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PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.

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1 PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.

2 O QUE IREMOS ABORDAR NESSA APRESENTAÇÃO?  A As principais etapas de um estudo avaliativo, destacando em cada uma delas os padrões de qualidade que uma avaliação deverá ter para que se torne uma informação utilizada por técnicos e gestores nas decisões a cerca das intervenções de saúde.  T Torna-se relevante que o avaliador reconheça não apenas o conjunto de etapas que uma avaliação possui, lembrando que essas não são independentes e isoladas, mas que, sobretudo esteja atento para a qualidade do estudo durante os processos planejamento, a execução dos mesmos. Portanto...

3 COMO ELAS SE CARACTERIZAM? QUAIS SÃO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO?

4 1) Envolver os interessados significa...  Identificar os interessados na avaliação  Entender seus interesses e expectativas  Obter a participação dos interessados  Discutir sobre seus pontos de vista, preocupações, apoio, interesses e necessidades  Negociar possíveis conflitos entre estes mas é importante notar que... Etapas da avaliação (CBPH, 2000)

5 UTILIDADE Garante que a avaliação seja útil e responde à questões diretamente relevantes para os usuários....envolvendo os interessados estaremos respeitando os seguintes padrões de qualidade de uma avaliação: PROPRIEDADE Garante que a avaliação será ética, conduzida respeitando os direitos e interesses dos envolvidos.

6 2) Descrição da Intervenção (modelo lógico)  Descrever a intervenção a ser avaliada (os seus componentes, objetivos, atividades, insumos previstos e resultados esperados com a intervenção)  Pactuar o modelo lógico da intervenção entre os interessados/envolvidos na avaliação Desenvolvendo essas ações estaremos garantindo que PADRÕES DE QUALIDADE ao estudo de avaliação?

7 Precisão Garante que as descobertas possam ser consideradas corretas. PROPRIEDADE Garante que a avaliação será ética, conduzida respeitando os direitos e interesses dos envolvidos. (já que o modelo lógico da intervenção será pactuado com os atores envolvidos) OS PADRÕES DE QUALIDADE ENVOLVIDOS NESSA ETAPA SÃO:

8 3) Descrição do Foco da Avaliação. Para isso iremos...  Definir o objetivo da avaliação  Identificar e selecionar questões de avaliação (perguntas avaliativas)  Definir os usuários e os usos da avaliação Feita essa etapa o estudo de avaliação terá garantida mais qualidade. Confira no próximo slide os padrões!

9 Utilidade: Garante que a avaliação seja útil e responde a questões diretamente relevantes para os usuários. Exeqüibilidade: Garante que a avaliação faça sentido, leva em consideração os interesses de diversos grupos e pode apresentar bom custo benefício. OS PADRÕES DE QUALIDADE ENVOLVIDOS NESSA ETAPA SÃO: Precisão: Garante que as descobertas possam ser consideradas corretas Propriedade: Garante que a avaliação será ética, conduzida respeitando os direitos e interesses dos envolvidos.

10 3) COLETA E ANÁLISE DE INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS Para isso iremos...  Construir o consenso sobre os indicadores, critérios e padrões  Escolher os métodos e técnicas de coleta e análise de dados para medir os critérios e indicadores selecionados  Apresentar os resultados mais significativos Avançando em essa etapa, a avaliação está mais qualificada?

11 Utilidade: Garante que a avaliação seja útil e responde a questões diretamente relevantes para os usuários. OS PADRÕES DE QUALIDADE ENVOLVIDOS NESSA ETAPA SÃO: Precisão: Garante que as descobertas possam ser consideradas corretas

12 5. JULGAMENTO DAS CONCLUSÕES O que é preciso fazer?  Distinguir os aspectos envolvidos no julgamento da intervenção  Justificar as conclusões da avaliação (pactuar os padrões a serem utilizados no julgamento de valor)  Apresentar as recomendações aos interessados/envolvidos  Tomar decisão sobre a intervenção Em que essa etapa contribui para a avaliação?

13 Utilidade: Garante que a avaliação seja útil e responde a questões diretamente relevantes para os usuários. OS PADRÕES DE QUALIDADE ENVOLVIDOS NESSA ETAPA SÃO: Precisão: Garante que as descobertas possam ser consideradas corretas

14 6. COMUNICAÇÃO DAS LIÇÕES APRENDIDAS. Para que isso aconteça os avaliadores deverão:  Identificar estratégias para compartilhar as lições aprendidas (início, desenvolvimento e final da avaliação).  Identificar os aspectos centrais para a elaboração de um relatório de avaliação com fins de divulgação das informações com os demais setores envolvidos Concluindo essa etapa iremos agregar qualidade a avaliação!

15 Utilidade: Garante que a avaliação seja útil e responde a questões diretamente relevantes para os usuários. OS PADRÕES DE QUALIDADE ENVOLVIDOS NESSA ETAPA SÃO: Precisão: Garante que as descobertas possam ser consideradas corretas Propriedade: Garante que a avaliação será ética, conduzida respeitando os direitos e interesses dos envolvidos.

16 EM RESUMO...... AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO PODEM SER ASSIM PERCORRIDAS... ETAPAS DA AVALIAÇÃO COMUNICAÇÃO DAS LIÇÕES APRENDIDAS JULGAMENTO DAS CONCLUSÕES COLETA E ANÁLISE DE INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS AVALIABILIDADE OU PRÉ-AVALIAÇÃO DEFINIÇÃO DO FOCO DA AVALIAÇÃO DESCRIÇÃO DA INTERVENÇÃO SELEÇÃO DA INTERVENÇÃO* ENVOLVIMENTO DOS INTERESSADOS

17 ...o que é avaliabilidade? E no conjunto dessas etapas de uma avaliação......Qual a sua utilidade?

18 As três etapas iniciais de uma avaliação (envolvimento dos interessados, descrição da intervenção e descrição do foco da avaliação) são comumente abordadas na literatura, como avaliabilidade ou pré-avaliação. Essa têm como principais finalidades...

19  delimitar melhor os objetivos da intervenção, observando se são plausíveis, ou seja, se há possibilidade de que sejam alcançados (os objetivos); efinir e pactuar entre os envolvidos os usos que se pretende fazer das informações geradas pela avaliação. eterminar o quão avaliável essa é, e se há justificativa para sua realização, considerando o estágio de desenvolvimento do mesmo.  contribuir para o estabelecimento de um ambiente favorável ao processo avaliativo  aumentar as possibilidades de utilização dos seus resultados  racionalizar investimentos em estudos com possibilidades de fracasso. OBJETIVOS DA AVALIABILIDADE


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