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Capítulo 8 Controle
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Conteúdo do capítulo Controle Fundamentos de controle
Tipos de controle Processo de controle Sistemas de controle Instrumentos de controle do desempenho organizacional O fator humano no processo de controle
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Objetivos de aprendizagem
Definir a função de controle e explicar sua importância. Distinguir os três tipos de controle quanto ao momento de realização. Descrever o processo de controle e suas principais etapas. Identificar as principais características de um sistema de controle eficaz. Descrever os principais instrumentos de controle do desempenho utilizados nas organizações contemporâneas. Analisar as diversas técnicas utilizadas para exercer controle comportamental nas organizações.
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Fundamentos de controle
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Relação entre planejamento e controle
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Orientação do controle
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Controle por nível hierárquico
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Tipos de controle
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Processo de controle
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Desenho de sistemas de controle
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Fatores contingenciais dos sistemas de controle
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Instrumentos de controle do desempenho organizacional
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Controle financeiro O controle financeiro busca medir os impactos financeiros das atividades econômicas de uma organização ou de uma unidade organizacional. Os principais instrumentos de controle financeiro são: Demonstrativos financeiros. Análise de índices. Orçamentos.
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Sistemas de informação gerencial
Os sistemas de informação gerencial são sistemas de apoio à decisão que fornecem ao gestor a informação regular de que ele necessita para tomar decisões. Os sistemas de informação são um instrumento de controle porque: Informam o que está acontecendo. Indicam quais são os parâmetros de desempenho que permitem o alcance dos objetivos. Auxiliam a decisão, propondo medidas de ação corretiva.
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Auditoria A auditoria tem por objetivos:
verificar a adequação, a eficiência e a eficácia dos sistemas de controles da organização. verificar a integridade e a confiabilidade das informações e registros. verificar a eficiência, a eficácia e a economicidade do desempenho e da utilização dos recursos. verificar a concordância entre as atividades realizadas com relação aos objetivos, planos e meios planejados. medir os desvios detectados ou confirmar a inexistência de problemas. A auditoria é uma avaliação independente voltada para o exame e a avaliação da adequação, eficiência e eficácia dos sistemas de controle, bem como do desempenho da organização ou de um processo em relação aos planos, objetivos e políticas planejados. Os procedimentos e as técnicas utilizados na auditoria permitem a formação fundamentada de uma opinião sobre o desempenho organizacional que permitirá aos gestores tomar as medidas necessárias para reforçar ou corrigir comportamentos. As auditorias administrativas podem ser: Externas – auditorias realizadas por auditores independentes, externos à organização (empresas especializadas); Internas – auditorias realizadas por auditores internos à organização (departamentos de consultoria e auditoria).
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Balanced scorecard
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Benchmarking O benchmarking consiste num processo contínuo e sistemático que busca comparar práticas e métodos de trabalho de uma organização com os de outras organizações, de forma a identificar fatores que conduzam a um desempenho superior. Existem três modalidades de benchmarking: Benchmarking organizacional. Benchmarking de desempenho. Benchmarking de processo.
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Efeitos comportamentais do controle
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Estratégias de controle comportamental
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Estratégias de controle comportamental
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Técnicas de controle comportamental
Recrutamento e seleção Orientação Desenho de cargos Avaliação do desempenho Treinamento Estabelecimento de objetivos Formalização Incentivos e bônus Disciplina Supervisão direta Cultura organizacional
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