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PublicouAna Lívia Alencastre Carvalho Alterado mais de 9 anos atrás
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Introdução à Administração Análise Ambiental
O capítulo do livro-texto é indispensável para a adequada preparação da seção. 1
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Conteúdo da Seção Ambiente Organizacional Parâmetros da Ação Gerencial
Ambiente das Organizações Ambiente Interno e Cultura Organizacional Ambiente Contextual e Operacional Relação Organização-Ambiente Análise de Stakeholders Comece a exposição com um caso de uma empresa (local ou nacional) que realce a influência do ambiente organizacional. Pode usar o caso introdutório do livro-texto. É importante contextualizar a matéria, dando exemplos e aplicações. 2 2
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Objetivos de Aprendizagem
Definir o ambiente organizacional e destacar sua importância para a administração; Destacar a cultura organizacional como definidora do ambiente interno da organização; Identificar e descrever os principais componentes do ambiente contextual e do ambiente operacional; Explicar algumas estratégias usadas para administrar a relação organização-ambiente; Apresentar a análise de stakeholders como técnica de análise ambiental; 3
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Parâmetros da Ação Gerencial
A visão onipotente da administração defende que os administradores são diretamente responsáveis para o alcance dos resultados organizacionais; A visão simbólica da administração defende que o papel do administrador é limitado por forças, internas e externas à organização, que escapam ao controle deste; Uma outra perspectiva defende a síntese destas posições defendendo que o papel do gestor é equalizar, no sentido de compensar, equilibrar e estabilizar as interações entre o ambiente externo e interno da organização; 4
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Ação Gerencial Equalizadora
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Ambiente Organizacional
O ambiente organizacional refere-se ao conjunto de forças, tendência e instituições, tanto externas como internas à organização, que têm o potencial para influenciar o desempenho organizacional. O ambiente externo é o contexto no seio do qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização. O ambiente interno é composto pelos elementos internos da organização, tais como, trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional, instalações físicas... 6
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Ambiente Organizacional
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Ambiente Interno e Cultura Organizacional
Mesmo que os fatores do ambiente externo possam parecer iguais para organizações que fazem parte de um mesmo setor, a influência, potencial ou real, de cada um desses fatores depende da singularidade da organização. É o ambiente interno da organização que marca a singularidade organizacional, uma vez que se refere às características particulares de uma organização. A cultura organizacional define-se como um conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização, expressa e produzida via histórias, rituais, lendas, símbolos, linguagem e cerimônias. 8
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Níveis da Cultura Organizacional
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Elementos da Cultura Organizacional
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Ambiente Contextual 11
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Obstáculos ao Crescimento no Brasil
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Ambiente Operacional 13
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Incerteza e Dependência Ambiental
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Administrando o Ambiente Organizacional
O ambiente pode influenciar de forma diferenciada as organizações, mas a forma de lidar com o ambiente também depende dos administradores. Assim, as empresas podem adotar estratégias de: Monitoramento do ambiente; Adaptação ao ambiente; Reação ao ambiente. 15
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Estratégias de Monitoramento do Ambiente
O monitoramento do ambiente realiza-se com o objetivo de perceber os primeiros sinais de mudanças nos fatores que irão influenciar a empresa. As empresas fazem uso redes informais, contatos com administradores de outras organizações, relatórios e estatísticas públicas por fontes oficiais, revistas de negócios, bancos de dados entre outros. Podem também usar a inteligência competitiva para monitorar o ambiente externo. 16
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Estratégias de Adaptação ao Ambiente
As empresas que enfrentam um alto grau de incerteza ambiental podem fazer uso de várias estratégias de adaptação ao ambiente, nomeadamente: Papéis de transposição de fronteiras; Parcerias interorganizacionais; Fusões e Joint-Ventures. 17
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Estratégias de Reação ao Ambiente
As estratégias de reação consistem na tentativa da organização provocar mudanças das condições ambientais. Entre as principais estratégias de reação destacam-se: Ações de relações públicas; Ações de responsabilidade social-ambiental; Ações legais; Ações políticas; Cooptação; Coalizões e Associações. 18
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Análise de Stakeholders
Os stakeholders (ou grupos de interesse) são indivíduos ou grupos que são direta ou indiretamente afetados pela ação de uma organização. A análise de stakeholders é uma técnica gerencial que consiste em: Identificar os stakeholders da organização; Determinar a importância e impacto de cada stakeholder para a organização; Determinar quais os stakeholders críticos para a organização; Desenvolver uma abordagem diferenciada para cada um dos stakeholders de acordo com a sua relevância e características específicas. 19
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Análise de Stakeholders
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Livro SOBRAL, F.; PECCI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Prentice Hall, 2008. – Capítulo 3 O ideal é pedir que os alunos leiam o caso em casa depois de terminar a apresentação do conteúdo, começando a próxima aula com a sua discussão. Se tiver tempo, pode pedir aos alunos que leiam e discutam primeiros em grupos de dois ou três em sala de aula e depois com a turma e o professor. 21
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Bibliografia Básica Sobral, Filipe; Peci, Alketa. Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, – Capítulo 3. 22
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