologias; O que já foi feito? Como foi feito? O quão bem feito?

4 Revisão de Literatura Possíveis Objetivos: Determinação do “Estado da Arte”: Identificar o que já se conhece e o que não se conhece sobre um tema alvo.

5 Revisão de Literatura Possíveis Objetivos: Revisão Teórica: Estabelecer as relações entre o problema alvo e o quadro teórico (uma ou mais teorias).

6 Revisão de Literatura Possíveis Objetivos: Revisão Empírica: Explicar o problema do ponto de vista metodológico: procedimentos? parâmetros importantes?

7 Revisão de Literatura Possíveis Objetivos: Revisão Histórica: Recuperar a evolução de um tema, conceito etc identificando os fatores e eventos que provocaram as mudanças.

8 Revisão de Literatura Pesquisa Bibliográfica: Adoção de uma metodologia para busca e análise de publicações relevantes.

9 Revisão de Literatura Pesquisa Bibliográfica: Obtenção de informações (situação atual, publicações importantes, cobertura) sobre o tema/problema alvo da pesquisa.

10 Revisão de Literatura Pesquisa Bibliográfica: Fases Escolha do TEMA: Dinâmica com a própria revisão de literatura. As oportunidades de contribuição podem ser identificadas nesta fase.

11 Revisão de Literatura Pesquisa Bibliográfica: Fases Plano de TRABALHO: Levantamento dos aspectos interessantes sobre o tema e identificação de uma estrutura de tópicos.

12 Revisão de Literatura Pesquisa Bibliográfica: Fases Identificação Após definição do TEMA e de uma estrutura de assuntos em tópicos, leva- se a cabo o levantamento bibliográfico: referências e resumos.

13 Revisão de Literatura Pesquisa Bibliográfica: Fases Localização e Captura Após o levantamento bibliográfico, obtém-se os materiais/publicações.

14 Revisão de Literatura Pesquisa Bibliográfica: Fases Fichamento (1/2) Extração de informações importantes dos materiais/publicações obtidos, e.g., fichas bibliográficas, citações (reprodução literal entre aspas);

15 Revisão de Literatura Pesquisa Bibliográfica: Fases Fichamento (2/2) resumos, esboço (esquema das idéias principais), comentário (análise/crítica do pesquisador).

16 Revisão de Literatura Pesquisa Bibliográfica: Fases Análise e Interpretação De posse dos fichamentos: classificação, análise, interpretação e crítica das informações coletadas.

17 Revisão de Literatura Pesquisa Bibliográfica: Fases Redação (1/2) Organização do conhecimento investigado: balanço entre objetividade, clareza, precisão, consistência, imparcialidade e uso do vocabulário técnico.

18 Revisão de Literatura Pesquisa Bibliográfica: Fases Redação (1/2) (http://www.kinema.it/documenti/kinema_en.pdf(http://www.kinema.it/documenti/kinema_en.pdf, em 16/02/2008)

19 Revisão de Literatura Pesquisa Bibliográfica: Fases Redação (2/2) O texto é uma projeção direcionada do conhecimento: começo, meio e fim; Nos vários níveis: sentença, parágrafo, sessão, capítulo e monografia (análogo a um fractal).

20 Agenda Revisão de Literatura Fontes de Informação Elaboração do Texto (Parte 1) Organização do Conhecimento

21 Fontes de Informação Google it!

22 Fontes de Informação Google.com scholar.google.com grokker.com

23 Agenda Revisão de Literatura Fontes de Informação Elaboração do Texto (Parte 1) Organização do Conhecimento

24 Elaboração do Texto (Parte 1) Redação do Resumo Começo, meio e fim; A primeira frase deve ser significativa: o tema principal do documento; Uso da terceira pessoa do singular e o verbo na voz ativa (descreve, aborda, estuda etc).

25 Elaboração do Texto (Parte 1) Redação do Resumo Segundo a NBR6028 (NB88) deve-se evitar no resumo: o uso de parágrafos; frases longas; citações e descrições ou explicações detalhadas;

26 Elaboração do Texto (Parte 1) Redação do Resumo Segundo a NBR6028 (NB88) deve-se evitar no resumo: expressões do tipo: o “autor trata”, no “texto do autor” o “artigo trata” e similares; figuras, tabelas, gráficos, fórmulas, equações e diagramas.

27 Elaboração do Texto (Parte 1) Redação do Resumo A extensão recomendada (ABNT): monografias e artigos = até 250 palavras; notas e comunicações breves = até 100 palavras; relatórios e teses = até 500 palavras.

28 Elaboração do Texto (Parte 1) Citação Segundo a ABNT (2001, p.1), citação é a “menção no texto de uma informação extraída de outra fonte”.

29 Elaboração do Texto (Parte 1) Citação Tipos de citação: Citação Direta Utiliza as próprias palavras do autor. Exemplo: Segundo Vieira (1998, p.5) o valor da informação está “diretamente ligado à maneira como ela ajuda os tomadores de decisões a atingirem as metas da organização”.

30 Elaboração do Texto (Parte 1) Citação Tipos de citação: Citação Indireta Reproduz ou referencia idéias do autor. Exemplo: O valor da informação está relacionado com o poder de ajuda aos tomadores de decisões a atingirem os objetivos da empresa (VIEIRA, 1998).

31 Elaboração do Texto (Parte 1) Citação Tipos de citação: Citação de Citação Reproduz ou referencia idéias de autor citado por outro autor. Exemplo: Porter (apud CARVALHO e SOUZA, 1999, p.74) considera que “a vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pelas empresas”.

32 Elaboração do Texto (Parte 1) Citação NBR10520:2001 define os parâmetros para a apresentação de citações em documentos. Até 3 linhas: Segundo Vieira (1998, p.5) o valor da informação está “diretamente ligado à maneira como ela ajuda os tomadores de decisões a atingirem as metas da organização”.

33 Elaboração do Texto (Parte 1) Citação Sistemas de Chamada: Numérico Segundo Stewart, “o capital humano é a capacidade, conhecimento, habilidade e experiências individuais…” 5 5 STEWART, Thomas. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1997. p.7

34 Elaboração do Texto (Parte 1) Citação Desambiguação no Sistema Autor-Data Mesmos sobrenomes e datas de edição Segundo Cintra, O. (1998)… Conforme Cintra, A. (1998)…

35 Elaboração do Texto (Parte 1) Citação Desambiguação no Sistema Autor-Data Mesmo autor e datas de edição, documentos diferentes Na concepção técnica de estratégias de leitura apresentada em análise documentária Cintra (1987a) concorda com a visão.... O domínio da estrutura textual implica o conhecimento das partes... (CINTRA, 1987b).

36 Elaboração do Texto (Parte 1) Citação Desambiguação no Sistema Autor-Data CINTRA, Ana Madalena. Elementos de linguística para estudos de indexação automatizada. Ciência da Informação, Brasília, v.15, n.2, p.5-22, jan./jun.1987b. CINTRA, Ana Madalena. Estratégias de leitura em documentação. In: SMITT, Johanna. Análise Documentária: análise da síntese. Brasíia: IBICT, 1987a. p.29-38.

37 Agenda Revisão de Literatura Fontes de Informação Elaboração do Texto (Parte 1) Organização do Conhecimento

38 Mapa Conceitual: ferramenta simples e prática para representação de conhecimento; Organização do Conhecimento Origem: teorias sobre psicologia do aprendizado, anos 60 (David Ausubel).

39 Mapa Conceitual (exemplo) Organização do Conhecimento

40 Representa relações entre conceitos (sob a forma de grafo); Conceitos  nós; Relações  ligações; Nós e ligações  rotulados. Organização do Conhecimento Mapa Conceitual (exemplo)

41 Organização do Conhecimento Mapa Conceitual: Estruturado de forma hierárquica; conceitos mais gerais mais próximos da raiz da árvore e os mais específicos mais afastados.

42 Organização do Conhecimento Mapa Conceitual (sobre Mapa Conceitual)

43 Organização do Conhecimento O mapa do slide anterior foi gerado originalmente pela ferramenta CmapTools desenvolvida pelo Institute for Human and Machine Cognition associado à West Florida University (EUA); A ferramenta pode ser carregada gratuitamente.

44 felipe@ieee.org felipe@cos.ufrj.br


Carregar ppt "Metodologia da Pesquisa Científica 2 o Grupo Prof. Felipe M. G. França, PhD (Imperial College London, 1994) Programa de Engenharia de Sistemas e Computação,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google