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GÊNEROS TEXTUAIS TIPOLOGIAS TEXTUAIS DESCRITORES DISTRATORES

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Apresentação em tema: "GÊNEROS TEXTUAIS TIPOLOGIAS TEXTUAIS DESCRITORES DISTRATORES"— Transcrição da apresentação:

1 GÊNEROS TEXTUAIS TIPOLOGIAS TEXTUAIS DESCRITORES DISTRATORES
PROF. RENATO OLIVEIRA

2 O QUE É TEXTO ? TEXTO: CONCEITO TEXTO É UM CONJUNTO DE ORAÇÕES?
É UMA UNIDADE DE SENTIDO. Silêncio! Paulo foi aprovado em Direito. Marcos foi aprovado em Medicina. João foi aprovado em Engenharia + Meus irmãoS são muito inteligentes.

3 ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE
COERÊNCIA : SENTIDO COESÃO – EXPLÍCITA Marcos estudou para o teste, mas não conseguiu a nota. COESÃO – IMPLÍCITA Amigos, bar, cervejas , baralho, trapaça, confusão , revólver, tiros, correria, polícia

4 CONHECIMENTO PRÉVIO INFERÊNCIA.

5 TEXTO E DISCURSO TEXTO: MATERIALIDADE LINGUÍSTICA DISCURSO: INTENÇÕES POLÍTICAS, IDEOLÓGICAS QUE EXISTEM POR TRÁS DAS PALAVRAS QUANDO ELAS SÃO PRONUNCIADAS, EM DADO MOMENTO HISTÓRICO. O MST invadiu a fazenda. O MST ocupou a fazenda.

6 Pai, afasta de mim este cálice Afaste de mim este cálice
Um único texto pode ser perpassado por discursos diferentes. Pai, afasta de mim este cálice Afaste de mim este cálice De vinho tinto de sangue DISCURSO RELIGIOSO DISCURSO POLÍTICO DISCURSO LITERÁRIO

7 GÊNERO TEXTUAL E TIPO TEXTUAL FUNÇÃO SOCIAL ORGANIZAÇÃO
CARTA BILHETE BULA RECEITA NOTÍCIA REPORTAGEM BIOGRAFIA RELATÓRIO MANUAL DE INSTRUÇÕES RESENHA PROPAGANDA NARRATIVO DESCRITIVO ARGUMENTATIVO INJUNTIVO EXPOSITIVO CONVERSACIONAL

8 SABER SER COMPETÊNCIAS
As competências pressupõem operações mentais, capacidades para usar as habilidades, emprego de atitudes, adequadas à realização de tarefas e conhecimentos;  SABER SER

9 As habilidades devem ser desenvolvidas na busca das competências.“
As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades. As habilidades devem ser desenvolvidas na busca das competências.“ SABER FAZER

10 Competência de Comunicação
Habilidade de se expressar bem em língua materna falada e escrita;  Habilidade de se expressar bem em língua estrangeira (em especial, no caso do Brasil, o Inglês e o Espanhol); Habilidade de se expressar bem através da linguagem não-verbal (especialmente a corporal) 

11 DESCRITORES O descritor detalha uma habilidade cognitiva, em graus de complexidade, sempre associada a um conteúdo que deve ser retratado fielmente pelo aluno. Faz parte de um contexto. MATRIZ CURRICULAR  Matriz de Referência é um documento organizado, direcionado às habilidades que o aluno deverá mostrar ao ser avaliado, de acordo com o seu nível de escolaridade e se decompõem em descritores, cuja função é avaliar unidades mínimas de cada habilidade.

12 Influência do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto
Procedimento de leitura

13  Coerência e coesão no processamento do texto
Relação entre textos

14 Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
 Variação Línguística

15 O que é um item? Item é a unidade do teste de uma avaliação em larga escala, pode ser de múltipla escolha ou aberto.

16 Os elementos que compõem um item
Enunciado pode apresentar uma situação-problema, um questionamento ou uma questão contextualizada. pode conter um suporte (texto, figura ou outro recurso). inserido no enunciado podemos encontrar ainda o comando para a resposta, que se apresenta sob a forma de complementação de uma sentença ou de uma pergunta.

17 Os elementos que compõem um item
Alternativas de resposta são as possíveis respostas a serem escolhidas. apenas uma constitui-se como correta: gabarito. as demais são denominadas de distratores, que devem ser plausíveis.

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20 O enunciado e o comando Sobre a redação do enunciado e do comando, recomenda-se que: A linguagem utilizada deve ser clara e deve atender à norma culta da língua; Não pode induzir a resposta correta, tampouco a incorreta (pegadinhas); Procure evitar o uso de expressões do tipo: “Qual das alternativas...”, “A alternativa que indica...”, “Assinale a resposta correta...” etc; Procure evitar enunciados muito extensos.

21 O suporte Sobre a escolha do suporte, recomenda-se que:
Devem ser adequados ao nível de escolarização que se pretende avaliar; Podem ser usados fragmentos de textos verbais, porém os mesmos devem permitir a apreensão do sentido global; As figuras devem conter boa qualidade gráfica; Devem apresentar a referência bibliográfica; Devem conter os títulos (mesmo os fragmentos).

22 O gabarito

23 Os distratores

24 Os passos para elaborar um item.
Escolha o descritor da Matriz. Analise a operação mental que envolve o descritor, ou seja, a habilidade exigida para resolvê-lo. Defina a situação-problema a ser trabalhada no item. Elabore um enunciado. Se for usar suporte, selecione bons textos ou boas imagens que contemplem a diversidade de gênero textual. Elabore as alternativas de respostas. Certifique-se de que o item está de acordo com o descritor. Faça a revisão do item verificando a redação, a apresentação e as alternativas de resposta(Brasil, 2003).

25 QUESTÃO RUIM.

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