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PublicouAgustina Guimarães Zagalo Alterado mais de 8 anos atrás
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Departamento de Educação Licenciatura em Pedagogia Disciplina: Avaliação Docente: Selma Daltro Discentes: Adriana, Aline, Elisione Fabiana Brandão, Iane Izabela e Marta.
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Autoras do artigo: Edméia Consolin Poli e Helen C. Santos Marques
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Este trabalho tem como objetivo discutir de forma sistematizada o texto de Poli e Marques, que discutem os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no período de 1995/2005 do Estado do Paraná.
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Estado Avaliador A década de 90 Governo neoliberal “busca de eficiência na educação, equidade e eficiência” Iane
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Avaliação: pensar um modo refletido e crítico de ler e intervir na realidade social. Processo avaliativo Reflexão constante Escola: reflexo de uma sociedade ou o inverso? Iane
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Avaliação não é estática Compreensão da realidade PISA SAEB Adriana
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Ciclo/ ano Objetivos gerais 1º Ciclo 1990/91 Desenvolver e aprofundar a capacidade avaliativa das unidades geradoras do sistema educacional MEC, Secretárias Estaduais e Órgãos Municipais, regionalizar e operacionalização do processo avaliativo criando nexos e estímulos para o desenvolvimento de infra-estrutura de pesquisa e avaliação educacional; propor uma estratégia de articulação dos resultados das pesquisas e avaliações já realizadas ou em vias de implementação. 2º Ciclo 1993/94 Fornecer elementos para apoiar a reformulação e o monitoramento de políticas voltadas para a melhoria da qualidade da educação; promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento institucional, organizacional e operacional do SAEB; incrementar, descentralizar e desconcentrar a capacidade técnico-metodológica na área de avaliação educacional no Brasil. 3º Ciclo 1995/96 Fornecer subsídios para as políticas voltadas à melhoria da qualidade, equidade e eficiência da educação no Brasil. 4º Ciclo 1997/98 Gerar e organizar informações sobre a qualidade, equidade e eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.
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Avaliar um sistema educativo é pensar que a escola é mais do que uma junção de classes. Avaliações em larga escala não lêem a realidade educacional brasileira. SAEB: resultados e objetivos para a educação básica. Aline
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Como uma avaliação do desempenho dos alunos. Izabela
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INEP – 2007 Qualidade da Educação Analisa Metas de qualidade para o sistema educacional Elisione
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Censo Escolar SAEB Prova Brasil Políticas públicas e distribuição de recursos Elisione
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Surgiu no final dos anos 80. Izabela “O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) coleta informações sobre o desempenho acadêmico dos alunos brasileiros, apontando o que sabem e são capazes de fazer, em diversos momentos de seu percurso escolar, considerando as condições existentes nas escolas.” (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SAEB, 2005, p. 3)
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Criada em 2005 Avalia alunos de 4ª a 8ª série Testes padronizados e questionário sócio-econômico A Prova é organizada: 21 tipos diferentes de cadernos de prova para cada série; Cada caderno é composto: Por 4 blocos Elisione 2 de português 2 de matemática
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FabianaFabiana A tabela indica os primeiros resultados das médias de desempenho do SAEB 1995/2005 em que se trabalha com dados do Brasil e Paraná. Fabiana B.
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Avaliação em larga escala Avaliação na dinâmica educacional Transparência Consistência Diversidade Marta
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Com base nas discussões sobre o tema proposto, concluímos que o caráter dinâmico da Educação, bem como as variáveis que a envolvem devem ser consideradas na avaliação do processo educativo, de forma a não comprometer a complexidade dos fenômenos educacionais.
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