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OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO E REVISÃO DE ITENS PARA O ENEM

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Apresentação em tema: "OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO E REVISÃO DE ITENS PARA O ENEM"— Transcrição da apresentação:

1 OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO E REVISÃO DE ITENS PARA O ENEM
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO E REVISÃO DE ITENS PARA O ENEM 1

2 METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE ITENS
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE ITENS 2

3 GUIA DE ELABORAÇÃO E REVISÃO DE ITENS
DEFINIÇÕES E CONCEITOS Item Situação-problema ESTRUTURA DO ITEM DE MÚLTIPLA ESCOLHA Texto-base Enunciado Alternativas Gabarito Distratores Justificativas ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DE ITEM

4 ITEM É a unidade básica do teste. O ENEM adota itens objetivos do tipo múltipla escolha Característica - Mede operações complexas (compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação). O participante escolhe entre alternativas a resposta correta.

5 DEFINIÇÕES E CONCEITOS
Características do item: Contempla uma habilidade da Matriz de Referência. Explicita uma situação-problema. É contextualizado. Oferece informações necessárias à sua resolução. Deve-se evitar a exigência de informações simplesmente decoradas, como fórmulas, datas, termos, nomes, enfim, detalhes que não avaliam a habilidade, mas privilegiam a memorização.

6 DEFINIÇÕES E CONCEITOS
SITUAÇÃO-PROBLEMA Desafio que reporta o participante a um contexto reflexivo e instiga-o a tomar decisões. A situação-problema deve ser contextualizada, explorar situações vivenciadas, hipotéticas ou reais.

7 DEFINIÇÕES E CONCEITOS
A elaboração de itens requer: domínio da área de conhecimento; compreensão dos objetivos, das características educacionais e psicológicas dos participantes; criatividade, espírito artesanal e várias revisões.

8 ESTRUTURA DO ITEM TEXTO-BASE ENUNCIADO ALTERNATIVAS JUSTIFICATIVAS

9 ESTRUTURA DO ITEM TEXTO-BASE Motiva ou compõe a situação-problema e deve apresentar as informações necessárias para a sua resolução. Apenas um item poderá ser formulado para cada texto-base.

10 Texto-Base Especificações para o texto-base:
a formulação de textos, imagens, esquemas, tabelas pelo próprio elaborador, para o contexto do item, só é válida para a construção de uma situação hipotética e é aceita apenas para as áreas de matemática e de ciências da natureza; o uso de publicações implica a citação da fonte, mesmo daquelas de domínio público, conforme as normas da ABNT. As publicações não podem ser de autoria do próprio elaborador, pois isso pode ser interpretado como autopromoção; não pode ser utilizado livro didático como fonte para o texto- base, pois isso associaria a avaliação em larga escala a uma editora ou a um autor ou a uma publicação.

11 ESTRUTURA DO ITEM ENUNCIADO
Uma ou mais orações com instrução expressa como pergunta ou um período a ser completado pela alternativa certa. Preferencialmente não deve apresentar informações adicionais ao texto-base, apenas considerar as informações oferecidas.

12 ESTRUTURA DO ITEM ALTERNATIVAS Gabarito
Indica, inquestionavelmente, a única alternativa CERTA que responde à situação-problema proposta. Distratores Alternativas ERRADAS. Devem ser plausíveis, ou seja, parecem corretos para quem não desenvolveu a habilidade. Um distrator plausível deve retratar hipóteses de raciocínio na busca da solução da situação-problema. Não devem ser criadas situações capazes de induzir o participante ao erro.

13 ESTRUTURA DO ITEM JUSTIFICATIVAS
Fazem parte do item embora não apareçam no teste. Devem ser formuladas separadamente para cada uma das alternativas. Indicam se a alternativa está CERTA ou ERRADA, explicando-a. Devem possuir fundamentação própria e distinta para cada alternativa. São proibidas justificativas repetidas e tautológicas.

14 ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO ITEM
Selecione uma habilidade da Matriz de Referência Construa a situação-problema Dê preferência a fontes primárias, originais e sem adaptações, caso utilize textos-base referenciados, de acordo com as normas da ABNT. Use, preferencialmente, textos que abordem temas atuais adequados ao público-alvo. Evite textos extensos. Elabore itens inéditos (não publicados, divulgados ou utilizados em sala de aula). Elabore apenas 1 (um) item para cada texto-base. Evite abordagens de temas que suscitem polêmicas. Evite situações e detalhes que possam induzir o participante ao erro (“pegadinhas”).

15 ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO ITEM
Na elaboração do enunciado: use termos impessoais: “considere-se”, “calcula-se”, “argumenta-se”; não utilize: “falso”, “exceto”, “incorreto”, “não”, “errado”; não utilize termos absolutos: “sempre”, “nunca”, ”todo”, “totalmente”, “absolutamente”, “completamente”, “somente” etc.; não utilize sentenças como: “Pode-se afirmar que”, “É correto afirmar que”.

16 ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO ITEM
11. Construa as alternativas: Com paralelismo sintático e semântico, extensão equivalente e coerência com o enunciado; Independentes, não excludentes e que não sejam semanticamente muito próximas; Dispostas de maneira lógica (seqüência narrativa, alfabética, crescente/decrescente, etc.); Sem repetição de palavras do enunciado; Evite alternativas longas; Não use: “todas as anteriores”, “nenhuma das anteriores”; O gabarito não deve ser mais atrativo que os distratores; Distratores não devem ser absurdos em relação à situação-problema apresentada.

17 ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO ITEM
12. Pontue as alternativas e observe as regras para sua redação, de acordo com a área de conhecimento:

18 ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO ITEM
13. Construa as justificativas para as alternativas com argumentação consistente que explique o erro ou o acerto, de maneira que não sejam tautológicas. 14. Estime nível de dificuldade estimada do item (fácil, médio ou difícil) com base na sua experiência docente. Indique três palavras-chave: 15.1 campo de conhecimento (exemplo: Estudos Textuais, LEM, Arte, Educação Física, Literatura, Sociolinguística, Argumentação, TIC ); 15.2 objeto do conhecimento (ver páginas 11 e 12 das Matrizes de Referência); 15.3 contexto de apresentação do item (gênero textual, conforme Marcuschi, ou gênero literário, conforme teoria literária) Observe as especificações de formatação do item.

19 METODOLOGIA PARA REVISÃO DE ITENS
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira METODOLOGIA PARA REVISÃO DE ITENS 19

20 PROTOCOLO DE REVISÃO DE ITEM
A ficha de revisão de item tem o objetivo de: orientar a análise do revisor; registrar os resultados; fundamentar a revisão final do item. Compõe-se de critérios, divididos em cinco blocos. No final da ficha, há um campo para observações que o revisor julgar necessárias a fim de justificar, documentar e, finalmente, qualificar a resposta dada ao item. A proposta da ficha é oferecer, após seu completo preenchimento, o encaminhamento a ser dado ao item.

21 PAPEL DO REVISOR TÉCNICO
O revisor técnico-pedagógico deve devolver o item ao elaborador, caso ele identifique um ou mais dos seguintes problemas: não atendimento à habilidade da Matriz de Referência; erro conceitual; mais de um ou nenhum gabarito; ausência ou insuficiência das justificativas; ilegibilidade das imagens; não indicação da referência bibliográfica, quando necessário; o enunciado não apresenta problematização satisfatória ou não explicita um único problema a ser resolvido. O revisor técnico-pedagógico tem autonomia de fazer modificações no item que julgar necessárias para a sua aprovação ou de descartá-lo caso não atenda às especificações.

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23 FICHA DE REVISÃO DO ITEM

24 FICHA DE REVISÃO DO ITEM

25 FICHA DE REVISÃO DO ITEM

26 FICHA DE REVISÃO DO ITEM


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