A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Naturais 9.º ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Naturais 9.º ano"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Naturais 9.º ano
Suporte básico de vida

2 Princípios gerais do socorrismo
Ciências Naturais 9.º ano Princípios gerais do socorrismo Prevenir Alertar Socorrer Afastar o perigo da vítima ou a vítima do perigo. Pedir ajuda. Desencadear ações para melhorar o estado da vítima. Se o acidente ou a situação de emergência já ocorreu… … o que se deve prevenir? … como se deve alertar? … como socorrer?

3 A importância dos primeiros socorros
Ciências Naturais 9.º ano A importância dos primeiros socorros Qualquer pessoa, em qualquer altura, pode sofrer uma alteração violenta ou brusca do seu estado de saúde. Perante este cenário, é muitas vezes necessária a prestação de primeiros socorros. Em 1981, para garantir que os vários mecanismos de saúde funcionassem de forma coordenada perante situações de emergência, foi criado o Sistema Integrado de Emergência Médica. 1 2 3 4 5 6 Deteção Alerta Pré-socorro Socorro no local do acidente Cuidados durante o transporte Transferência e tratamento definitivo

4 Sistema Integrado de Emergência Médica
O Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) articula várias entidades — Hospitais, Centros de Saúde, INEM, Cruz Vermelha, Bombeiros, PSP e GNR — e tem como principal objetivo prestar auxílio a vítimas de acidente ou doença súbita. Este processo segue um circuito rápido e determinado: Ligar o 112 Centrais de Emergência CODU (Centros de Orientação de Doentes Urgentes) Meios de emergência (INEM, Cruz Vermelha, Bombeiros)

5 Meios de emergência Clicar na imagem para consultar o site.

6 Conceito de cadeia de sobrevivência
Ciências Naturais 9.º ano Conceito de cadeia de sobrevivência A cadeia de sobrevivência é muito importante no aumento da taxa de sobrevivência em paragem cardiovascular. Engloba 4 elos fundamentais. Ativar o sistema de emergência através do 112. Início do Suporte Básico de Vida (socorristas). Acesso precoce à desfibrilhação (médicos/enf.). Acesso ao Suporte Avançado de Vida (médicos/enf.).

7 Ativar o sistema de emergência
Ciências Naturais 9.º ano Ativar o sistema de emergência Quando se liga para o 112 é muito importante: Garantir que se está em segurança antes de telefonar; Manter a calma e falar devagar para o operador perceber o que se está a dizer; Identificar bem a situação; Saber a morada/contacto telefónico do local onde se está; Caracterizar quem precisa de socorro — número de vítimas, idade e sexo; Saber descrever o que aconteceu, há quanto tempo e o estado e as queixas da(s) vítima(s); Identificar fatores agravantes (perigo de incêndio, etc.); Cumprir todas as indicações dadas pelo operador; Desligar apenas quando o operador der indicação para tal.

8 Procedimentos de socorro
Ciências Naturais 9.º ano Procedimentos de socorro A primeira coisa que um socorrista deve ser capaz de fazer é uma avaliação primária, minuciosa mas rápida, da situação. Esta consiste numa sequência de procedimentos a que se dá o nome de ABC (airway, breathing, circulation — vias aéreas, respiração, circulação). A B C Avaliar a permeabilidade das vias aéreas (obstrução) Avaliar a ventilação (ver, ouvir e sentir o ar) Avaliar a estabilidade circulatória (pulsação e sangramentos)

9 Posição lateral de segurança (PLS)
Ciências Naturais 9.º ano Posição lateral de segurança (PLS) As vítimas inconscientes, a respirar, com pulsação e sem suspeitas de trauma devem ser colocadas na posição lateral de segurança. A B C D Identifica a sequência correta das imagens apresentadas.

10 Posição lateral de segurança (PLS)
Ciências Naturais 9.º ano Posição lateral de segurança (PLS) Corpo em posição lateral Perna esquerda esticada Braço direito dobrado Perna direita dobrada Palma da mão direita sob a cara Braço esquerdo dobrado Proposta de atividade: Realiza esta manobra com o teu colega de carteira. Em casa, promove uma atividade em que todos possam aprender esta manobra.

11 Suporte básico de vida em adultos
Ciências Naturais 9.º ano Suporte básico de vida em adultos Grau de consciência Abanar suavemente Falar alto Ver alterações Inconsciente Permeabilidade das vias aéreas Obstrução Secreções Objetos Ventilação Ver Ouvir Sentir Circulação Pulsação Hemorragias externas Choque

12 Suporte básico de vida pediátrico
Ciências Naturais 9.º ano Suporte básico de vida pediátrico Grau de consciência Abanar suavemente Falar alto Ver alterações Inconsciente Permeabilidade das vias aéreas Obstrução Secreções Objetos Ventilação Ver Ouvir Sentir Circulação Pulsação Hemorragias externas Choque

13 Obstrução das vias aéreas
Ciências Naturais 9.º ano Obstrução das vias aéreas A obstrução das vias aéreas pode ser parcial ou total. Se a obstrução for parcial há dificuldades em respirar, tosse e sinais de cianose (pele azulada). Deve encorajar-se a pessoa a tossir e a inclinar-se para baixo. Caso a obstrução não desapareça, é sinal de que a obstrução é total, sendo necessário avançar para outras medidas de socorro.

14 Medidas de socorro para obstrução das vias aéreas
Na obstrução total, há sinais de grande aflição: a boca está aberta sem conseguir emitir sons e, normalmente, as duas mãos à volta do pescoço. Os bebés são incapazes de chorar. Há 3 passos essenciais a seguir para socorrer uma obstrução total das vias aéreas (só se deve passar ao seguinte se o anterior não funcionar): Remoção de corpos estranhos da boca; Pancadas interescapulares; Manobra de Heimlich.

15 Medidas de socorro para obstrução das vias aéreas
Pancadas interescapulares Crianças com menos de 1 ano Segurar de barriga para baixo, com o tórax apoiado no antebraço e cabeça baixa e dar até 5 pancadas a meio dos ombros. Adultos e crianças com mais de 1 ano Inclinar para a frente e aplicar 5 pancadas nas costas, entre as omoplatas.

16 Medidas de socorro para obstrução das vias aéreas
Manobra de Heimlich Adultos e crianças com mais de 1 ano Envolver a cintura com os braços. Com a mão fechada em punho, colocar o polegar contra o abdómen. Envolver o punho com a outra mão e aplicar 5 compressões no sentido de dentro para cima. Estas devem ser rápidas, vigorosas e separadas. Crianças com menos de 1 ano Deitar o bebé de barriga para cima, mantendo a cabeça a um nível inferior ao do corpo. Fazer até 5 compressões torácicas.

17 Avalia as tuas metas… Explicar a importância da cadeia de sobrevivência no aumento da taxa de sobrevivência em paragem cardiovascular. Realizar o exame do paciente (adulto e pediátrico) com base na abordagem inicial do ABC (airway, breathing and circulation). Exemplificar os procedimentos de um correto alarme em caso de emergência. Executar procedimentos de suporte básico de vida (adulto e pediátrico), seguindo os algoritmos do European Resuscitation Council. Exemplificar medidas de socorro à obstrução grave e ligeira da via aérea (remoção de qualquer obstrução evidente, extensão da cabeça, palmadas interescapulares, manobra de Heimlich, encorajamento da tosse). Demonstrar a posição lateral de segurança.


Carregar ppt "Ciências Naturais 9.º ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google